Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Em ti serão benditas todas as famílias da terra


Em ti serão benditas todas as famílias da terra
Abraão é um dos maiores vultos da história. Dele descendem os judeus e os árabes. Estes últimos por parte de Ismael. De Abrão, pai da altura, passou a ser chamado pelo nome de Abraão, que tem por significado pai de uma multidão de nações (Gn 17.5).
Foi chamado aos 75 anos (Gn 12.4), teve o nome mudado aos 99 (Gn 17.1) e teve o filho da promessa com a idade de 100 anos (Gn 21.5).
Dentre as características de Abraão três nos chama atenção: a primeira característica foi ele chamado de amigo de Deus (Is 41.8); já como segunda característica, ele foi chamado de o fiel Abraão (Gl 3.9) e por fim, como terceira característica, ele é considerado o pai de todos nós (Rm 4.16).
I – EM TI.
A primeira parte do tema “em ti” provoca a seguinte interrogação: Quem são os escolhidos para serem veículos de bênção para as demais pessoas? Como resposta tornará se notório que os escolhidos são obedientes, humildes e possuem como principal virtude a fé no Senhor.
1- Obediência. Fazer o que certo. Fazer o que é conforme a Palavra do Senhor. Não ir além de uma ordenança bíblica. Ambas as frases definem a palavra obediência, porém, em Abraão torna se verídico que Deus prova aos seus se serão obedientes ou não. Abraão segue mais ou menos 1000 km segundo a Palavra do Senhor, isto foi à obediência de Abraão a ordenança divina.
Logo se conclui que para ser bênção na vida dos outros é fundamental que o servo de Deus seja obediente.
2- Humildade. Não se comportar como superior aos demais mesmo que tenha habilidades superiores. Saber ouvir e também saber falar. Tais descrições indicam a existência da humildade.
Segundo Claudionor de Andrade “no campo teológico, a humildade é mais que essencial para se apropriar do conhecimento divino”. Logo, a humildade é o meio para a obtenção das bênçãos provenientes de Deus.
Abraão tornou-se referência no mundo graças à vida de humildade, pois o patriarca soube fazer juízo acerca de sua pequenez e além de tudo em sua maneira de viver foi dependente de Deus.
3- Fé. “Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé, habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa” (Hb 11. 8,9). A fé permitiu que Abraão desfrutasse do cumprimento da promessa. A promessa de Deus é acompanhada por dois elementos: condição e pena. A promessa é aquilo que Deus nos promete. A condição é aquilo que Deus requer que façamos. E por fim, a pena é o resultado do não cumprimento da condição. Abraão pela fé viu com seus olhos o cumprimento da promessa de Deus.
II – SERÃO BENDITAS TODAS AS FAMÍLIAS.
1- Conceito de bem-aventurança. Bem-sucedido e felicidade são algumas das palavras que definem a bem-aventurança. Deus fala ao patriarca Abraão que nele benditas seriam todas as famílias da terra, ou seja, felizes e bem sucedidas seriam as famílias da terra.
2- Abrangência da promessa. A promessa é abrangente; de Abraão a toda família da terra.  Porém, esta promessa para ser cumprida seguiu e segue a seguinte linha: Abraão, Israel, Igreja e a Família. Um indivíduo e três instituições. Abraão foi escolhido para ser pai de uma multidão de nações.
Israel é a primeira nação em que Abraão é conhecido por pai. A nação israelita teve como missão levar todas as demais nações a presença de Deus, porém, esta missão era centrípeta, ou seja, as nações deveriam ir até Israel. Entretanto, Israel falhou na sua missão.
Com a Igreja que possui a missão centrífuga, isto é, missão em que a Igreja vai até ademais nações, Deus tem abençoado as famílias.
3- Condições para a família ser uma bênção. Duas são as condições básicas para a notoriedade da bênção divina no seio da família. A primeira é a presença de Deus, que é possível graças à manifestação de Jesus proporcionando salvação a todos que o invocarem e o aceitarem como Salvador. E a segunda semelhante à primeira no valor tem como designação a liderança do Espírito Santo na vida dos membros da instituição família. E o Espírito Santo guia o cristão pela consciência e pela Escritura Sagrada.
Por fim, o chamado de Deus na vida de Abraão teve um preço a ser pago. A renúncia da terra, da parentela e da casa são demonstrações do preço elevado pago por Abraão (Gn 12. 1). Abraão renunciou a terra natal, o conforto do lar, os amigos, o tradicional estilo de vida, o direito de habitar entre os teus, o direito de ter uma velhice tranquila e o direito de dirigir a sua própria vida. Será que você esta pronto para pagar tal preço?
Renunciar é abrir mão de bens pessoais para servir a outros conforme a vontade de Deus. E diante das renúncias Deus proporcionará bênçãos para a família.

14 comentários:

  1. A paz do Senhor Jesus. Parabéns pelo belo artigo. Muito bom. Que o Senhor Deus de Abraão o continue abençoando com todas as bençãos da promessa de Abraão.

    ResponderExcluir
  2. Meu e-mail: geraldodcavalcante@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus. Muito obrigado pelo incentivo.

      Excluir
    2. A paz do Senhor. Muito obrigado por seu comentário no blog, gratidão!

      Excluir
  3. Será fundamental pra aprimoramento dá mensagem q.irei ministrar nesta noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor. Como é gratificante para nós sabermos que o nosso blog está sendo útil como subsídios aos obreiros do Senhor. Muito obrigado.

      Excluir
  4. Muito forte, DEUS abençoe ricamente seu ministério e família, em nome de JESUS!!!

    ResponderExcluir
  5. Como pode a bênção de Abraão (pai de uma multidão de nações, sendo estas as tribos de Israel), se a palavra 'multidão' é restritiva? A Humanidade é maior que uma multidão. Mesmo se usando a palavra 'multidão' para a Humanidade, a lógica falha. Não se pode chamar a Humanidade de multidão.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Deus continue abençoando sua vida é seu trabalho que pra mim foi fundamental

    ResponderExcluir
  7. Amém! Gratidão. Que Deus continue abençoando a sua vida.

    ResponderExcluir
  8. Graça e Paz! Quando lemos na biblia Deus se dirigindo a Abraão,podemos entender que ( em ti serão bendita todas famílias da terra) aqui está tratando da linhagem de Jesus,sendo assim, todos que creem no seu nome são benditos,cumprindo-se a palavra proferida por Deus,é minha humilde opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor. Gratidão por sua contribuição. Continue orando por nós, estamos juntos em oração.

      Excluir