Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 11 de março de 2014

AÇÕES PROVENIENTES DOS AUTÊNTICOS CRISTÃOS


AÇÕES PROVENIENTES DOS AUTÊNTICOS CRISTÃOS

2- Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo e não têm o que comer.
3- E, se deixar ir em jejum para casa, desfalecerão no caminho, porque alguns deles vieram de longe.
4- E os seus discípulos responderam-lhe: Donde poderá alguém satisfazê-los de pão aqui no deserto?
5- E perguntou-lhes: Quantos pães tendes? E disseram-lhe: Sete.
18- Tendo olhos, não vedes? E, tendo ouvidos, não ouvis? E não lembrais. (Mc 8.2-5,18).
O cristão por mais que desenvolva boas obras, que realize visitas e cuidados básicos aos órfãos e para com as viúvas, e que seja fiel a Deus em tudo não será um ser humano perfeito. A perfeição só será possível ao indivíduo quando este se revestir da glória celestial.
Porém, o cristão que teme ao Senhor e que o busca a cada dia ser íntegro, fiel, obediente, justo e conhecedor de Deus. E ao buscar a conformidade com Deus o crente estará desenvolvendo ações provenientes dos autênticos cristãos que conforme o texto em apreço, elas são: compaixão, lembranças das obras passadas e confiança no Senhor.
COMPAIXÃO
Compaixão é o despertar pela dor de outrem. Jesus sentiu compaixão pela multidão que há três dias estava ouvido as suas palavras e não tinha o que comer. Conforme os escritos de Mateus Jesus teve compaixão da situação espiritual de uma multidão que andava desgarrada e errante (Mt 9.36), já na primeira multiplicação dos pães o evangelista cita que Jesus teve compaixão e curou os enfermos, ou seja, o Mestre despertou para com a dor física da multidão (Mt 14.14) e o evangelista Marcos registra que Jesus movido de grande compaixão estendeu a mão a um leproso e o curou (Mc 1.41,42).
1- Suprindo as necessidades (v.2). As necessidades abrangem os aspectos: físico, financeiro e espiritual.
Conforme o texto a necessidade em evidência é a física, isto é, a necessidade do corpo. Porém, as necessidades que estão entorno dos cristãos são amplas e para isto o crente deverá despertar para atender aos necessitados.
Para suprir as necessidades físicas cabe ao cristão buscar a Deus para ser instrumento de uma mudança física na vida daqueles que o cerca. Logo o cristão é uma bênção para todos, assim foram os apóstolos Pedro e Paulo (At 5.15;19.12).
Já para proporcionar bênçãos espirituais para as pessoas o cristão deverá ensinar a Bíblia conforme o princípio divino.
Já a financeira não se resume no dá o pão, mas também no incentivar e proporcionar meios para que o próximo venha obter o sustento.
2- Evitando o desfalecimento (v.3). Paulo assim escreve para a igreja em Coríntios “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia” (1 Co 10.12). O desfalecimento espiritual ocorre por perseguições, por orgulho e pela independência de Deus.
As perseguições foram ferrenhas contra a igreja e para consolá-las Pedro escreveu: “Se, pelo nome de Cristo, sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus” (1 Pe 4.14).
O orgulho foi responsável pela queda de satanás e também pela queda da humanidade. Satanás despertou em Eva o sentimento de ser igual a Deus. Nos dias atuais muitos estão desfalecendo espiritualmente por se acharem superiores aos outros e com isto a vida espiritual está indo de mal a pior.
O cristão deverá saber que na vida o mesmo é dependente de Deus em tudo.
Por fim, o crente deverá evitar o desfalecimento espiritual, tanto de si mesmo como dos demais cristãos que o cerca e para isto é necessário que haja compartilhamento dos ensinos da Sagrada Escritura.
LEMBRANÇA DAS OBRAS DO PASSADO
O cristão não poderá viver preso no passado, porém não poderá esquecer-se das obras do passado, pois tais obras são motivadoras para uma vida bem-sucedida fisicamente, financeiramente, emocionalmente e espiritualmente.
1- A primeira multiplicação dos pães. Os discípulos esqueceram-se da ação do Mestre em multiplicar cinco pães e dois peixes para uma multidão de quase cinco mil homens além das mulheres e das crianças (Mt 14.21).
O esquecer dos milagres torna o crente rígido para operações sobrenaturais no presente.
2- Aprendendo com o escrito de Jeremias. Com base nos registros de Jeremias o cristão deverá trazer à memória a misericórdia do Senhor, a bondade do Senhor e a Palavra do Senhor.
a) Da misericórdia do Senhor. Do substantivo – hesed (transliteração do hebraico) - corresponde à benignidade, amor firme, graça, misericórdia, fidelidade, bondade e devoção. Já o substantivo – eleos – presume necessidade por parte de quem a recebe, e recursos adequados para satisfazer a necessidade daquele que a mostra. Deus age com misericórdia para com os seus. As misericórdias do Senhor permite ao cristão sonhar e lutar para que o melhor de Deus se concretize.
b) Da bondade do Senhor. A bondade do Senhor outorga esperança, pois Deus é bom para os que se atêm a Ele, para a alma que o busca (Lm 3.26).
c) Da palavra do Senhor. Para ter uma vida bem-sucedida é necessário que o cristão ande conforme a Palavra do Senhor. A Palavra do Senhor é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho (Sl 119.105). Para prosperar em tudo que faz o ser humano deverá andar conforme a Palavra do Senhor (Sl 1.3).
Portanto, em meios às circunstancias da vida o cristão não poderá se curvar diante dos problemas, mas que venha à memória o que lhe dará esperança.
CONFIANÇA EM CRISTO NO PRESENTE
1- Jesus é o mesmo. Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente (Hb 13.8). Assim como Ele operou no passado, continuará operando no presente e operará no futuro.
2- As promessas para estes dias são as melhores. O evangelista Mateus escreveu que Jesus estaria presente com a igreja até a consumação dos séculos (Mt 28.20) e João assim expressou as palavras do Mestre “se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15.7).
Duas são as promessas expostas nos versículos: a presença de Jesus e a atenção do Mestre em atender aos pedidos dos seus servos.
Compaixão para como os necessitados, lembrança das obras passadas e confiança em Jesus Cristo são ações que notificam os autênticos cristãos na modernidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário