Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 25 de janeiro de 2014

Subsídio da lição de EBD: A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO


Subsídio da lição de EBD: A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO
Deus atenta para os filhos de Israel (Êx 2. 25) e levanta um libertador o qual foi guardado por um ato milagroso e no seu devido tempo chamado para agir conforme a sua vontade.
Da mesma maneira nos dias atuais, Deus continua agindo em prol do seu povo. As promessas de bênção ao serem prometidas são categoricamente cumpridas, pois Ele é o mesmo e não mudou e nem mudará (Hb 13.8). A entrada dos israelitas no Egito foi um ato de Deus em proteger o seu povo, sendo assim também a saída deste povo seria um ato de Deus em cumprir as suas promessas e proteger o seu povo.
I – A TRAVESSIA DO MAR.
1- A saída do Egito (Êx 12.11,37).
2- A perseguição de Faraó (Êx 14.5-9).
3- A ruína de Faraó e seu exército (Êx 14.26-31).
Comentário:
Deus confirma milagre no retorno para Canaã
Conforme o profeta Oséias no capítulo 11 e versículos 1,2 e 3; Deus amou a Israel e o tirou do Egito, tomando a Efraim pelos seus braços e mesmo assim não conheceram que Deus os curava.
A travessia do mar vermelho e do rio Jordão são verdadeiros atos de Deus para livrar o seu povo, sem citar vários momentos de conflitos bélicos vivenciados por Israel em que tudo parecia não ter mais jeito, mesmo assim o livramento se manifestava pelo poder de Deus.
A travessia do Mar Vermelho
No livro de Êxodo há explicações da saída dos israelitas do Egito para a região que mana leite e mana mel, sob a liderança de Moisés, autor do Pentateuco. Segundo esta narrativa a travessia ocorreu da seguinte maneira: primeiro, não foram pelo caminho da terra dos filisteus (Êx 13.17); segundo, fez caminhar o povo pelo caminho do deserto perto do mar vermelho (Êx 13.18); terceiro, partiram de Sucote e acamparam em Etã (Êx 13.20); quarto, acamparam diante de Pi – Hairote (Êx 14.2); quinto, região de Pi – Hairote, próxima do mar (Êx 14.9) e sexto acontece o milagre do mar (Êx 14.21).
O milagre do mar vermelho não é limitado no episódio da travessia, mas também na derrota do exército inimigo. O povo de Israel estava armado (Êx 13.18), mas não preparado, ou seja, estava vazio espiritualmente, então o milagre aconteceu para que o povo se alimentasse e entendesse o querer do Todo Poderoso.
II – O CÂNTICO DE MOISÉS.
1- Moisés celebra a Deus pela vitória (Êx 15.1-19).
2- Miriã juntamente com as mulheres louvam a Deus (Êx 15.20,21).
3- Celebrando a Deus.
Comentário:
Características da verdadeira adoração
A verdadeira adoração é realizada em espírito e em verdade (Jo 4.23). O termo em espírito indica o nível em que a adoração é realizada. Enquanto, o termo em verdade corresponde à sinceridade exercida no momento da adoração, pois a verdade é a característica de Deus encarnada na pessoa de Jesus.  A adoração não poderá ser realizada carnalmente, deverá ser em espírito, pois corresponde ao momento em que apresentamos o nosso corpo morto para o pecado e como templo do Espírito Santo. O nosso corpo deverá ser apresentado em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm 12.1).
Características do verdadeiro adorador
Deus procura por verdadeiros adoradores, portanto os autênticos adoradores deverão possuir as seguintes características:
a) o verdadeiro adorador tem uma vida de oração. A oração é o diálogo realizado entre o cristão e Deus, e de fato na oração também exercemos a gratidão a Deus pelos seus feitos na nossa vida.
b) o verdadeiro adorador tem uma vida de testemunho. É reconhecido pelos outros pelo temor ao Senhor e como homem ou mulher de Deus.
c) o verdadeiro adorador é conhecedor da Palavra de Deus. A Bíblia é a palavra de Deus e a adoração é um ato de gratidão a Deus, portanto o verdadeiro adorador deverá conhecer a Palavra de Deus.
d) o verdadeiro adorador busca a excelência na adoração.  Em tudo que o cristão realiza busca agradar a Deus e assim fazendo está buscando a excelência na adoração.
e) o verdadeiro adorador abandona o pecado. Viver em pecado é viver longe da presença de Deus e não ter a adoração reconhecida por Deus, pois o pecado nos afasta da presença do Senhor.
f) o verdadeiro adorador não escolhe o lugar para adorar a Deus. O verdadeiro adorador sabe que a adoração não está relacionada ao lugar, mas está relacionada ao nível e a característica da adoração.
III – A PROTEÇÃO E O CUIDADO DE DEUS COM SEU POVO.
1- Uma coluna de nuvem guiava o povo de Deus (Êx 13.21,22;40.36,37).
2- Deus cuida do seu povo (Êx 16.4; Dt 29.5).
Comentário:
Durante os primeiros 14 meses e 20 dias o povo palmilhou no deserto com os seguintes propósitos da parte de Deus: primeiro, Deus queria libertar o povo do espírito da escravidão; segundo, levar o povo  a dependência de Deus e terceiro, Deus queria trenar o povo para ser uma nação.
Conforme Êxodo capítulo treze versículo dezoito Deus guiou o povo de Israel pelo caminho do deserto para fazer desta uma grande e extraordinária nação. Com tantos milagres surge a grande interrogação por que os israelitas continuavam a murmurar? Outra pergunta é o porquê Deus escolheu a Israel? Sobre esta última pergunta, teremos como resposta. 
Deus escolheu a Israel para mostrar a sua glória ao mundo. O Egito era a grande potência da época enquanto Israel era um povo escravo. Segundo, Deus escolheu a Israel para outorgar ao mundo as Escrituras Sagradas. E por terceiro, Deus escolheu Israel para entregar o Salvador ao mundo.
Por fim, o deserto é o lugar estratégico para educar os filhos de Deus. E é também o local certo para proporcionar conhecimento sobre os limites humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário