Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Subsídio para a aula da Escola Bíblica Dominical: Edificados sobre o Fundamento dos Apóstolos e dos Profetas


Edificados sobre o Fundamento dos Apóstolos e dos Profetas
A verdade prática permite compreender que Jesus Cristo é a pedra basilar da Igreja, que está edificada por meio dos ensinamentos dos apóstolos e do testemunho dos profetas. Sendo que a presente lição tem como objetivo geral: Ensinar que Cristo é a base da Igreja e estamos alicerçados na doutrina dos apóstolos e no testemunho dos profetas; e, como objetivos específicos:

Explicar que no Antigo Testamento Deus habitou no Tabernáculo e no Templo, mas que no Novo habita em nós por meio do Espírito Santo.
Apresentar o fundamento da Igreja como a doutrina dos apóstolos e testemunho dos profetas.
Refletir que somos Templo do Espírito Santo e devemos viver em santidade.
Lembrando que o texto áureo permite compreender que:
Os apóstolos e os profetas são citados aqui como fundamento [edifício] da Igreja porque eles ajudavam a edificar a Igreja sobre a Pedra angular, que é Cristo, e eram Suas testemunhas. Em outras palavras, a Igreja primitiva foi estabelecida a partir dos ensinamentos e da pregação dos apóstolos e profetas (At 2). Contudo, o próprio Cristo é a Pedra sobre a qual a Igreja está edificada (1 Co 3.11). A pedra da esquina era a primeira pedra, a base, o alicerce, colocada no ângulo de uma construção [para dar-lhe firmeza, solidez]. Os construtores alinhavam o restante da estrutura sobre a pedra angular, principal (1           Pe 2.1-9) (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p.506).
I – UM EDIFÍCIO ESPIRITUAL
No Antigo Testamento Deus se manifestou tanto no Tabernáculo, assim como também no Templo. A manifestação de Deus nestes recintos passou a ser definida na teologia pelo o termo teofania, palavra que descreve a Manifestação da divindade em figura humana. Tem por objetivo ministrar as revelações do Supremo Ser. Tais manifestações podem incluir a voz e até mesmo a imagem de entes celestiais (Jz 13.15-22) (ANDRADE, 1997, p. 232).
Porém, na Nova Aliança Deus habita nos crentes transformados pelo Espírito Santo. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (1 Co 3.16).
Já a descrição neotestamentária em ser Cristo a pedra angular, pode concluir-se que:
Jesus é a pedra mais importante (pedra principal). Pedra que sustenta todo o edifício.
II – O FUNDAMENTO: APÓSTOLOS E PROFETAS
Sobre os dons ministeriais de apóstolos e profetas podemos aprender que:
O dom ministerial de apóstolo é aquele que se sintetiza em ser um ministério abrangente, isto é, dom que abrange as habilidades de profeta, evangelista, pastor e doutor. O termo apóstolo tem como significado aquele que é envaido em nome de alguém, ou seja, o apóstolo é embaixador de Cristo.
Já o dom de profeta corresponde com aquele que fala em nome de alguém, proporcionando um elo entre o dono da mensagem com os receptores da mensagem. O dom profético tem como significado claro a pregação da Palavra.
Portanto, a respeito da descrição fundamento dos apóstolos e dos profetas, assim explica Baptista:
Embora não se possa desassociar das pessoas e do ofício que ocupavam, o que constitui o fundamento da Igreja não é o ministério apostólico, mas, sim, a doutrina que os apóstolos ensinavam à Igreja, ou seja, as Escrituras (At 2.42; 2 Tm 3.16). (BAPTISTA, 2020, p. 94).
III – EDIFICADOS PARA MORADA DE DEUS
Todo edifício bem ajustado cresce, sendo o crescimento do cristão desenvolvido e mantido por meio da santificação. Santificar quer dizer separar para o uso de, ou consagrar para. Exemplificando estes termos compreende que o cristão foi santificado, ou separado, para o uso exclusivo de Deus, assim como pode dizer que, o cristão foi santificado, ou consagrado para Deus.
Ser santificado em Cristo outorga ao crente desenvolver e manter o desfrutar da comunhão com o Senhor. A comunhão plena com Deus ocorrerá com a glorificação do cristão em Cristo. O que corresponde com a santificação futura. Sobre a santificação futura percebe-se que esta só ocorrerá na glorificação dos cristãos. Logo, santificação futura corresponde com a vitória definitiva sobre o pecado, neste caso sobre a presença do pecado.
Por fim, para concluir com Pedro (1.15-19) se aprende três motivos pelos quais os cristãos devem se santificar diariamente: primeiro, Deus é Santo; segundo, Deus conhece e julga de maneira justa; e, terceiro, os cristãos são remidos pelo sangue de Jesus.
Referência:
ANDRADE, Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico, com definições etimológicas e locuções latinas. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
BAPTISTA, Douglas Roberto de Almeida. A Igreja Eleita, Redimida pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário