Deus é Fiel

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quarta-feira, 2 de março de 2022

EBD - Subsídio da Lição: AS PROFECIAS DESPERTAM E TRAZEM ESPERANÇA

AS PROFECIAS DESPERTAM E TRAZEM ESPERANÇA

A lição em apreço apresenta a seguinte descrição na verdade prática:

As profecias são mensagens que expressam a soberana vontade do Senhor. Elas servem para alertar o povo de Deus, produzindo esperança e confiança nas promessas divinas.

Sendo que a presente lição tem como objetivos específicos: Destacar a atuação ministerial de Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel; Conhecer o período e a região geográfica de atuação dos profetas Menores; e, Entender o propósito e a mensagem do livro de Apocalipse.

I – OS PROFETAS MAIORES

A função do profeta era tornar conhecida a vontade de Deus. Sendo que para isto o profeta ouvia a voz de Deus e transmitia ao homem, portanto, a função do profeta se resume em: primeiro em ouvir a voz de Deus; e, em segundo transmitir ao homem.

Os profetas maiores são assim conhecidos por terem um período maior no exercício ministerial, assim como no que tange a quantidade de texto escrito por eles.

[...] A designação serve para diferenciar o tamanho dos livros, e não o grau de importância de seus autores (BAPTISTA, 2022, p. 115).

Os profetas maiores são: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Cada um se destacou em seu período ministerial como instrumentos de Deus. Isaías se notabilizou por ser o profeta messiânico, Jeremias por ser o profetas das lágrimas, Ezequiel o profeta que viu coisas inefáveis e Daniel o profeta levanto no cativeiro para guiar o povo no temor do Senhor.

II – OS PROFETAS MENORES

Deus chama e Deus capacita. No olhar e buscar compreensão diretamente relacionada com a vida dos profetas ficará nítido que estes foram na sua abrangência composto por [...] representantes da nobreza e da pobreza, homens e mulheres, adultos, jovens e crianças, pessoas das mais variadas profissões, gente com estudo e sem estudo (TROTA, 2021, p. 7).

Além da vocação divina para com a execução do ministério profético, percebe-se que estes foram inspirados em propagarem os anúncios pela plena inspiração do Espírito Santo. A inspiração do Espírito Santo ao ministério profético fazia com o desenvolvimento deste fosse dinâmico e corajoso, pois os profetas além aconselharem os monarcas, por inúmeras vezes os reprendeu.

Em suma, os profetas menores foram homens vocacionados e inspirados por Deus, sendo que por divisão histórica os profetas menores são representados da seguinte maneira:

Profetas pré-exílicos – Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque e Sofonias.

Profetas pós-exílicos – Ageu, Zacarias e Malaquias.

Assim sendo os profetas menores ouviam a voz de Deus no que tangia a injustiça dos homens e em seguida anunciava o juízo divino. Porém, seguidamente Deus usava os profetas para consolar e encorajar o seu povo.

III – O LIVRO DE APOCALIPSE

O livro de Apocalipse inicia-se com a palavra revelação (v.1), que determina os propósitos de Deus e a pessoa de Deus. São 404 versículos distribuídos em 22 capítulos, contabilizando 12.000 palavras. Obra escrita no ano 96 d.C pelo evangelista João “o qual testificou da Palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto” (v.2). A palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo são as razões pelas quais João foi exilado na ilha de Patmos (v.9) e, também, o motivo por que os crentes são perseguidos hoje em dia (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 758).

O primeiro parágrafo conclui com a primeira bem aventurança (v.3), das sete citadas em toda a obra (14.13; 16.15; 19.9; 20.6; 22.7,14), sendo bem aventurado o que lê e os que ouvem as palavras proféticas e as guardam, isto é, os que obedecem e praticam (SILVA, 1997).

Os versículos 1, 4 e 9 são fundamentais para compreender que o apóstolo João é o autor do livro, sendo estas referências consideradas provas internas referentes à autoria da obra de Apocalipse. Já os pais da Igreja, assim como os primeiros teólogos da era cristã determinaram que o discípulo amado, é o escritor do livro de Apocalipse, fato também ratificado como veracidade por Euzébio, o grande historiador, sendo estas definidas como provas externas da autoria do evangelista João.

Entretanto, com as provas internas e externas pode concluir que João é o escritor humano, enquanto o Senhor Jesus é o Escritor Divino.

Portanto, ao analisar o livro de Apocalipse tendo como referência o versículo 19, percebe-se que a obra por completa se divide em três partes: as coisas que tens visto (É a primeira parte do livro e se refere ao passado, ou seja, o que já aconteceu); e as que são (A segunda parte corresponde com o presente, isto é, as coisas que estavam ocorrendo nos dias do evangelista), e as que depois destas hão de acontecer (Aqui percebe a terceira parte que transcreve as revelações das coisas futuras).

Referência:

BAPTISTA, Douglas. A Supremacia das Escrituras: a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

SILVA, Severino Pedro. Apocalipse, versículo por versículo. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.

TROTA, Israel Thiago. Vigilância, justiça e o culto a Deus: Um chamado para a Igreja nos Escritos dos Profetas Menores. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

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