Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA
Conforme a Verdade Prática da lição:
O Senhor Jesus Cristo é a
ressurreição e a vida, e por essa razão, temos a garantia de que um dia teremos
um corpo glorioso como o dEle.
Da verdade prática compreende-se que:
Jesus é a ressurreição e a
vida;
A Igreja tem como garantia
ter um corpo igual o de Jesus;
É válido lembrar que os objetivos da presente
lição são:
Identificar o propósito de
Jesus no milagre da ressurreição de Lázaro, evidenciando a glória de Deus;
Analisar de que forma o
diálogo entre Jesus e Marta reforçou e solidificou a fé da irmã de Maria;
Apresentar a doutrina
bíblica da ressurreição do Corpo, evidenciando a sua importância para a
esperança cristã na vida eterna.
Vida é a palavra-chave
da presente lição.
I – O PROPÓSITO DE
JESUS
O capítulo onze se destaca
por quatro pontos importantes: o assunto, o acontecimento, a manifestação de fé
ou incredulidade e o nome de Jesus.
O
assunto do capítulo onze é a ressurreição.
Jesus fala da ressurreição
ao se apresentar como a ressurreição e a vida, assim como no capítulo é apresentável
o acontecimento que se trata da ressurreição de Lázaro.
O
acontecimento do capítulo trata-se da ressurreição de Lázaro.
Jesus era amigo de Lázaro e
o amava muito (Jo 11.3). Mas, a aproximação entre eles não impediu que Lázaro
passasse por momentos difíceis. Ao saber que seu amigo estava doente Jesus
disse que a enfermidade não era para a morte, mas para glória de Deus (Jo
11.4), porém foi necessário que Lázaro morresse para que a glória de Deus se
manifestasse.
O
nome de Jesus no capítulo é a ressurreição e a vida.
Jesus é quem pode doar a vida
a aqueles que necessitam, tanto a vida espiritual, como a vida física.
E o capítulo tem como resultado a manifestação de incredulidade nos
versículos 46 e 50, e manifestação de fé
no versículo 45.
II – O ENCONTRO DE MARTA COM JESUS
O capítulo onze apresenta três
pontos essências, que devem ser notáveis para a Igreja:
Primeiro, a ausência de
Jesus, Lázaro estava enfermo, porém o seu amigo Jesus não estava presente.
Segundo, a demora de Jesus,
as irmãs de Lázaro notificaram a Jesus, no entanto, o Mestre demorou em ir onde
eles se encontravam.
E terceiro,
a morte de Lázaro (Pearlman apud Cabral, 2025, p. 86).
Na vida
cristã de fato ocorre situações semelhantes em que parece que Jesus não está
presente, assim como parece que Ele está demorando de agir, porém, não se deve
esquecer que Ele é a ressurreição e a vida.
III – A DOUTRINA
BÍBLICA DA RESSURREIÇÃO DO CORPO
Ressurreição significa “volta miraculosa à vida”. E no contexto Sagrado
há três tipos de ressurreição: ressurreição de mortos, ressurreição dentre os
mortos e ressurreição dos mortos.
1- Ressurreição de mortos. É o tipo de ressurreição que abrange todos
aqueles que por milagre divino tiveram suas vidas restabelecidas. Os exemplos
são: o filho da viúva de Sarepta (1 Rs 17.21-22), o filho da Sunamita (2 Rs
4.34,35), o homem que tocou os ossos de Eliseu (2 Rs 13.43,44), o filho da
viúva de Naim (Lc 7.11-17), a filha de Jairo ( Mc 5. 40-42), Lázaro (Jo
11.43,44), Tabita (At 9.40,41) e o jovem Êutico (At 20.9-12).
2- Ressurreição dentre os mortos. Neste segundo tipo de ressurreição encontra
pela ordem a ressurreição do Senhor Jesus (1 Co 15.23), os que ressuscitarão no
momento do arrebatamento da igreja (1 Co 15.23,24), as duas testemunhas (Ap
11.11,12) e a ressurreição dos mártires da grande tribulação (Ap 20.4).
3- Ressurreição dos mortos. É o tipo de ressurreição que abrange a todos
aqueles que morreram em seus delitos e pecados, ou seja, é a ressurreição geral
(Jo 5.29).
Portanto, ao descrever que Cristo é a primícias dos que dormem
compreende-se que trata que Ele é o primeiro que ressuscitou e não tornou a
passar pela morte. E sendo Ele elevado a direita de Deus Pai nos céus, acima de todo o principado, e poder, e potestade, e
domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no
vindouro; E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o
constituiu como cabeça da igreja (Ef 1.20-22).
Referência
CABRAL, Elienal. E o Verbo se fez carne: Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. Rio
de Janeiro: CPAD, 2025.
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