Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 24 de abril de 2012

Relacionamento do cristão mediante a graça de Deus.

Texto: Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Tt 3.11-14.
O termo graça faz referência ao favor imerecido outorgado por Deus ao ser humano. Por meio da graça Deus predestina, chama, justifica, glorifica (Rm 8.30) e capacita por meio da fé. O objetivo da graça se resume na ação de Deus salvar o homem do poder e da condenação do pecado.

1- Panorama Bíblico da Graça
No contexto bíblico de Gênesis a Apocalipse encontraremos sete dispensações. As dispensações integram o estudo das eras bíblicas, no contexto tempo. Da primeira a quinta dispensação o ser humano falhou e não conseguiu de maneira digna agradar a Deus. A primeira dispensação é da inocência, seguida pela da consciência, também pela a dispensação do governo humano, dos patriarcas e da lei. A sexta dispensação é a da graça que abrangem a primeira e a segunda vinda de Cristo. Que é e será de âmbito universal. Paulo escreve aos irmãos de efésios e declara que é prisioneiro de Jesus Cristo por trabalhar em prol do evangelho aos gentios e faz referência a dispensação da graça. E por fechamento das dispensações teremos a do milênio.
Biblicamente, a graça conforme a sua abrangência poderá ser comum, no que corresponde aos favores de Deus para toda a humanidade, com propósito manter a vida e os recursos básicos para a manutenção da vida do ser humano, e também encontraremos nos escritos sagrados a respeito da graça especial que é obtida mediante a fé na obra vicária de Cristo na cruz, pela qual, Deus nos salva e nos outorga o direito de filhos de adoção.
Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens (Tt 2.11), neste versículo três aspectos da graça são expostos. O primeiro aspecto é a graça de Deus, isto indica que a graça pertence a Deus que é Santo, Fiel e Justo. Segundo, a graça se há manifestado, que corresponde a manifestação de Jesus Cristo nosso Salvador o que era preparação na antiga aliança, torna se visível na nova aliança, pois o verbo se fez carne (Jo 1.14) a manifestação do verbo é a manifestação da graça outorgando paz (Jo 16. 33), vida em abundância (Jo 10.10) e principalmente o direito a vida eterna (Jo 17.3). E em terceiro, trazendo salvação a todos os homens o que tornou possível graça a manifestação do Senhor Jesus.
A graça se manifestou, “epifania”, termo grego utilizado para descrever a aparição do sol ao amanhecer. Isto é, epifania corresponde à aparição de alguém ou de alguma coisa que estava invisível. 
2- Meios da graça
Nos versículos seguintes o apóstolo Paulo trata se dos meios da graça. São recursos da graça especifica; os ensinos das Escrituras Sagradas, as ordenanças (batismo e santa ceia), o serviço cristão, a oração, a comunhão, o batismo no Espírito Santo, os dons espirituais (profecia, interpretação, variedades de línguas, cura, fé, operação de maravilhas, discernimento de espíritos, palavra de sabedoria e palavra da ciência) e por fim a esperança da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo no dia do arrebatamento da igreja.
Um dos meios da graça é o ensino, pois por ela, a manifestação da graça Deus, aprendemos a renunciar as concupiscências mundanas. A concupiscência é um desejo insaciável, que proporciona o surgimento de outros pecados como a cobiça. Segundo o evangelista João a concupiscência não é de Deus, mas do mundo e o mesmo distingue a concupiscência dos olhos, o desejo exagerado da visão que nos leva a analisar o que não devemos, por isso é dever de cada cristão não por coisa má diante dos olhos (Sl 101.3), e em segundo a concupiscência da carne o que é de fato um apetite desenfreado da carne (sarx) termo que no grego corresponde a tudo que é realizado pela nossa carne que desagrada a Deus (I Jo 2.16). Mas, segundo o que Paulo escreve a Tito a graça é um meio eficaz do ensino de Deus para nós mantermos uma vida de renúncia à impiedade e a vivermos de maneira justa e piamente. Pois, a impiedade trata-se de tudo que é contra e sem Deus. Já a colocação do apóstolo Paulo: vivermos de maneira justa e piedosa corresponde ao relacionamento com o próximo de maneira integra nos deveres do dia a dia. A salvação produz mudanças de situação e de atitude.  O velho homem com todos os costumes contrários a Deus morreu e tudo se fez novo (II Co 5.17).
A graça nos ensina a guardar com viva esperança a vinda da glória de Deus e ter como memorial a obra da salvação realizada por Cristo na cruz. Portanto, a graça nos proporcional a função de mordomos a de aguardarmos a bem aventurada esperança.
Por fim, a epifania da graça trouxe salvação a todos os homens, isto é, o propósito da graça. Lembrando que Jesus se deu a si mesmo por nós, para nos remir, aqui estar à operação da graça. Por último a graça outorga resultados e o resultado da graça é purificar para si um povo especial, zeloso de boas obras. A graça se manifestou no passado, produzindo resultados no presente, e nos proporciona a fixar os olhos para o futuro na epifania da glória de Deus.
Andreson Côrte, 24 de Abril de 2012. Culto de Doutrina.

sábado, 21 de abril de 2012

Vestibular Bíblico III


Com base nos versículos abaixo responda as questões 1,2 e 3.
“E _________ considerou essas palavras no seu ânimo e temeu muito diante de Aquis, rei de Gate. Pelo que se contrafez diante dos olhos deles, e fez – se como doido entre as suas mãos, e esgravatava nas portas do portal, e deixava correr saliva pela barba.”
1º Samuel 21. 12,13.
1-           Monarca israelita que preenche corretamente a lacuna
A= Saul                    
B= Davi                    
C= Salomão            
D= Nabucodonosor
2-           No período histórico dos versículos citados, o rei de Israel era:
A= Saul                    
B= Davi                    
C= Salomão            
D= Nabucodonosor
3-           O livro de 1º Samuel corresponde a:
A= Pentateuco        
B= Histórico             
C= Proféticos          
D= Poéticos
4-           Cristo é o centro e coração da Bíblia. O Antigo Testamento descreve uma Nação. O Novo Testamento descreve um Homem... Cristo é o centro e âmago da Bíblia...Em cada livro da Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse, Cristo está presente direto e indiretamente, através de suas aparições diferentes e nomes diferentes.
Todo o Antigo Testamento fala de sua _____________, os evangelhos fala de sua _____________, o livro de Atos dos Apóstolos, fala de sua _____________, as Epístolas fala da ________________ de sua Mensagem, enquanto que o Apocalipse fala da _____________ de sua Obra.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
A= Preparação/Manifestação/Propagação/Explanação/Consumação.
B= Propagação/Manifestação/Preparação/Explanação/Consumação.
C= Consumação/Manifestação/Propagação/Explanação/Preparação.
D= Preparação/Explanação/Propagação/Manifestação/Consumação.
5-           Línguas na qual o Antigo Testamento foi originalmente escrito:
A= Grego e Aramaico                    
B= Aramaico e Latim
C= Hebraico e Grego                    
D= Hebraico e Aramaico
6-           O Novo Testamento foi originalmente escrito na língua:
A= Hebraica            
B= Aramaica           
C= Grega                 
D= Latina
7-           Língua herdada pelos judeus após o exílio babilônico.
A= Hebraica            
B= Aramaica           
C= Grega                 
D= Latina
8-           Livro que compõe “Os Cinco Rolos” da Bíblia Hebraica que é lido para relembrar a destruição de Jerusalém pelos Babilônicos:
A= Lamentações    
B= Rute                    
C= Eclesiastes        
D= Cantares
9-           Livro que compõe “Os Cinco Rolos” da Bíblia Hebraica que era lido na festa da Páscoa como alegoria, referindo – se ao êxodo e ilustrando o amor de um grande rei:
A= Lamentações    
B= Rute                    
C= Eclesiastes        
D= Cantares
10-        O último escritor do Antigo Testamento foi Malaquias, porém _________ na qualidade de Sacerdote e Escriba, foi o encarregado de completar e organizar o Cânon Sagrado.
A alternativa que corresponde à lacuna é:
A= Samuel              
B= Moisés                
C= Eli                       
D= Esdras
Para responder as questões 11,12,13 e 14, leia o parágrafo abaixo.
Portanto 66 livros Canônicos de nossas Bíblias foram escritos por cerca de 40 homens inspirados por Deus, sendo príncipes, legisladores, estadistas, profetas, chefe de Estado, general, reis, poetas, sacerdotes, pecuarista, funcionário público, médico, eruditos, teólogos, etc., num período de 16 séculos.
11-        Escritor de livros da Bíblia, considerado como o maior teólogo de todos os tempos:
A= Moisés                
B= Amós                  
C= Davi                    
D= Paulo
12-        Seus escritos faz uma explanação da mensagem pregada e ensinada por Jesus Cristo.
A= Moisés                
B= Amós                  
C= Davi                    
D= Paulo
13-        Exerceu seu ministério em Israel no século VII a.C., e foi contemporâneo de Jonas e Oséias. Era boieiro e cultivador de sicômoros.
A= Moisés                
B= Amós                  
C= Davi                    
D= Paulo
14-        Autor do salmo de número 90 que se trata de uma oração.
A= Moisés                
B= Amós                  
C= Davi                    
D= Paulo
15-        Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra: afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção acostumada; para que, porventura, de farto te não negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecendo, venha a furtar e lance mão do nome de Deus.
Provérbios 30. 7-9.
O provérbio cita pertence a:
A= Davi                    
B= Salomão            
C= Agur                   
D= Samuel
16-        Filho de Jacó que ao ser abençoado ouviu as seguintes palavras: “é lobo que despedaça; pela manhã, comerá a presa e, à tarde, repartirá o despojo.”
A= Judá                   
B= José                    
C= Benjamim          
D= Rúben
17-        Teologia exegética procura descobrir o verdadeiro significado das Escrituras, mostrando a arte de interpretar as línguas originais, portanto a teologia exegética estar associada ao estudo da hermenêutica assim como a teologia sistemática associa se a:
A= História do cristianismo                        
B= Fundamentos do calvinismo
C= Bibliologia                                             
D= Introdução ao Novo Testamento
18-        Teologia que estuda as verdades fundamentais da fé como se apresenta nos credos da Igreja, como por exemplo, a Teologia calvinista, luterana e outras mais.
A= Teologia Histórica                               
B= Teologia Dogmática
C= Teologia Sistemática                          
D= Teologia Bíblica
19-        Nesta epístola o apóstolo Paulo exorta aos cristãos para que abandonem suas supertições e que Cristo seja o centro de sua vida:
A= Atos                    
B= Romanos                       
C= Colossenses                
D= Judas
20-        Reis citados na Bíblia que tiveram insônia:
A= Assuero, Nabucodonosor e Dario.
B= Saul, Davi e Salomão.
C= Eli, Esdras e Mardoqueu.
D= Abraão, Jacó e José.
 Gabarito
1.    B
2.    A
3.    B
4.    A
5.    D
6.    C
7.    B
8.    A
9.    D
10. D
11. D
12. D
13. B
14. A
15. C
16. C
17. C
18. B
19. C
20. A

sábado, 14 de abril de 2012

O estabelecimento de presbíteros

Texto: Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei. Tt 1.5.
Conforme os quatros primeiros versículos desta epístola o apóstolo Paulo ao se apresentar com as credenciais de apóstolo e servo destina a carta a Tito. A carta é pastoral. Tito foi enviado a Creta com a missão básica de por em boa ordem as coisas. E para tal missão ser eficaz seria necessário o estabelecimento de lideres nas congregações.

Creta era uma ilha do Mediterrâneo localizada a 96 Km ao sul da Grécia. Situava-se em um ponto de cruzamento entre a Ásia, a África e a Europa. Na ilha de Creta a devassidão moral e a disseminação de heresias era normalidade. Para que o liberalismo religioso não comprometesse a fé cristã era necessário a conclusão daquilo que restava e de fato faltava liderança, faltava mestres autênticos, pois os mestres da região eram falsos e também a ausência de conduta moral por parte da igreja.

Os problemas que Tito deveria resolver se comparam com a realidade da igreja do século XXI, pois entre os profissionais de menos credibilidade para a população hodierna estão: policiais, padres e pastores. É triste que o pastor como profissional não seja reconhecido com credibilidade. Mas, isto só é uma realidade pela representação que a igreja passou a ter nestes últimos anos. Homens amantes de si mesmos, não preocupados com a obra de Deus, os interes destes são próprios e materiais.

A credibilidade é aquilo que é acreditável e que se pode crer e para a sociedade avaliar e reprovar as lideranças atuais tornou se fácil. Como exemplo no mês passado dois líderes utilizaram a mídia para se atacarem. Tal disputa não aprova as ações de ambos, mas condena e prejudica o ministério de líderes diferentes destes que de fato possuem compromisso com Deus.

1- A falta de Líderes

A missão de Tito era estabelecer presbíteros de cidade em cidade. Em toda ilha a carência de líderes era grande e os líderes em ativa não correspondiam à conduta cristã. A conduta cristã deverá ser espiritual (procura apresenta se a Deus aprovado), disciplinar (como obreiro que não tem de que se envergonhar) e pedagógica (que ministre bem a palavra da verdade).

Conforme a necessidade da igreja o ministério da diaconia é exercido com os cuidados da mesa e os cuidados da palavra. Os presbíteros deveriam cuidar da administração da palavra, pois a organização da igreja só é possível com a palavra. Sem palavra sem crescimento. Com a palavra há crescimento. Sem ensino da palavra puro movimento. Com a palavra o autêntico avivamento.

Porém, a necessidade de líderes está diretamente relacionada à falta de dedicação dos atuais em formar discípulos e também no descuido dos liderados para com aqueles que possuem compromisso com a obra de Deus. Para a igreja em Tessalônica, Paulo assim escreveu: “que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós” I Ts 5. 12,13.

Igreja que cuida do seu pastor e envolve se com a obra missionária sempre será uma igreja próspera.

Por fim, a seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara (Mt 9.37,38).

2- Presbítero irrepreensível



A palavra presbítero, no grego quer dizer o mais idoso. O presbítero é indicado no Novo Testamento como pastor, como educador cristão e ainda como administrador dos bens materiais da congregação.

O ministério do presbítero abrangia os cuidados para com os pobres (At 11.30), pastorear a igreja do Senhor (At 20.28) defendendo a igreja de ataques internos e externos, orientar a igreja no que correspondem as questões doutrinárias e éticas.
Tito deveria analisar com cautela os presbíteros selecionados que deveriam somar com outras virtudes a irrepreensibilidade.

Em primeiro, o presbítero deveria ser irrepreensível em sua família. Ser marido de uma mulher, frase que corresponde a uma vida sem a prática da poligamia e também a fidelidade para com o seu cônjuge. Além do compromisso com a esposa os filhos deveriam ser fiéis e não poderiam ser acusados de dissolução (asoto), termo grego que corresponde à extravagância, mesmo termo utilizado por Lucas na parábola do filho pródigo, o homem dissoluto destrói sua riqueza e como consequência maior arruína-se a si mesmo. Aos filhos do presbítero a obediência deverá ser uma virtude presente no dia a dia.

Em segundo, o presbítero deveria ser irrepreensível como despenseiro da casa do Senhor. Sendo assim, o mesmo deveria ser conhecido pelo que não praticava, como exemplo: não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiço de torpe ganância. E deveria ser conhecido pelo que praticava, como exemplo: hospitaleiro, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante e exímio expositor da palavra de Deus.

Nos versículos dez ao dezesseis, o apóstolo Paulo relaciona as características de líderes reprovados. A palavra grega adokimos, descreve uma moeda falsificada e era utilizada para descrever um soldado covarde. Os falsos mestres eram mentirosos (v.11), preguiçosos (v.11), desviados da verdade (v. 14) e são desobedientes (v. 16).
Portanto, o líder cristão deverá exercer o seu ministério sem preocupar em agradar a homens. A pessoa Deus seja toda honra e glória. Deus chama, capacita e envia os seus servos para que o seu Reino seja conhecido por todos.