Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

EBD - Subsídio da Lição: A INERRÂNCIA DA BÍBLIA

A INERRÂNCIA DA BÍBLIA

Descrever a respeito da inerrância da Bíblia é afirmar que a mensagem descrita em todos os livros é incorruptível, isto é, não há erro e nem falha. Pois, a verdade está presente na descrição espiritual, assim como nas questões de ordem moral e ética.

A presente lição apresenta a seguinte descrição na verdade prática:

A doutrina segundo a qual a Bíblia não contém erro algum denomina-se “Inerrância das Escrituras”. Por isso podemos confiar em sua mensagem que é incorruptível.

Sendo que a presente lição tem como objetivos específicos: Informar que a Bíblia é isenta de qualquer tipo de erro; Explicar que o Espírito Santo manteve a revelação divina incorruptível; e, Constatar que a Bíblia é a verdade de Deus.

I – O QUE É A INERRÂNCIA DA BÍBLIA

A Bíblia no aspecto doutrinário é isenta de erros, pois é a narrativa educativa para uma vida ética que agrada a Deus. Além da inerrância doutrinária percebe-se que a Bíblia possui correlação de autenticidade no aspecto histórico. A arqueologia tem corroborado para a veracidade de relatos das civilizações antigas que as Sagradas Escrituras apresentaram no decorrer de suas páginas.

Há versículos que corroboram com o tema a inerrância da Bíblia:

Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele (Pv 30.5)

O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam (Sl 18.30).

O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam (2 Sm 22.31).

Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido (Mt 5.18).

Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade (Jo 17.17).

Além de inerrante a Bíblia em sua mensagem é infalível. A inerrância se resume em descrever que não há erro na mensagem Bíblica, enquanto que a descrição em ser infalível permite compreender que a Bíblia não possui falha em sua mensagem no que tange a escrita do que já ocorreu, assim como a mensagem profética, ou seja, a profecia há de se cumprir.

II – O ESPÍRITO SANTO PRESERVOU AS ESCRITURAS

Quatro termos são essenciais para a compreensão do presente tópico, são eles: autógrafos, apógrafos, apócrifos e pseudoepígrafos.

Sobre o termo autógrafo compreende-se que:

[...] São os textos com a grafia de próprio punho do autor bíblico ou de seu escrevente e no idioma original (Fm 19; Rm 16.22). Neles foram primeiramente registradas as palavras inspiradas pelo Espírito Santo (1 Pe 1.21). (BAPTISTA, 2022, p. 37).

Enquanto o termo apógrafo indica que:

As cópias dos manuscritos originais [...]

Assim sendo, a versão da Bíblia fidedigna aos originais não deixou de manter a exatidão do real significado das palavras inspiradas por Deus (Mt 5.18; 24.35). (BAPTISTA, 2022, p. 38, 39).

Já os livros apócrifos são:

[...] os livros que, embora reivindiquem autoridade divina, não foram reconhecidos como inspirados por Deus quer pela comunidade judaica, quer pela cristã-evangélica.

Para um livro ser incluído no cânon das Escrituras é necessário que as evidências internas e externas provem-lhe a procedência divina (ANDRADE, 1997, p. 35).

Por fim, pseudoepígrafos, isto é, os falsos escritos. Corresponde com narrativa falsa no que tange a citação do acontecimento, assim como da nomeação do escritor.

III – A VERDADE NAS ESCRITURAS

A mensagem apresentada na Bíblia Sagrada é confiável e correta. O que justifica eficientemente a verdade acima descrita corresponde em dizer que Deus é a verdade, logo, a Sua Palavra é a verdade. Sendo Deus a verdade não há nEle mentira alguma, assim sendo em sua Palavra não há mentira, pois a Bíblia é a Palavra verdadeira de Deus que transmite a mensagem de restauração para com a humanidade.

No contexto espiritual, assim como no contexto moral (social) a Palavra de Deus é a regra de prática e de conduta. Na Bíblia encontra toda instrução para que o homem, imagem de Deus, tenha uma vida bem-sucedida e coerente para com os planos do Senhor.

Por fim:

[...] a própria Escritura reivindica a sua veracidade. A Bíblia afirma categoricamente que Deus é a verdade (Jo 14.6; Rm 3.4) e a sua Palavra também é a verdade (Jo 17.17). Portanto, se a verdade depende de Deus, e Deus é a verdade em pessoa, então a verdade absoluta revela Deus e a sua vontade (BAPTISTA, 2022, p. 41).

Referência:

ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico: com definições etimológicas e locuções latinas. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.

BAPTISTA, Douglas. A Supremacia das Escrituras: a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário