Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Subsídio da lição de EBD: AS PRAGAS DIVINAS E AS PROPOSTAS ARDILOSAS DE FARAÓ.


Subsídio da lição de EBD: AS PRAGAS DIVINAS E AS PROPOSTAS ARDILOSAS DE FARAÓ.
A presente lição se desenvolve com base em duas questões importantes do livro de Êxodo: as pregas divinas e as proposta de Faraó. Sobre as pragas vale lembrar que foram 10. Abaixo segue a sequência:
Primeira: As águas tornaram-se em sangue (Êx 7.19-25).
Segunda: A praga das rãs (Êx 8.1-15).
Terceira: A praga dos piolhos (Êx 8.16-19).
Quarta: A praga das moscas (Êx 8.20-32).
Quinta: A praga da peste nos animais (Êx 9.1-7).
Sexta: A praga das úlceras (Êx 9.8-12).
Sétima: A praga da saraiva (Êx 9.22-35).
Oitava: A praga dos gafanhotos (Êx 10.12-20).
Nona: A praga das trevas (Êx 10.21-29).
Décima: A morte dos primogênitos (Êx 12.29-36).
Já sobre as proposta de faraó vale lembrar que foram quatro.
Primeira Proposta: Ide, e sacrificai ao vosso Deus nesta terra. (Êx 8.25).
Segunda Proposta: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao Senhor vosso Deus no deserto; somente que, indo, não vades longe; orai também por mim (Êx 8.28).
Terceira Proposta: Não será assim; agora ide vós, homens, e servi ao Senhor; (Êx 10.11).
Quarta Proposta: Ide, servi ao Senhor; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças (Êx 10.24).
I – AS PRAGAS ENVIADAS E A PRIMEIRA PROPOSTA DE FARAÓ .
1- Pragas atingem o Egito (Êx 7.19-12.33).
2- A primeira proposta (Êx 8.25).
Comentário:
E depois foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto. Mas Faraó disse: Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel. Êxodo 5:1-2.
A interrogação de Faraó foi a seguinte quem é o Senhor? Líder da maior potência da época o maioral egípcio por ser considerado um deus por seus liderados se achava na condição de menosprezar o Senhor, por isso, encontramos a narrativa bíblica em que Deus lança dez pragas sobre o Egito para mostrar ao líder do Egito que Ele de fato é o Senhor e monarca egípcio não passava de uma criatura orgulhosa.
Já a primeira proposta “Ide, e sacrificai ao vosso Deus nesta terra” (Êx 8.25). Demonstra que Faraó não queria que o povo saísse do território egípcio, porém, o que estava por trás desta ideologia era de fato a mistura do culto santo com o pagão. Nos dias atuais tal fato é chamado de ecumenismos que segundo o pastor Claudionor Correa de Andrade ecumenismo trata-se:
“... porém, a palavra foi sendo desvirtuada até ser tomada como um perfeito sinônimo para o sincretismo religioso.
Os que buscam semelhante universalidades, pregam a união indistinta entre protestantes, católicos, judeus, espíritas, budistas etc. Tal união é contrária ao espírito das Sagradas Escrituras. (Andrade, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro/CPAD, 1996).
Logo se conclui que o objetivo de Faraó era desvirtuar o povo da presença de Deus.
II – FARAÓ NÃO DESISTE.
1- A segunda proposta de Faraó (Êx 8.28).
2- A terceira proposta de Faraó (Êx 10.7).
Comentário:
A segunda proposta “Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao Senhor vosso Deus no deserto; somente que, indo, não vades longe; orai também por mim” (Êx 8.28), tinha como objetivo a continuação da influência egípcia sobre os israelitas. Duas doutrinas bíblicas são importantes para compreendermos o desligamento do cristão para com o mundo. São elas: regeneração e santificação. A regeneração fala da saída do cristão do mundo. Já a santificação corresponde com a saída do mundo de dentro do cristão. Não adianta ter saído do mundo sendo que o mundo esteja dentro do crente.
E a terceira proposta “Não será assim; agora ide vós, homens, e servi ao Senhor” (Êx 10.11), corresponde com a hostilidade de satanás para tirar a identidade dos servos de Deus. Se por acaso Moisés concordasse com a atitude de Faraó os israelitas sofreriam no aspecto espiritual e físico, e isto por separem de suas famílias. Na ação de Deus para abençoar o seu povo Ele trabalha com a soma e a multiplicação. Deus não divide a família. O que Deus uniu não separa o homem.
III – A PROPOSTA FINAL.
1- A situação caótica do Egito.
2- A quarta e última proposta.
Comentário:
O Egito tinha sofrido bastante por não atender a voz de Deus por meio do seu profeta Moisés. A situação estava caótica imagino os rumores da população questionando a liderança de Faraó, porém, mesmo assim, o líder egípcio faz uma última proposta a de “ide, servi ao Senhor; somente fiquem ovelhas e vossas vacas” (Êx 10.24), isto é, Faraó queria ligar os israelitas com as suas propriedades, porém, o que Deus tinha ordenado era a saída do povo para fazer sacrifício e sem os animais para o holocausto não adiantaria a saída do povo. Texto da revista: “esta proposta também significa os nossos negócios e interesses materiais, não santificados e não sujeitos à vontade de Deus”.
A palavra dos mensageiros do Senhor a Faraó foi categórica: Nem uma unha ficará (Êx 10.26).
O que Deus tem para nós ninguém tirará. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus Romanos 12.2.

2 comentários:

  1. Meus parabéns Ev Andreson pelo comentário . Que Deus continue abençoado sua vida ,seu ministério e toda sua família ! Pb Ricardo Siqueira ( USA )

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado. Para nós é uma honra poder contribui com a Escola Bíblica Dominical que para mim é a melhor escola do mundo. Estamos orando por vocês. Forte abraço.

    ResponderExcluir