Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 10 de abril de 2013

DIÁCONO E O SERVIÇO DA MESA.

TEXTO ÁUREO: Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus. (1 Tm 3.13).
Introdução
A palavra diácono no grego tem como significado servo. A missão do diácono conforme o texto de Atos 6.1-6, é servir às mesas e também cuidar das viúvas. Há exemplo de excelentes diáconos na Bíblia e dentre eles, citamos: Estevão e Filipe.
O termo diácono aparece 30 vezes no Novo Testamento, sendo que em 20 casos a palavra é traduzida por ministro, que de fato tem como significado e representação o servo (1 Tm 3.10,13).
I – ATRIBUIÇÕES AO DIÁCONO.
1- Requisitos para o diaconato. Três são as características básicas na vida de um obreiro eficaz (At 6.3). São elas; boa reputação, cheio do Espírito Santo e cheio de sabedoria. Boa reputação relaciona se ao posicionamento ético e moral do obreiro, isto de fato corresponde à pessoa de quem se fala somente coisas boas, pois é um individuo que dá testemunho por meio de conduta que engrandece a Deus (Tt 1.6,7). Ou seja, que este tenha boa fama na sociedade. Cheios do Espírito Santo, atitude que se relaciona com o recebimento do batismo e também indica um ministério profético sob a inspiração do Espírito Santo e que leva a presença do Espírito Santo em sua vida diaria, espírito, alma e corpo santificados ao Senhor (1 Ts 5.23). Em suma o obreiro deve ser sábio. A sabedoria indica a capacidade de julgar corretamente e agir prudentemente. Sendo que tal ação seja em compadecer pelas almas perdidas sem salvação em Cristo Jesus (Tg 1.5).
2- Nobres funções do diaconato. Em Atos 6.5, encontraremos a citação dos nomes dos primeiros diáconos que foram escolhidos por terem requisitos fundamentais para o exercício do ministério. A escolha dos sete diáconos foi baseada na necessidade de auxilio aos apóstolos. Sendo assim, coube aos diáconos à função de cuidar das viúvas e dos pobres da igreja (At 6.1).
A expressão servir às mesas corresponde à administração de fundos para o serviço social. Entretanto, a função dos diáconos não está limitada a atividades materiais, pois, assim também cabe ao diácono atividades espirituais, como: servir a ceia.
3- Qualificações morais do diácono. Paulo em sua Carta pastoral a Timóteo cita algumas qualificações morais correspondentes ao ministério do diácono (1 Tm 3.8-13).
a) Honestos (v.8): palavra que indica respeito adquirido por conduta.
b) Não de língua dobre (v.8): isto é, de uma só palavra. Pessoa sincera e honesta para com os outros.
c) Não dado a muito vinho (v.8): o diácono não poderá ser inclinado ao vinho.
d) Não cobiçoso de torpe ganância (v.8): o diácono não poderá ser escravo do dinheiro e nem das riquezas. Assim como todo cristão o diácono deverá buscar primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça (Mt 6.33).
e) Marido de uma só mulher (v. 12): tal qualificação não corresponde à afirmação da monogamia, mas sim se trata da importância do diácono ser fiel em seu relacionamento conjugal. Marido de uma só mulher indica que o diácono deverá ser sempre fiel a sua esposa.
4- Passos fundamentais para o exercício do diaconato. Para que o diácono seja bem sucedido na prática ministerial o mesmo deverá ser primeiramente testado (1 Tm 3.10). O teste relacionado ao diácono passa a ser uma analise direcionada ao estilo de vida e conduta que o mesmo desenvolve em seus relacionamentos. No relacionamento com a família o diácono deverá ser marido de uma mulher e que governe bem seus filhos, isto relaciona à conduta pedagógica, e que governe bem a sua própria casa, isto corresponde ao suprimento do que é necessário para a sobrevivência da família (1 Tm 3.12).
Portanto, o diácono deverá ser altamente espiritual, cheio do Espírito Santo e de boa conduta.
II – ESTEVÃO EXEMPLO DE SERVO ÚTIL.
Estevão, do grego, coroa, foi o primeiro mártir do cristianismo e o primeiro nome citado pelo evangelista Lucas na lista dos sete diáconos. É o único dos sete que ao ser citado aparece algumas qualificações.
1- Virtudes presentes no ministério de Estevão. Jesus assim disse: “Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizeis: somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer” (Lc 17.10). Estevão era diferente era consagrado ao diaconato, porém, fazia atividade concernente aos evangelistas.
Os diáconos deveriam ter três qualificações básicas: boa reputação, ser cheios do Espírito Santo e cheios de sabedoria. Porém, Estevão é citado com duas outras qualificações: cheio de fé e de poder (At 6.5,8).
Estevão era cheio do Espírito Santo, isto indica que o diácono era obediente e temente a Deus, e desenvolvia diariamente os frutos do Espírito. Por outro lado Estevão era cheio de poder, virtude alcançada mediante uma vida de consagração a Deus e por meio de tal virtude prodígios e grandes sinais eram realizados no meio do povo (At 6.8).  A sabedoria de Estevão era demonstrada na prática da evangelização (At 6.10).
2- Estevão primeiro mártir. Mártir do grego, máryr, indica o seguinte significado; testemunha. Com as perseguições o termo corresponde a aqueles que morreram, mas não negarão ao Senhor Jesus. O livro de Atos por ser uma obra de valor e qualificação histórica registra a morte de Estevão que de fato é a primeira morte de alguém no cristianismo por não negar ao Senhor Jesus.
Foi Estevão modelo para a sua geração na dedicação ao Senhor ao ponto de sofrer a morte e não negar ao Senhor, como também é ele para as gerações posteriores ao inicio do cristianismo um exemplo de servo que não se preocupou em ser servido e nem mesmo em ser respeitado por ser de boa conduta. A preocupação de Estevão era servir ao Senhor que esta seja também a preocupação da igreja do Senhor nestes dias tão difíceis.
III – O DIACONATO DA IGREJA.
Igreja existe para servir ao Senhor. A principal missão da igreja é proclamar o Evangelho. Quando a igreja deixar de ser missionária, a mesma deixará de ser igreja. Porém, a missão profética da igreja é manifestada de diversas facetas.
1- Missão Social. A igreja primitiva estava fundamentada em quatro pilares: doutrina, comunhão, solidariedade e oração. E perseveravam no partir do pão (At 2.42), tal citação garante que existia na igreja primitiva a partilha do pão. A igreja em Atos dos apóstolos é apresentada como igreja caridosa (At 2.45), Igreja que era consciente das necessidades dos cristãos (At 11.27-30) e a igreja de fato cumpria sua missão social (2 Co 8.3,4).
2- Missão Ética. Ética é a ciência que trata da conduta humana, é enfatizada pelo cumprimento dos direitos e pela prática dos deveres do individuo na sociedade em frente às instituições: família, igreja, estado, empresa e escola. A igreja em si deverá comportar eticamente perante o mundo com conduta que seja referencial para os demais integrantes da sociedade.
A missão ética da igreja torna-se obrigatória por se basear na pessoa de Deus, que é um Ser pessoal e ético e tal verdade é confirmada nos atributos morais de Deus. Justiça, santidade, misericórdia, perfeição e amor são atributos de Deus e os mesmos são indicativos da ética cristã.
 Em Mateus 5.13, está escrito; Vós sois o sal da terra. O sal só é fazendo. Logo, aqui se encontra uma atribuição da igreja com a ética em preservar e dá sabor ao mundo.
Já em Mateus 5.14, está escrito; Vós sois a luz do mundo. Aqui estar mais uma missão ética da igreja em ser a luz e iluminar o mundo.
3- Missão Profética. Portanto, no imperativo da Grande Comissão inclui, na sua essência, a responsabilidade da igreja em contribuir com a Ação Social, pois a Ação Social passa a ser a eliminação das causas das necessidades das pessoas, correspondem com atividades políticas e econômicas, procura transformar as estruturas da sociedade e praticar a justiça social. Sem a Igreja não há possibilidade da autêntica prática social.
Em suma, a missão profética da igreja não apenas se restringe à proclamação do evangelho, mas por sua desenvoltura e aplicabilidade torna-se possível o assistencialismo aos pobres, aos enfermos e à libertação dos cativos (Mc 16.15-18).
CONCLUSÃO
A principal missão do diácono era servir. Não importar o grau ministerial ou a condição financeira, Deus tem nos chamado para servi-lo. E por meio do serviço da igreja as pessoas que estão a nossa volta serão abençoadas.

11 comentários:

  1. Boa explicação para o que eu estava procurando, Deus abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Leia o texto completo do irmão Evangelista e nele encontrará a resposta.

      Excluir
    2. Leia o texto completo do irmão Evangelista e nele encontrará a resposta.

      Excluir
  3. Respostas
    1. A paz do Senhor. Obrigado por ler o nosso blog e lhe prometo que estarei fazendo um breve comentário sobre a sua pergunta.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Muito obrigado! Que Deus continue abençoando a sua vida e ministério.

      Excluir
  5. Muito bem explicado,Deus te dê sabedoria e inteligência.

    ResponderExcluir