Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 30 de abril de 2013

O PREÇO DO CHAMADO.

TEXTO ÁUREO: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta (Jr 1.5).
Introdução
O chamado de Abraão teve um preço a ser pago. A renúncia da terra, da parentela e da casa são demonstrações do preço elevado pago por Abraão (Gn 12. 1). Abraão renunciou a terra natal, o conforto do lar, os amigos, o tradicional estilo de vida, o direito de habitar entre os teus, o direito de ter uma velhice tranquila e o direito de dirigir a sua própria vida. Será que você esta pronto para pagar tal preço?
Renunciar é abrir mão de bens pessoais para servir a outros conforme a vontade de Deus. 
I – MÉTEDOS DO CHAMADO.
A bíblia registra o chamado de vários servos de Deus, sendo que o chamado de cada um deles foi direto ou indireto. Portanto, os dois métodos do chamado são: método direto ou indireto.
1- Método Direto. É o método em que Deus chama o ser humano de forma direta sem a utilização de circunstancias e nem tão pouco pelas habilidades naturais do próprio individuo. O chamado segundo este aspecto ocorre no Antigo Testamento e no Novo Testamento.
a) O chamado de Noé (Gn 6.8,9). No convívio social Noé se destacava por ser justo e íntegro. Sendo que a Escritura Sagrada ainda narra que Noé andava com Deus. Noé foi chamado por Deus para ser elo de reconciliação entre o Senhor e a humanidade, porém, os contemporâneos de Noé não deram crédito na mensagem de justiça, e por isso, sofreram as consequências.
Mas, a justiça não é apenas punitiva é também graciosa, pois Noé e sua família foram beneficiados pela obediência ao Senhor.
b) O chamado de Isaias (Is 6.8). Isaias provou da justiça de Deus e por Deus foi vocacionado a exercer o ministério profético. O profeta Isaias respondeu a interrogação Divina: a quem enviarei, e quem há de ir por nós? Da seguinte maneira: eis - me aqui, envia-me a mim. O profeta viu o Senhor no ano em que morreu o Rei Uzias (Is 6.1). A visão por ser no ano da morte do rei Uzias tem como possível explicação o envolvimento do profeta com aquilo que não correspondia a sua chamada, isto é, o cenário político.
c) O chamado dos dozes (Lc 6.12-19). Por mais de três anos Jesus ensinou doze homens para que os mesmos viessem a proclamar o evangelho. Porém, antes de ensiná-los, Jesus chamou cada um deles pelo próprio nome, e isto, para que os doze se transformassem em pescadores de homens (Mc 1.17). Notemos que onze dos doze que foram chamados mudaram o curso da história da humanidade. A prova concreta do valor do ministério dos onze apóstolos é a existência da Igreja, pois pelo intermédio destes Jesus outorgou uma nova direção ao mundo.
2- Método Indireto. O método indireto passa a ser o método em que há o envolvimento de pessoas e de circunstancias para o chamado de outrem.
a) O chamado de José. A narrativa biográfica mais longa no livro de Gênesis corresponde à história de José (Gênesis capítulos 37-50). José é considerado um dos personagens de maior sabedoria no Antigo Testamento e, por isso, é aceito na tríade da sabedoria, juntamente com Daniel e Salomão. José foi chamado por meio da circunstancia econômica que sobrevinha sobre a Terra, tornando de fato o salvador do Egito. E no seu chamado José tornou-se o cumprimento da profecia a Abraão (Gn 15.13).
b) O chamado de Josué. Josué só tornou – se um grande líder porque o mesmo soube ser servo. Desde o inicio da jornada no deserto Josué esteve ao lado de Moisés. Um fato marcante no mundo espiritual e empresarial é que um líder de sucesso nasce de outro líder, logo isto quer dizer que um futuro líder será trenado por um líder em exercício. Por isso, é necessário que aos que tem o chamado de Deus espere, obedeça e sejam submissos, pois o discipulado requer tempo, obediência e submissão.
II – O PREÇO DO CHAMADO.
A renúncia é de fato o maior preço a ser pago. Há momentos que a renúncia trata-se de escolher o que nos proporcionará maior intimidade com Deus. Note que João poderia fazer outras atividades no dia a dia, mas o mesmo preferiu ter intimidade com seu mestre, o Senhor Jesus.  Por escolha o apóstolo Judas era tesoureiro do ministério de Jesus, mas não tinha intimidade com o mestre do ministério. Possuir cargos ou ter credenciais não corresponde a ser íntimo de Deus. A intimidade com Deus se faz com escolhas e renúncias.
Já João Batista era filho único e de pais idosos, imagine como era a vida de João Batista, os gostos do profeta era pela ótica humana correspondidos da maneira mais fácil possível. Porém, João abandona o conforto da casa paterna para habitar no deserto (Mt 3.1).
Portanto, quando renunciamos desejos próprios para a concretização da vontade de Deus receberemos o suporte Divino para a nossa vida. Pois, todo aquele que tiver deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna (Mt 19.29).
Quando Deus chama, Deus capacita, Deus envia e Deus supre a palmilhação ministerial.
Ao chamar o indivíduo Deus nos leva a entender que Ele nos escolheu e nos nomeou para irmos e darmos fruto (Jo 15.16). Já na capacitação Deus nos muda em natureza e em atitudes para sermos fiéis na caminhada. Ao sermos enviados por Deus indica que seremos embaixadores dEle na terra (2 Cor 5.20). E por fim, Deus supre em abrir e em fechar portas.
O próprio Jesus renunciou trono, glória e poder para exercer o seu chamado, entretanto foi obediente até à morte de cruz. Pelo que Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome (Fp 2.6-11).
III – CARACTERÍSTICAS ESPECIFICAS DO CHAMADO.
1- Divina. O dom ministerial ou o chamado corresponde a Deus, pois Deus é quem chama, a igreja é quem reconhece e o ministério é quem ordena. Todavia, o chamado tem como característica primordial ser de origem Divina. Portanto, Deus é quem de fato chama, capacita e envia. O propósito do envio da pessoa chamada é para que dê fruto e estes frutos permaneçam (Jo 15.16).
2- Pessoal. Charles Spurgeon dizia que nem todos são chamados para trabalhar no ensino da palavra, nem para serem presbíteros e nem bispos. Sendo que na prática é desenvolvida desta maneira, cabe a cada um reconhecer o propósito de Deus em sua vida e desenvolvê-la da melhor maneira possível.

Note-se nos exemplos abaixo que o chamado é pessoal.
Moisés teve como missão guiar, proteger e amar. Ou seja, Moisés liderou um povo numeroso no deserto.
Davi teve como missão firmar o reino israelita.
Elias teve como missão dentre tantas, ungir a Eliseu como sucessor.
Os doze tiveram como missão pregar o evangelho, primeiramente às ovelhas perdidas da casa de Israel, a curar os enfermos, a limpar os leprosos, a ressuscitar os mortos e a expulsar os demônios (Mt 10. 6-8).
3- Definitiva. O chamado é definido por Deus. Não cabe ao homem impor condições. Se a pessoa que foi chamada tiver conhecimento dos benefícios do chamado perceberá que desenvolver atividades no Reino de Deus é um privilégio (Mt 19.29).
CONCLUSÃO
Muitos planos são criados e até mesmo são apresentados a outras pessoas, mas de fato poucos são os executados. Na atividade ministerial não é diferente. Muitos deixaram a caminhada ministerial por não esperarem em Deus, pois as lutas, as diversidades, as críticas, as murmurações e principalmente as rejeições foram constantes, porém o alvo que é Cristo não poderá ser abandonado (Hb 12.2). A falta de fé impossibilita o exercício eficaz na obra ministerial.
O primeiro meio que leva muitos a desistência do chamado, são os levantes provindos de pessoas e o segundo meio que distancia muitos da sua vocação é a ausência da fé. Noé é um exemplo de perseverança, mesmo em meio a rejeição da mensagem pregada, ele continuava em sua missão central que era a construção da arca (1Pe 3.20) e se notabilizou como pregoeiro da justiça (2 Pe 2.5).

 


8 comentários:

  1. Boa tarde irmão, eu gostei muito de seu trabalho me ajudou a compreender mais o meu chamado e vocação, que Deus continue lhe abençoando e sua família, a paz do Senhor reine em sua vida

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.
    A paz do Senhor. Muito obrigado. Que Deus a cada dia lhe outorgue a preciosa graça para que com habilidade específica você cresça e propague o crescimento do Reino de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns excelente sermão, me ajudou bastante na formulação de uma sermão que vou pregar em Março/19 num culto sobre missões. Fica na Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus PARABÉNS!! Muito produtivo esse sermão. Que Deus abençoe !!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pelos comentários. Que Deus continue abençoando vossas vidas e ministério.

    ResponderExcluir
  6. Paz e Graça! Muito obrigada, Pastor! fui muito abençoada.

    Vou usar o seu texto como base de um estudo que vou ministrar hoje. Ore por mim. Sou de Maputo, Moçambique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor. Acredito que o trabalho foi abençoado pelo o Senhor. Estarei orando por sua vida e ministério. Que Deus use a senhora com autoridade e muita unção em Maputo. Feliz por poder contribuir com o seu ministério. Ore por nós aqui no Brasil. Gratidão!

      Excluir