Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

LIDERANDO COM ATITUDE


LIDERANDO COM ATITUDE
Texto: 1- E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito. 2- Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele: Ide. 3- E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei. 4- E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira. 5- E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! Ele era emprestado. 6- E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro. 7- E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou. (2 Reis 6:1-7).
INTRODUÇÃO
Liderar um grupo requer habilidades e conhecimento. As habilidades são fundamentais para um bom entrosamento entre líderes e liderados. Já o conhecimento é fundamental para saber conduzir o grupo. Porém, ninguém lidera com apenas o conhecimento, pois a este seguem a perspectiva e a atitude.
No presente texto bíblico a atitude é demonstrada por parte do profeta Eliseu e por parte dos filhos dos profetas. Não tem como ser bem sucedido sem ter atitude.
I – EM PEQUENAS ATITUDES SUJE A LIDERANÇA.
Atitude é definida por três palavras: saber fazer acontecer. E são nas pequenas atitudes que surge a liderança. Conforme na vida de Eliseu aprendemos duas atitudes assumidas pelo profeta, antes de ser o mesmo empossado como sucessor de Elias, que outorgam aprendizagem para líderes e liderados nos dias modernos.
1- Humildade. A primeira atitude de Eliseu é notável no livro de 2º Reis 3.11 onde está escrito: “E disse Jeosafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias”. No final do versículo a frase “derramava água as mãos de Elias” indica que a primeira missão de Eliseu foi lavar as mãos do profeta e na narrativa bíblica não há citação que o profeta rejeitou tal missão. Logo, se conclui que Eliseu foi humilde e como discípulo soube aprender e exercer seu ministério conforme as lições ministradas por Elias.
2- Compromisso. E Elias disse: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos (2 Re 2.6). No texto acima aprendemos outra atitude desenvolvida por Eliseu no início de seu chamado, o compromisso. Eliseu assumiu o compromisso de está ao lado de Elias até o fim.
Toda obra que o servo de Deus prontifica realizar requer do mesmo compromisso. O compromisso é notável na maneira em que a pessoa exerce sua atividade. O compromisso do líder cristão é demonstrado na submissão para com Deus e na correlação harmoniosa com os superiores e com os liderados.
II – LÍDERES versus LIDERADOS.
O texto em estudo indica que nem sempre a visão e a atitude serão provenientes do mestre, mas poderá surgir da própria classe de discípulos.
1- A visão dos discípulos. A visão dos discípulos é clara quando o porta voz da turma chega a Eliseu e diz: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face nos é estreito (2 Re 6.1) vamos, pois, até ao Jordão, e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar, para habitar ali (2 Re 6.2). Isto é, a visão surge quando um problema ou ameaça é notável. O problema era a limitação de espaço que de fato afetava a aprendizagem dos filhos dos profetas.
2- A atitude dos discípulos. Atitude é saber fazer acontecer. No presente texto duas atitudes são notáveis por parte dos filhos dos profetas. A primeira corresponde com a submissão para com o profeta. Eles não tomaram nenhuma decisão sem comunicarem ao profeta Eliseu. Já a segunda atitude está no desejo de ter Eliseu presente com eles.
Por fim, todo liderado deverá submeter à palavra e a presença do seu líder.
III – OS Ps PERTINENTES AO LÍDER.
1- Palavra. Quando surgiu a visão os discípulos queriam a confirmação de Eliseu. A palavra de aprovação e os conselhos do líder são importantes para o sucesso dos discípulos, pois as palavras possuem efeitos didáticos. Com as palavras reinos são erguidos ou destruídos.  
2- Presença. Já em seguida os filhos dos profetas queriam também a presença de Eliseu. Não apenas a palavra do profeta, mas também a presença. Se o profeta não tivesse presente os efeitos poderiam ser negativos. O ferro do machado poderia ser motivo de um escândalo, porém, com a presença da liderança o escândalo poderá ser evitado.
Por fim, se a atitude é saber fazer acontecer. O conhecimento é o saber e a perspectiva é o saber fazer. Logo, liderança nenhuma terá atitude sem o conhecimento e sem a perspectiva. Pois, a atitude é um processo posterior à perspectiva que antecede ao conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário