Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Subsídio da EBD: Ética Cristã e Doação de Órgãos


Ética Cristã e Doação de Órgãos
A presente lição tem como objetivo geral mostrar que a doação de órgãos está fundamentada na doutrina do amor cristão. O versículo apresentado no Texto Áureo é nítido em expressar o dever do cristão em outorgar a vida pelos irmãos.
 Há três dimensões para compreender a ação do amor.
Dimensão vertical, amor a Deus. O amor a Deus por parte do homem deve ser exclusivo (Mt 6.24), alicerçado na gratidão (Lc 7.42), obediente (Jo 14.15) e comunicativo (BARCLAY, 2010, p. 74).
Dimensão horizontal, amor ao próximo. O amor ao próximo é definitivamente expressado pelo fruto do Espírito.
Dimensão interior, amor a si mesmo. O indivíduo só poderá amar a Deus se amar a si mesmo. Da mesma forma o indivíduo só amará o próximo se a amar a si mesmo.
I – DOAÇÃO DE ÓRGÃOS CONCEITO GERAL
1- Definição de transplante.
2- O conceito de doação na Bíblia.
3- A doação de si mesmo: pertencemos a Deus.
Comentário:
O presente tópico tem como objetivo específico explicar o conceito geral de doação de órgãos.
A doação de órgãos corresponde com o avanço direto da medicina, fato notável que tem outorgado inúmeros benefícios, porém deverá ser analisado com cautela, principalmente quando corresponde com a eliminação de embriões para o desenvolvimento de células-tronco embrionárias, pois o princípio ético cristão associa a doação pelo outro, em que ambos sejamos beneficiados, um pelo ato de doar e presenciar o receptor beneficiado pelo órgão outorgado, e não poderá ser vista pela eliminação de um para a existência do outro.
[...] A excelência da doação repousa na disposição de renunciar e até de se sacrificar e sofrer com base no amor pelos outros (Rm 5.8). Doar ao necessitado é uma forma de colocar a fé em prática (Tg 2.14-17). E ainda, a reciprocidade está presente no gesto de doar. Foi o Senhor Jesus que assegurou: “Dai, e ser-vos-á dado” (Lc 6.38a). (BAPTISTA, p. 82).
Conforme o fragmento citado a excelência da doação se notabiliza:
Na renuncia, no sacrifício, na prática da fé e na reciprocidade. Na renúncia dos próprios interesses para o bem está do outro. No sacrifício em doar para o bem do próximo. Já na prática da fé corresponde com o fazer a doação por acreditar no agir de Deus. E por fim, é um ato de reciprocidade, pois se recebe, logo é necessário que outorgue.
[...] Doar é um gesto de amor, solidariedade e empatia (BAPTISTA, p. 83).
II – EXEMPLOS DE DOAÇÃO NA BÍBLIA
1- O exemplo dos gálatas.
2- O desprendimento de Paulo.
3- A doação suprema de Cristo.
Comentário:
Já o segundo tópico tem como objetivo específico mencionar os exemplos de doação na Bíblia.
João Calvino associa Gálatas 4.15 ao amor da Igreja para com o pastor local, descrição que corresponde a uma ação que vai além do respeito.
[...] Paulo já falara sobre o respeito que os gálatas lhe demonstraram e agora fala sobre o amor deles. Estarem dispostos a arrancar os próprios olhos, se necessário fosse, era uma evidência de amor extraordinário, um amor mais forte do que a disposição de desistir da própria vida (CALVINO, p.120).
Já na passagem de 2 Coríntios 12.15 percebe-se o amor de Paulo para com a obra de Deus, diretamente manifestada para com as almas dos irmãos:
Eu, de muito boa vontade, gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas.
Por fim, o tópico trabalha a doação suprema de Cristo, ou seja, a grande demonstração do amor de Deus que recebe o nome de ágape. O termo amor do latim, amorem, corresponde à dedicação afetiva. Deus doou o seu único filho para a salvação da humanidade (Jo 3.16), não há em toda história da humanidade prova maior de amor do que esta. Sendo que dentre os atributos divinos o amor é considerado um dos mais altos e mais sublimes. O amor é um dos atributos morais de Deus. Deus é amor (1Jo 4.8). Tal dedicação afetiva é altruísta, pois aceita o mundo inteiro em meio à natureza pecadora da humanidade (Rm 5.8).
III – DOAR ÓRGÃOS
1- O princípio da empatia e da solidariedade.
2- O princípio do verdadeiro amor.
Comentário:
Conscientizar de que doar órgãos é um ato de amor corresponde com o objetivo específico do presente tópico que está dividido em duas partes: o princípio da empatia e da solidariedade (parte em que outorga ao doador um olhar voltado para a necessidade do próximo, no instante em que se coloca no lugar do outro), e o princípio do verdadeiro amor (ou seja, quem ama sofre, espera, suporta, e principalmente doa se for necessário).
Referência:
BAPTISTA, Douglas. Valores Cristãos, enfrentando as questões morais de nosso tempo. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.
BARCLAY, W. As Obras da Carne e o Fruto do Espírito. São Paulo: Vida Nova, 2010.
CALVINO, João. Gálatas. São José dos Campos – SP: Editora Fiel, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário