Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 9 de abril de 2024

A ESCOLHA ENTRE A PORTA ESTREITA E A PORTA LARGA

Subsídio – EBD – A ESCOLHA ENTRE A PORTA ESTREITA E A PORTA LARGA

Conforme a Verdade Prática:

A porta estreita não é uma opção, mas a única alternativa disponível para o crente entrar no Céu.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

Ø    A porta estreita não é uma opção.

Ø    A porta estreita é a única alternativa disponível.

Ø    A porta estreita é a alternativa para o crente entrar no Céu.

A presente lição tem como objetivos:

Explicar a analogia da porta estreita e do caminho apertado do ponto de vista bíblico e teológico;

Destacar que a decisão pela porta estreita requer uma vida de renúncia e disposição para enfrentar os desafios da caminhada cristã;

E, Apontar que a entrada pelo caminho estreito está baseado no arrependimento, confissão de pecados e novo estilo de vida.

I – PORTAS E CAMINHOS

Conforme a explanação de Gomes (2024) compreende que porta apertada e caminho estreito apresentam a necessidade direta do ser humano em se esforçar para conquistar a vida eterna, pois é necessário bater de frente com as inclinações naturais (2024, p. 31).

Não é possível passar pela porta com a bagagem do pecado, assim como também não é possível passar com as atitudes carnais. E o requisito básico está na necessidade do nascer de novo para poder usufruir o que só se tornará possível mediante a passagem pela porta estreita.

As virtudes essências na vida dos que passam pelo o caminho apertado são a perseverança, verdade, santidade, disciplina e dedicação (Gomes, 2024, p. 32).

Perserverança corresponde em ir até o fim. Verdade correlaciona em andar no que é mediada pela justiça divina. Santidade trata-se do buscar ser imitador de Cristo. Disciplina no andar em conformidade com o Senhor, ou seja, ser justo, reto e conhecer o Senhor.

II – POR QUE ENTRAR NA PORTA ESTREITA É DFÍCIL

Há uma porta larga e um caminho espaçoso que conduz à perdição. Mas, há o caminho apertado e uma porta estreita que conduz à vida. Sendo que a maioria das pessoas neste mundo tem as mesmas atitudes dos escribas e fariseus. Elas simplesmente acreditam na salvação pelas boas obras, Jesus faz uma interpretação muito diferente da Lei, a regra de vida daqueles que o seguiram. Ele a coloca ao nível do coração e, ao fazer isso, exclui muitos de Seu Reino (Radmacher; Allen; House, 2013, p. 103).

A porta estreita indica que dá para passar apenas uma pessoa, verdade que para Gomes (2022) teologicamente corresponde com a impossibilidade de passar por ela quem tenha muita bagagem que corresponda com a justiça pessoal, o egoísmo, a avareza e até mesmo com o rancor.

Os dois caminhos indicam que há uma direção a ser seguida. O caminho espaçoso corresponde com a direção que finaliza na perdição. Já o caminho apertado corresponde com a direção que finaliza com a consumação conforme a vontade divina, em que o cristão estará eternamente com o Senhor.

Em suma, a caminhada do cristão se resume em escolhas. [...] Caso escolhamos viver um cristianismo que permite tudo, nosso destino estará comprometido, porém se optarmos em viver uma vida santa, entrando pela porta estreita e trilhando o caminho apertado, nosso futuro será maravilhoso (Gomes, 2022, p. 143).

III –      ENTRANDO PELA PORTA E PELO O CAMINHO DO CÉU

Para palmilhar no caminho estreito e passar pela porta apertada são necessárias algumas atitudes, são elas: arrependimento, confissão dos pecados e produzir frutos de arrependimento.

Sobre o arrependimento é necessário entender que se trata do reconhecimento do indivíduo que o mesmo cometeu falhas, abandonou as práticas da velha natureza e que atualmente anda em novidade de vida, sem praticar o que fazia anteriormente. Para Antônio Gilberto o arrependimento está diretamente interligado com a convicção do pecado, contrição do pecado, confissão do pecado, abandono do pecado e com a conversão do pecado (apud Gomes, 2024, p. 38).

Sobre o confessar o pecado em Provérbios compreende-se que proporciona ao indivíduo o alcance da misericórdia, enquanto que o esconder é fazer com que a mão de Deus não se estenda para abençoar.

Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia (Pv 28.13).

Os frutos do arrependimento se resumem na palavra serviço, pois todos os que são nascidos de novo tem o seu prazer em servir ao Senhor.

Referência

GOMES, Osiel. Os valores do Reino de Deus: a relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

GOMES, Osiel. A carreira que nos está proposta. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronald B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário