O próprio termo grego que explica o significado de igreja leva-nos a entender o valor da evangelização na Bíblia Sagrada. Evangelizar é além de tudo propagar a Palavra do Senhor. É entregar as Boas Novas de Salvação às vidas necessitadas. Esta é a missão da igreja.
O propósito da evangelização é que todos se salvem da condenação eterna. E os meios são os mais diversos possíveis que estejam ao alcance de todos os ganhadores de alma.
Também é notório que o crente praticante da evangelização tenha o seu próprio perfil recheado de virtudes.
Também é notório que o crente praticante da evangelização tenha o seu próprio perfil recheado de virtudes.
Igreja viva é aquela que evangeliza. A que exerce esta atividade torna se benção para as nações, pois possibilita a transformação dos indivíduos do Estado pela presença da pregação poderosa da Palavra de Deus.
I – O que é evangelismo
Para o próprio Senhor Jesus em sua prática evangelística, evangelismo é a possibilidade de o pecador conhecer o Reino dos Céus e como fruto fazer parte dele. E para o mestre o evangelismo ainda é o princípio para o discipulado e é isto que o mesmo descreve para os seus discípulos na Última Comissão ( Mt 28.19). Já Paulo reconhece que o evangelho é poder de Deus para transformação de todos que crêem. A nossa aprendizagem em Romanos 1.16, gira em torno da ação da evangelização, a transformação do pecador.
Portanto evangelismo é a proclamação do evangelho realizado pela igreja com o objetivo alcançar o pecado.
II – Objetivo do Evangelismo
Possibilitar salvação ao perdido. Foi isto que Jesus realizou ao evangelizar Nicodemos, a mulher samaritana, dentre outros.
II – Objetivo do Evangelismo
Possibilitar salvação ao perdido. Foi isto que Jesus realizou ao evangelizar Nicodemos, a mulher samaritana, dentre outros.
Em suma, a salvação é o maior milagre que o ser humano pode receber da parte de Deus. É só refletir nos milagres realizados pelo Senhor Jesus, onde que as palavras proferidas pelo Mestre eram a tua fé te salvou. Salvação quer dizer ser livre. Ser livre do julgo do pecado, da condenação eterna, salvação é ter como promessa o Reino dos Céus.
III- Os meios a serem utilizados para a evangelização
Em pleno século XXI a igreja possui os mais variados meios para a propagação do evangelho. Vejamos alguns exemplos.
a) Folhetos; impressos pela própria igreja ou comprados. Lembrando que deverão ser informativos claros e bem objetivos.
b) Livros; há igrejas que produzem livros para doações ao público alvo. Meio que alcança a leitores.
c) Programas de Televisão.
d) Programas de Rádio.
e) Camisetas; com citações de versículos com amplitude evangelística.
f) Cartazes; bom é espalhá-los por lugares estratégicos.
g) Cultos ao ar livre.
h) Congressos evangelísticos.
IV – O perfil do ganhador de almas
IV – O perfil do ganhador de almas
O ganhador de almas tem como característica básica o amor para com as vidas necessitadas. Não tem como ser um evangelista sem amar as almas. Este é o sentimento do Senhor Jesus, portanto também passa a ser o sentimento do ganhador de almas.
O perfil do ganhador de almas se resume em condutas: conduta espiritual, conduta disciplinar e conduta pedagógica.
Procura apresentar te aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade ( II Tim 2.15).
Procura apresenta te aprovado, esta é a primeira parte do versículo, que identifica a importância da espiritualidade do propagador do evangelho, pois sendo espiritual discernirá as coisas espirituais. E o campo de ação da evangelização é a dimensão espiritual.
Como obreiro que não tem de que se envergonhar, esta é a segunda parte do versículo, que identifica a importância do caráter, ou seja, do testemunho do cristão. Aqui aprendemos que os atos são mais importantes do que as palavras. É fundamental para o ganhador de alma ser exemplar em seus atos realizados no dia a dia.
Que maneja bem a palavra da verdade, na terceira parte do versículo aprendemos a importância do conhecimento bíblico para a propagação do evangelho. Que pregues e ensine a palavra, mas para isto é importante conhecer e saber como ensinar a palavra de Deus.
Em suma, a missão da igreja é propagar a Palavra de Deus e a preguemos em tempo e fora de tempo e oremos para que igreja do Senhor Jesus chegue até os confins da terra.