Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 23 de julho de 2013

Eficácia do Apostolado


Eficácia do Apostolado

Texto: 6- E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram;
7- Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão
8- (Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios)
9- E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;
10- Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência. (Gálatas 2.6-10).

INTRODUÇÃO
O presente texto cita três personagens considerados como colunas da igreja primitiva e soma a estes o nome do apóstolo Paulo, escritor da epístola em apreço, que de fato é considerado o apóstolo dos gentios.
Nos cinco versículos há requisitos básicos para a eficácia ministerial que são: comunicação, obediência, preocupação para com os outros e diligência.
I – MODELO DE EFICÁCIA.
Quatro personagens centrais do cristianismo estão presentes nos versículos acima citados. Foram eles decisivos para a igreja primitiva e são hoje os seus escritos importantes para a organização da igreja do Senhor Jesus.
1- Paulo apóstolo dos gentios. Paulo tornou-se modelo para todos aqueles que querem desenvolver eficazmente o ministério no qual foram chamados. Porém, a prática de um chamado eficaz só poderá ser confirmada no fim da carreira ministerial. Paulo encerra suas atividades ministeriais se apresentado como soldado (combati o bom combate), como atleta (acabei a carreira) e como mordomo (guardei a fé). Como soldado Paulo foi valoroso e estratégico em sua missão, como atleta o apóstolo foi incansável e submisso e como mordomo Paulo concretiza o valor da paciência e da esperança para ser bem sucedido ministerialmente (2 Tm 4.7).
2- Pedro apóstolo dos judeus. Enquanto, Paulo tornou-se referência nos escritos de Lucas nos capítulos 13 ao 28 do livro de Atos, Pedro foi protagonista dos 12 primeiros capítulos. O marcante é que Pedro é por Paulo citado e considerado o apóstolo dos judeus. Pedro foi decisivo na propagação do evangelho do Senhor Jesus e na organização da igreja no primeiro século. Sendo considerado uma coluna da igreja (Gl 2.9), isto é, uma das autoridades que exercia aos outros em talentos e em sabedoria.
3- João discípulo amado do Senhor Jesus. João é também considerado uma coluna da igreja pelo apóstolo Paulo. Os talentos de João são visíveis em seus escritos. As obras de João tornaram importantes para a igreja moderna, pois defende a natureza divina do Senhor Jesus. Sendo assim uma defesa eficaz contra as heresias.
Outra contribuição magnífica de João é o fato do mesmo enfatizar a importância do amor ao próximo (1 Jo 3.16). Verdade presente nas cartas escritas pelo apóstolo.
4- Tiago exemplo de dedicação. Concluindo os três nomes tidos como colunas da igreja primitiva têm o nome de Tiago, irmão do Senhor Jesus, como o primeiro a ser citado por Paulo, o que indica que Tiago chegou a ser o líder da igreja em Jerusalém.
Tiago escreveu uma epístola que se encontra entre as cartas universais, obra tida como o Livro de Provérbios do Novo Testamento. Porém, o que mais marca a geração dos dias hodiernos no que corresponde a influencia de Tiago foi à dedicação do mesmo ao Senhor. Conta-se que Tiago tinha os joelhos com formato de joelhos de camelo por passar muito tempo em oração. Quando Tiago estava sendo apedrejado dobrou os joelhos e citou as frases do Mestre “perdoa os pecados porque eles não sabem o que fazem”.
II – REQUISITOS BÁSICOS PARA A EFICÁCIA MINISTERIAL.
1- Comunicação. A ausência de comunicação (v.6) presente no texto corresponde por não haver necessidade de alterar o que Paulo descreveu por meio de suas experiências com os gentios. Porém, para que o dom em ação seja eficazmente desenrolado é necessário que haja comunicação para que o trabalho seja feito de maneira organizada.
Na carta aos Coríntios o apóstolo Paulo enfatiza três elementos fundamentais para o crescimento da igreja que são: poder (1 Co 12.11), amor (1 Co 13.13) e ordem (1 Co 14.40). Logo, se não houver ordem não haverá crescimento. E um dos elementos importantíssimo para que haja ordem em qualquer recinto é a comunicação.
2- Obediência. Paulo foi obediente aos apóstolos quando os mesmo definiram que cuidados fossem dados aos pobres. Obediência é uma característica indispensável para todos aqueles que aproximam de Deus. No Antigo Testamento há um bom exemplo de que Deus não se agrada dos desobedientes, tal fato é notório quando Saul desobedece a Deus. Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros (1 Sm 15.22b), assim Deus falou a Saul por ser o monarca desobediente a uma ordenança divina.
A desobediência de Saul não outorgou ao mesmo um ministério eficaz, mesmo que ele tenha governado a Israel por quarenta anos.
Portanto, um dos requisitos básicos para que um ministério seja eficazmente desenvolvido é a obediência.
3- Preocupação para com os outros. A ótica do cristão não poderá ser no indivíduo, mas sim na comunidade. Isto é, o foco deverá ser no outro. Aqui se encaixa a parábola do Bom Samaritano onde é apresentado três filosofias de vida.
A primeira filosofia de vida é a do egoísta (sacerdote e levita) o que é meu é meu.
Já a segunda filosofia de vida é a do bandido (os malfeitores) o que é seu é meu.
E por fim, a terceira filosofia de vida corresponde ao amor cristão (bom samaritano) o que é meu poderá ser seu.
4- Diligência. É a mesma coisa que zelo. Paulo buscou obedecer com zelo à ordenança dos apóstolos que eram as colunas da igreja. Não há ministério eficaz se não houver zelo para aquilo no qual foi chamado.

Em suma, fica notório que os bons exemplos são fundamentais para que nos dias hodiernos a igreja seja firme na sua vocação e ministre com ousadia a Palavra da salvação a todos aqueles que necessitam da transformação que é proveniente do evangelho do Senhor Jesus. Porém, fazendo tudo decentemente e com ordem (1 Co 14.40).

Nenhum comentário:

Postar um comentário