Deus é Fiel

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quinta-feira, 10 de março de 2022

EBD - Subsídio da Lição: LUCAS – ATOS: MODELO PENTECOSTAL PARA HOJE

 LUCAS – ATOS:  MODELO PENTECOSTAL PARA HOJE

A lição em apreço apresenta a seguinte descrição na verdade prática:

A atividade do Espírito Santo e suas implicações na vida cristã são o padrão bíblico adotado pelo crente pentecostal.

Sendo que a presente lição tem como objetivos específicos: Enfatizar a ação do Espírito Santo na vida e ministério de Jesus em Lucas; Ressaltar que a manifestação do Espírito Santo no ministério da igreja em Atos é cumprimento da promessa de Deus revelada por intermédio do profeta Joel; e, Apontar que o Batismo no Espírito Santo é uma promessa atual e deve ser buscada por todos os crentes como capacitação para o serviço cristão.

Portanto, três pontos são destacáveis na presente lição: a compreensão do Evangelho de Lucas na ótica do agir do Espírito Santo, o compreender a narrativa presente no livro de Atos sobre a direção do Espírito Santo e o entendimento referente a atualidade do batismo no Espírito Santo.

I – O EVANGELHO DE LUCAS: O ESPÍRITO SANTO NO MINISTÉRIO DE CRISTO

O Evangelho de Lucas é o terceiro Evangelho e também um dos sinópticos. O Evangelho de Lucas possui como característica a veracidade histórica dos fatos e é considerado pelos eruditos como o mais refinado dos livros do Novo Testamento no que corresponde à língua grega.

O Evangelho de Lucas é um dos mais belos dos quatro evangelhos do Novo Testamento. De composição quase poética e recheado de parábolas, é uma obra prima da literatura grega. Isso indica que seu autor certamente dominava a língua e a arte de escrever (MIRANDA, 2011, p.113).

Lucas é o autor do terceiro Evangelho, porém a clareza da autoria não foi sempre nítida, pois não há citação no próprio livro sobre quem de fato é o autor. A obra foi escrita no início dos anos sessenta. Lucas se destaca pela narrativa histórica, pois os seus relatos respeita as datas e os eventos da história o que facilita a situação dos fatos narrados.

No que tange a interação dos escritos de Lucas no Evangelho referente a ação do Espírito Santo nota-se os seguintes acontecimento:

A concepção virginal de Maria (Lc 1.35).

A afirmação do poder de Jesus em batizar no Espírito Santo (Lc 3.16).

O triunfo de Jesus sobre Satanás no momento da tentação no deserto (Lc 4.1-13).

A operação do Espírito Santo no ministério de Jesus (Lc 4.18-21).

II – ATOS DOS APÓSTOLOS: O ESPÍRITO SANTO NO MINISTÉRIO DA IGREJA

Dois pontos são essenciais para compreender a mensagem de Lucas escrita no livro de Atos que instrui a Igreja referente a ação do Espírito Santo, são estes pontos: o cumprimento da promessa e a expansão da Igreja mediante a capacitação do Espírito Santo.

No capítulo dois de Atos é narrado o fenômeno que se refere com a descida do Espírito Santo, em que o escritor Lucas, escreve: cumprindo se o dia de pentecoste. Seria mais um dia festivo para os israelitas, a festa de pentecoste. Porém, aquele dia de pentecoste seria diferente por alguns fatos. Primeiro aquela festa era marcada pela antecedência da páscoa com a ressurreição de Cristo. Segundo, as sete semanas da preparação foram marcadas pela manifestação de Cristo aos seus discípulos. E em terceiro, Jesus deu uma ordem aos seus discípulos: e eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder (Lc 24.49).

Para o recebimento do batismo é necessário à unidade, pois além de estarem todos reunidos em um mesmo lugar, estavam antes de tudo unidos com um mesmo propósito.

Para que ocorra o batismo, três condições são fundamentais: um candidato, um ministro e um elemento em que o candidato será imerso. Portanto, quando o batismo em ênfase é no Espírito Santo, o candidato é o crente, o ministro do batismo é Jesus Cristo e o meio em que o candidato é imerso é o Espírito Santo.

III – UM MODELO PENTECOSTAL PARA A IGREJA DE NOSSOS DIAS

O batismo no Espírito Santo é revestimento e derramamento de poder do Alto, com a evidência física inicial o falar línguas estranhas, conforme o consentimento do Espírito Santo.

Porém, o batismo no Espírito Santo não é salvação, pois para alcançar a salvação o meio de apropriação é a fé em Cristo. Também é necessário compreender que o batismo no Espírito Santo não é santificação, pois a santificação ocorre de maneira progressiva.

Soares corrobora com a descrição acima ao relatar que há dois pontos fundamentais sobre o conceito do pentecostalismo clássico referente ao batismo no Espírito Santo:

[...] a) trata-se de uma experiência espiritual do crente com o Espírito de Deus separada da conversão, na qual ele “entra em uma nova fase em relação ao Espírito”; b) tem o falar em línguas, glossolalia, como evidência física inicial do batismo (2020, p. 41).

O Batismo no Espírito Santo tem como propósitos:

A edificação espiritual do crente, pois mediante o falar das línguas o cristão é edificado (1 Co 14.4).

A obtenção de maior dinamismo espiritual, ocasionando maior disposição e maior coragem na prática da vida cristã.

O evangelista Jones corrobora ao relatar que:

A vida do cristão começa no Calvário, mas o trabalho eficiente no Pentecostes (apud ANDRADE, 1997, p. 49).

Referência

ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.

MIRANDA, Valtair. Fundamentos da Teologia Bíblica. São Paulo: Mundo Cristão, 2011.

SOARES, Ezequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da Doutrina Bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

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