Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 18 de janeiro de 2014

Subsídio da lição de EBD: A CELEBRAÇÃO DA PRIMEIRA PASCOA


Subsídio da lição de EBD: A CELEBRAÇÃO DA PRIMEIRA PASCOA
A quarta lição deste 1º trimestre de 2014 tem como objetivo outorgar aos alunos conhecimento sobre o real sentido da páscoa, compreender os elementos presentes na realização da mesma, e por fim, conscientizar que Jesus é a páscoa da igreja.
Páscoa (hebraico, pesah) passagem. Para os israelitas a páscoa era uma importante festa em que havia comemoração, pois a mesma permitia que as lembranças da saída do Egito fossem nítidas.
I – A PÁSCOA.
1- Para os egípcios.
2- Para Israel.
3- Para nós.
Comentário:
Para os egípcios a páscoa passou a ter como significado juízo. Porém, o juízo só se tornou real pela desobediência de faraó.
Já para os israelitas a páscoa passou ater como significado passagem para a liberdade, pois os israelitas deixaram depois de 430 anos de morada no Egito para irem para sua própria terra. Lembrando que os 300 anos últimos no Egito foram de tribulações e de longos dissabores. Dissabores demonstrados na morte de crianças do sexo masculino por decreto de faraó. Em suma, para os israelitas a páscoa tornou-se boas lembranças. Boas lembranças possíveis pela obediência dos filhos de Deus.
E para os cristãos a páscoa tem como significado a passagem da morte para a vida. Isto é, quando não tínhamos Jesus como Salvador, estávamos mortos para as coisas celestiais, porém pós a convenção morremos para o mundo para vivermos para Cristo.
E viver para Cristo indica que:
Ocorreu regeneração. Regeneração é o ato em que Deus outorga uma nova vida a pessoa que aceitou Jesus como Salvador. De fato a regeneração é o nascimento espiritual em que uma pessoa recebe o Espírito Santo, pois a efetuação do novo nascimento é realizada pelo Espírito Santo.
Jesus (Jo 3.3-5) afirma que ninguém pode entrar no céu sem a regeneração.
A regeneração é inseparável do arrependimento, pois o arrependimento é um ato de contrição profunda do coração, pela culpa de uma ação cometida com desejo de deixar o erro e praticar o bem.
Viver para Deus indica que houve a transformação do ser humano e a palavra chave para resumir tal verdade bíblica é “salvação”.
E a relação entre regeneração, santificação e glorificação no que corresponde a salvação é definida da seguinte maneira: “regeneração é a salvação do espírito; santificação é a salvação da alma, e glorificação é a salvação do corpo”.
Houve justificação. O salário do pecado é a morte (Rm 6.23), sendo assim Deus não poderia justificar o ímpio comprometendo a lei, por isso, o ser humano é justificado por causa dos méritos de Jesus e não pelas obras da lei (Gl 2.16).
Para Paulo a doutrina da justificação pela fé foi motivo para a escrita de duas epístolas, Romanos e Gálatas, pois havia membros da igreja que defendia a justificação pelas obras da lei (Gl 2.16). Já para Martinho Lutero a justificação pela fé era artigo importante para a igreja se conservar em pé ou chegar a cair.
Portanto, todos os que confiam em Jesus são declarados justificados, ou seja, justos. Porém, o método da justificação é divino, porque a justificação realizada pelos seres humanos só pode justificar um (o inocente) e condenar o outro (culpado), já a justificação divina justifica o culpado e não é baseada nos méritos e sim na misericórdia.
II – OS ELEMENTOS DA PÁSCOA.
1- O pão.
2- As ervas amargas.
3- O cordeiro.
Comentário:
O fermento na Escritura Sagrada tem como significado pecado ou transgressão. O pão sem fermento passou a ter como significado a ausência do pecado. Logo, os israelitas estavam saindo do Egito e deveriam se apartar de uma vez por toda de toda semelhança do pecado.
As ervas amargas indicavam que o fim do sofrimento, ou seja, do julgo do Egito sobre os israelitas estava chegando ao fim. 
O cordeiro deveria ter um ano e não poderia ter mancha alguma. A carne seria consumida e o sangue deveria ser posto sobre os umbrais das portas. A importância do cordeiro na páscoa dos israelitas se define em: suprimento e proteção. O suprimento para a longa viagem e proteção de toda sorte de males. No contexto hodierno o suprimento é espiritual e a viagem tem como referência almejada o lindo céu.
III – CRISTO, NOSSA PÁSCOA.
1- Jesus, o pão da vida.
2- O sangue de Cristo.
3- A santa Ceia.
Comentário:
Com base em 1ª Coríntios capítulo 11, a Santa Ceia outorga esperança e instrui os membros do corpo de Cristo no que corresponde:
Lembranças do calvário: logo a Santa Ceia é um memorial da morte de Jesus Cristo a nossa páscoa (24).
Efetuação da evangelização: anunciai a morte, isto é, a Santa Ceia confirma a missão evangelizadora da igreja (v.26).
Arrebatamento da Igreja: pois a morte de Jesus deverá ser anunciada até que Ele venha (v.27).
Autoanalise: cada um deverá examinar a si mesmo (v.28). Na Santa Ceia o cristão aprende que só Jesus é que pode condenar e julgar. Por isso, cada um examina a si mesmo e se achando digo participa da ceia do Senhor.
Então concluímos:
Como Participar da Santa Ceia?
A= de maneira digna (1 Co 11.27).
B= sem julgamentos (1 Co 11. 31).
C= e em ordem (1 Co 11. 33).

Nenhum comentário:

Postar um comentário