Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Subsídio da lição de EBD: UM LIBERTADOR PARA ISRAEL.


Subsídio da lição de EBD: UM LIBERTADOR PARA ISRAEL.
Libertador é a palavra chave para a presente lição e tem como significado aquele que liberta ou concede a liberdade à outra pessoa. A lição analisará a vida de Moisés em três momentos. No primeiro momento a exibição corresponde com o chamado de Moisés, enquanto no segundo as desculpas do profeta, e por fim, no terceiro momento a apresentação de Moisés a Faraó.
Conforme Swindoll “Moisés passou seus primeiros quarenta anos pensando que era alguém. Os segundos quarenta anos, passou aprendendo que era um ninguém! Os últimos quarenta anos ele os passou descobrindo o que Deus pode fazer com um ninguém”.
I – MOISÉS – SUA CHAMADA E SEU PREPARO.
1- Deus chama o seu escolhido. 
2- O preparo de Moisés (Êx 3.10-15). 
3- O objetivo da chamada (Êx 3.10).  
Comentário:
Moisés significa tirando, ou que foi tirado, nome outorgado pela filha de faraó que o chamou de Moisés e disse: Por que das águas o tenho tirado (Êx 2.10).
Moisés viveu 120 anos e nestes anos a sua vida foi dividida em três etapas, porém duas delas abrange o período de Israel no Egito e a última corresponde ao período de Israel no deserto.
Moisés no palácio. Os primeiros 40 anos da vida de Moisés foram marcados pelos seguintes acontecimentos: nascimento de Moisés, educação de Moisés e fuga de Moisés.
O nascimento de Moisés. Moisés nasceu no período em que os filhos de Israel eram mortos, mas por três meses o mesmo foi por seus pais escondido (Êx 2.2).
Educação de Moisés. Moisés por certo período foi por sua mãe criado e em seguida entregue a filha do faraó. Com a filha de faraó vivendo no palácio Moisés logo foi introduzido na escola egípcia tornando conhecedor de todas as ciências do Egito que segundo dados históricos eram: matemática, geometria, arquitetura, medicina e química (At 7.22).
Fuga de Moisés. Após ver um varão egípcio ferir um judeu. Moisés vendo que ninguém ali havia feriu ao egípcio e escondeu o corpo do mesmo na areia e no dia seguinte ao dar conselhos a dois hebreus que estavam brigando foi Moisés indagado se era ele juiz para julgar aquele conflito ou mataria ao injusto daquele conflito (Êx 2.11-14).
Moisés no Deserto. Conforme o livro de Atos capítulo sete no versículo trinta os dias de Moisés no deserto de mídia foram de quarenta anos. Nesta nova etapa os acontecimentos na vida de Moisés foram: casamento com Zípora (Êx 2.21) e a chamada de Moisés.
Moisés subiu ao monte para apascentar as ovelhas, subir ao monte indica deixar as coisas naturais de lado e buscar a face de Deus. No monte Horebe era natural à presença de sarça, porém nenhuma delas chamou atenção de Moisés como a que se ardia no fogo e não se consumia.
Foi, portanto no monte Horebe que Deus chamou a Moisés outorgando lhe uma missão em especial; livrar os israelitas da mão de faraó (Êx 3.10).
II – AS DESCULPAS DE MOISÉS E A SUA VOLTA PARA O EGITO.
1- O receio de Moisés e suas desculpas.
2- Deus concede poderes a Moisés.
3- O retorno de Moisés.
Comentário:
Moisés apresenta duas desculpas. Na primeira desculpa Moisés disse que os israelitas não iriam acreditar que ele era enviado por Deus. E a segunda desculpa Moisés disse que não possuía eloquência.
Como resposta divina sinais são manifestados para encorajar Moisés. E assim também ocorre nos dias atuais onde Deus opera sinais e maravilhas para que os seus servos saibam que Ele é Deus e a sua vontade é boa, perfeita e agradável.
O líder tem como missão planejar, organizar e guiar. Na Bíblia há inúmeras citações exemplificadas por seres humanos que serviram a Deus com sinceridade. E de maneira eficiente e eficaz agradaram ao Senhor. Para uma liderança ser eficiente é necessário que haja harmonia na comunicação, fidelidade ao compromisso assumido e existência de uma visão, pois sem visão não há liderança. Logo, a liderança eficiente terá condição para manter resultados prolongados, por isso, é fundamentar saber para onde ir quando não souber o que fazer. A comunicação diminui a distância, o compromisso transforma o irreal em realidade e a visão outorga possibilidades para o milagre.
III – MOISÉS SE APRESENTA A FARAÓ (ÊX 5.1-5).
1- Moisés diante de Faraó.
2- A queixa dos israelitas (Êx 5.20,21).
3- Deus promete livrar seu povo (Êx 6.1).
Comentário:
Moisés obedeceu ao Senhor, porém, ao se apresentar a Faraó a situação se agravou. As dificuldades aumentaram para o povo e para o profeta. Mas, com o aumento das tribulações para com a nação israelita isto não indicava que Deus estava ausente. Pois, na presença de Deus milagre ocorre. E o milagre proporciona evangelização, glorificação divina e vitória para os necessitados.
 Na leitura bíblica três serão os tipos de chamados encontrados; chamados das trevas para a maravilhosa luz, chamados para servir e chamados para a glorificação.
Pelos escolhidos missões nobres foram executadas.
Noé teve como missão executar a tarefa de construir uma arca e apregoar a mensagem de arrependimento.
Jonas teve como missão executar a tarefa de pregar a mensagem de arrependimento em Nínive.
Moisés teve como missão guiar, proteger, amar, em suma, liderar um povo numeroso no deserto.
Davi teve como missão firmar o reino israelita.
Elias teve como missão dentre tantas, ungir a Eliseu como sucessor.
Os doze tiveram como missão pregar o evangelho primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel, a curar os enfermos, a limpar os leprosos, a ressuscitar os mortos e a expulsar os demônios (Mt 10.6-8).

 

8 comentários:

  1. Muito Bom!! Muito Bom... Jesus te abençoe!!

    http://mariavaldap.blogspot.com.br/
    Me visite...

    FELIZ ANO NOVO.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado. Também desejamos um Feliz Ano Novo .

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado meu irmão, seus trabalhos tem me ajudado muito. Fique na paz.

    ResponderExcluir
  4. Irmão Claudeson Rosalvo Silva é uma honra poder contribuir com o exercício do seu ministério. E lembre estamos orando por todos aqueles que exercem o ministério do ensino da Palavra do Senhor. Muito obrigado.
    A paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Pastor, gostei do trabalho, vou usa-lo para ministrar minha aula de domingo, Paz!!!

    ResponderExcluir
  6. Irmão Domingos Silva muito obrigado. É uma honra poder contribuir com o seu ministério. Que Deus lhe prospere em toda boa obra. A paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  7. A paz do Senhor Jesus Andresson,que Deus continui te usando poderosamente no ensino e na pregacao.Suas licoes tem me ajudado muito nas minha aula.Um feliiz ano novo pra vc e sua familha
    ass:Nelsinho

    ResponderExcluir
  8. Irmão Nelson Ribeiro é uma honra podermos juntos somarmos forças em prol do Reino de Deus. Que Deus continue abençoando o seu ministério de ensino. Parabéns pela dedicação. E feliz 2014.

    ResponderExcluir