Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – Lições Bíblicas Jovens – VOCÊ PRECISA NASCER DE NOVO

 VOCÊ PRECISA NASCER DE NOVO

Conforme a Síntese:

A mensagem de Jesus é bem clara: não basta ser religioso.

Com base na descrição acima da verdade prática, conclui-se que:

ü    É necessário nascer de novo, isto é, nascer da água e do Espírito.

A presente lição tem como objetivos:

Apresentar a clareza da mensagem de Jesus na pregação a Nicodemos;

Saber que Nicodemos foi de fariseu a discípulo;

E, Explicar a respeito do milagre do Novo Nascimento.

I – UMA MENSAGEM CLARA

Ser religioso é ser praticante da fé sem vivenciar a essência da fé. É apresentar o exterior em conformidade com as regras do viver mediante a prática externa e não o ser de fato na essência espiritual. Os fariseus nos tempos de Jesus são para os dias de hoje exemplos claros de pessoas que se apresentam pela religiosidade e não pela essência da fé em Deus.

Portanto, a verdade que os cristãos na atualidade devem compreender é que a religiosidade não salva. A salvação é unicamente na pessoa de Jesus Cristo (At 4.12).

Nicodemos chama Jesus de mestre, descrição frasal que demonstra que Jesus era conhecido pelo clero religioso do período. Há um ponto na história do encontro entre Nicodemos e Jesus que merece atenção. Nicodemos procurou a Jesus a noite, fato que pode ser explicado não por ter Nicodemos vergonha de encontrar com Jesus, mas ao fato de ser Nicodemos um homem compromissado com a prática de sua fé, que requeria de Nicodemos inúmeros encontros no período diurno, sobrando assim o período noturno para apreender com e de Jesus.

II – DE FARISEU A DISCÍPULO

Conforme o evangelista João entende-se que Nicodemos era um fariseu, príncipe ou líder do povo e membro do sinédrio (Jo 3.1; 7.50). O nome Nicodemos significa conquistador do povo.

Os fariseus formavam um partido religioso puritano, que tinham como objetivo a observância da Lei de Moisés.

Eram conhecidos por acreditarem na existência dos anjos, dos demônios e da vida após a morte. Em número de pessoas era considerado um grupo pequeno, porém possuía grande influência na vida social e tinham como componentes a maioria dos escribas. Os dois pesos a este grupo na narrativa do Novo Testamento passam a ser a falta de amor e o orgulho.

Porém, contrário ao foco que se firmou em torno dos fariseus Nicodemos se destacou na convicção em que o Senhor Jesus por realizar milagres deveria ser compreendido e escutado. E no que concerne ao amor o Senhor Jesus no capítulo três do Evangelho de João cita o centro da narrativa Bíblica: porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito (Jo 3.16).

Nicodemos foi atraído pelos milagres operados por Jesus, fato que corrobora a narrativa de Deuteronômio 18.19, Se alguém não ouvir as minhas palavras, que o profeta falará em meu nome, eu mesmo lhe pedirei contas, texto que alguns judeus comentam que se algum profeta que não recebeu credenciais de alguma escola judaica, mas que deu sinal por meio de milagres, este deve ser escutado.

III – O MILAGRE DO NOVO TESTAMENTO

O novo nascimento é definido pela palavra regeneração, que significa gerar novamente. Termo grego para regeneração é παλιγγενεσία e significa novo nascimento, regeneração, reprodução, sendo que no sentido moral corresponde com mudança pela graça, sendo a mudança da natureza carnal para uma nova vida, ou mudança de uma vida pecaminosa para uma vida santificada.

Subentende ainda que regeneração pode ser definida pelas seguintes palavras: retorno, renovação, restauração e restituição.

O novo nascimento não corresponde com a reencarnação, nascer em um novo corpo e em uma nova vida, mas corresponde em mudança de vida e de atitudes por passar a ser morada do Espírito Santo. É nascer da água e do Espírito, verdade que corresponde com o arrepender de todos os pecados, e ser submisso e guiado pelo Espírito Santo.

Por fim, o novo nascimento pode ser definido por regeneração, transformação de vida pelo poder atuante do Espírito Santo na vida do pecador (Tt 3.5). (SOARES, 2017, p. 97).

REFERÊNCIA

SOARES, Esequias. A Razão da nossa fé: assim cremos, assim vivemos. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário