Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 3 de maio de 2024

OS INIMIGOS DO CRISTÃO

Subsídio – EBD – OS INIMIGOS DO CRISTÃO

Conforme a Verdade Prática:

Na jornada da fé há inimigos que tentam nos atrapalhar: o Diabo, a Carne e o Mundo; mas em Cristo somos mais que vendedores.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

Ø    O cristão em sua caminhada encontrará inimigos para atrapalhá-lo;

Ø    Os inimigos do cristão se sintetizam no Diabo, na Carne e no Mundo.

A presente lição tem como objetivos:

Identificar o primeiro inimigo do cristão: o Diabo;

Explicar o conceito bíblico da palavra carne;

E, Apresentar o termo mundo, enfatizando os três níveis de vícios infames de acordo com a lição.

I – O PRIMEIRO INIMIGO DO CRISTÃO: O DIABO

Sobre a origem de Satanás compreende-se que ele foi criado como anjo de Deus, de exalada posição e ordem, possuidor de grande beleza e resplendor pessoais, dotado de poder e sabedoria superiores, até que a iniquidade foi achada nele, quando procurou tomar a posição e as prerrogativas pertencentes a Deus (Bancroft, 2006, p. 303).

No que se refere a Satanás possuir personalidade percebe-se que:

Ele fala e possui capacidade argumentativa (Jó 1.9-11).

Ele possui conhecimento, pois ele conhecia a vida de Jó (Jó 1.10).

E além de tudo Satanás é perspicaz (Ef 6.11).

É necessário entender que por ser Satanás um inimigo, compreende que ele ataca e primeiramente o ataque aos cristãos se dar na esfera religiosa, fator determinante para a atuação de Satanás é a apostasia. A apostasia é adultério espiritual, ou seja, é traição a Deus.

Assim comenta Lima:

Apostasia (gr. apostasia) significa desvio, afastamento, abandono. Tem o sentido também de revolta, rebelião, no sentido religioso. Numa definição clara, apostasia quer dizer abandono da fé [...] Apostasia, no original do Novo Testamento, vem do verbo aphistemi, com o sentido de rejeitar uma posição anterior, aderindo a posição diferente e contraditória à primeira fé, repelindo-a em favor de nova crença (2015, p. 23).

II – O SEGUNDO INIMIGO DO CRISTÃO: A CARNE

A carne é o inimigo interno do crente, sendo que Satanás é o inimigo externo e espiritual, enquanto que o mundo é o inimigo que interliga o material e interno (carne) com o espiritual (Satanás). Sendo que o termo carne na maioria dos textos bíblicos se deriva de sarki, isto é, daqueles que estão na carne. Na carne refere à humanidade relacionada com Adão, logo, se refere aos que estão debaixo da condenação, do poder e da presença do pecado.

Entretanto, andar na carne é estar debaixo da lei do pecado e da morte (v.2), é ser condenado pelo pecado, é inclinar para as coisas da carne que tem como resultado a morte (vv.5,6), e por fim, o estar na carne é a impossibilidade em agradar a Deus (v.8).

Portanto, as obras da carne citadas por Paulo correspondem com a real demonstração de que física e espiritual o ser humano encontra-se degenerado.

III – O TERCEIRO INIMIGO DO CRISTÃO: O MUNDO

O terceiro inimigo do cristão em sua jornada rumo ao céu está o mundo. O termo mundo não corresponde com a descrição física, planeta, mas trata-se do sistema que apresenta normas e mecanismo dinâmicos que se contradizem com os planos de Deus.

O mundo torna-se um inimigo que objetiva desviar a atenção do crente daquilo que Deus tem como plano tanto para com o cristão como indivíduo, assim como para com a igreja, como comunidade unida pela fé.

Portanto, os que se tornam amigos do mundo consequentemente se tornarão inimigos de Deus. Por fim, [...] O cristão neste mundo pecaminoso por vezes é tentado, assediado pelo sistema com seus valores, padrões, ensinos e desejos, porém, para vencê-lo, é necessário um viver marcado pela fé, que envolve a convicção das verdades divinas (Gomes, 2024, p. 73).

Referência

BRANCROFT. Emery H. Teologia Elementar, doutrina e conservadora. São Paulo: Editora Batista Regular, 2006.

GOMES, Osiel. A carreira que nos está proposta. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

LIMA, Elinaldo Renovato de. O Final de todas as coisas, esperança e glória para os salvos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário