Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Regras para o Sucesso no Lar



A sociedade moderna tem procurado por todos os meios possíveis viver em harmonia, e é por isso que os livros mais citados e vendidos na atualidade são literaturas voltadas para o sucesso. Sucesso nada mais é do que um resultado feliz. Portando um lar feliz é de certa maneira uma família de sucesso. Porém, a busca do sucesso de certa maneira tem prejudicado as famílias, pois na sociedade aprendemos que a busca da harmonia limita se ao eu e não ao coletivo.
Na carta do apóstolo Paulo a igreja em Colossos há citações de relacionamentos ideais. Para o apóstolo Paulo o relacionamento ideal do casal envolve submissão da esposa e amor verdadeiro do esposo, já o relacionamento ideal de pais e filhos enfoca a obediência dos filhos e a satisfação educacional dos pais para com os filhos e por fim, o relacionamento ideal do senhor e o servo, que se trata da obediência do servo para com o seu senhor e o dever do senhor para com o servo é ser justo.
Portanto, os dois primeiros relacionamentos quando são ideais outorgam resultados felizes para a família. Mas, para tal resultado as regras devem ser observadas.

Regras para o sucesso no relacionamento do casal

Em colossenses 3.18 a esposa é conclamada a ser submissa ao seu esposo. Isto é, renunciar à sua própria opinião quando se opõe a do esposo. Em definição sociológica é exteriorizar um espírito submisso, mesmo quando o esposo não está por perto. Mas, o conceito bíblico trata-se de um sinal de igualdade e é baseado no amor. Portanto quando a bíblia trata sobre a submissão da esposa apresenta o esposo como autoridade e a esposa como auxiliadora.
Deus outorgou autoridade ao homem quando o criou. Adão tinha como missão dar o nome a todos os animais e administrar o jardim do Éden. Com a transgressão do homem, por etapa Deus deu autoridade aos seus ministros, tendo como objetivo a evangelização e salvação da humanidade. Como Cristo tem autoridade sobre a Igreja, sendo Ele a cabeça da mesma, assim também o esposo tem autoridade sobre a esposa e é o responsável pelo bem estar da família e o condutor espiritual do lar.
A primeira regra para o sucesso na família é a submissão da esposa que se trata da humildade, passividade e dependência para com o esposo.
Ser humilde no relacionamento não requer o silêncio quando o lar é ameaçado, mas trata-se de uma das virtudes da mulher sábia, pois a humildade fortalece o convívio e proporciona resultados positivos para o grupo.
A passividade da esposa é notada na maneira que a mesma se posiciona na administração do lar no que corresponde ao falar, ao ouvir e ao agir.
Já a dependência feminina é uma questão física e não financeira. A mulher torna se carne e osso do marido.
Em suma, a submissão da esposa deve ser como convém ao Senhor e isto possibilita uma união com Deus no controle, filhos forte, família saudável e um lar harmonioso.
No versículo seguinte, o apóstolo expõe a regra cabível ao esposo para resultados benéficos ao lar ideal. Paulo escreve; amai vossa esposa e não a trateis com amargura. O amor é paciente, é benigno, não arde em ciúmes, não trata com irresponsabilidade, não ensoberbece, por fim o amor jamais acaba.
O esposo deve amar a esposa e não amargurá-la. São muitos os meios que a esposa é amargurada em sua própria casa, exemplo; quando o cônjuge não a compreende, quando o esposo não a incentiva, quando ela é menosprezada por coisas e dentre outros quando ela não é lembrada.
Amar a esposa é doar se por ela, tanto tempo e carinho. É suprir as necessidades físicas, espirituais e financeiras. É valorizar as qualidades da esposa e reconhecer que os defeitos que ela possui nada mais é que a ausência de atenção do esposo para ela.
A mulher não amada é comparada a um espelho sem imagem, pois a fisionomia da mesma é o reflexo da dor, e do sofrimento. Não existe o resplendor da beleza feminina, mas sim um conjunto de amarguras. Portanto, as ordenanças ao esposo é amar e tratar bem a sua esposa e fazendo isto o mesmo terá um lar harmonioso.
O esposo constrói a sua esposa conforme as suas qualificações e assim também a esposa. Não espere uma casa bem erguida de um operário sem qualificações e não espere um lar ideal de um esposo irresponsável.

Regras para o sucesso no relacionamento de pais e filhos

Aos filhos é necessário obedecer aos pais em tudo. No século XXI tornou se normal a desobediência dos filhos e a ausência dos pais. Obedecer é uma escolha entre o sim e o não. Entre as palavras que mais escutamos na vida está o não. O não pode isto e assim por diante.
A obediência é agradável ao Senhor e benéfica aos filhos, pois por meio da obediência os filhos honram aos seus pais e isto garante vida longa sobre a terra. A primeira regra para relacionamento ideal de pais e filhos é a obediência.
Já os pais são responsáveis pelo bem estar dos filhos, devendo assim ensinar e não irritar os filhos com o seu modo de educar, filhos satisfeitos garante futuro feliz.