Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 3 de maio de 2011

Ensino Missão Educadora da Igreja

Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando – as guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! (Mt 28.19,20).


A igreja possui como missão ensinar, isto indica que devemos não apenas buscar novos convertidos, mas o dever de fazer discípulos. O ensino possibilita edificação, isto é, crescimento tanto individual como coletivo. O crescimento individual trata se do progresso espiritual do cristão, enquanto o coletivo trata se do crescimento de toda a igreja. Ensinar deriva do latim; gravar, instruir, ou seja, possibilitar conhecimentos. Quando a igreja põe em prática esta missão tornará notório o avanço vivenciado pela congregação. Pois quando os membros desfrutam do autêntico ensino bíblico produzirão frutos. Ou melhor, tornarão discípulos de Jesus.

Portanto ensinar é plantar em um campo fértil, tendo a certeza que colherá frutos a cem, sessenta e a trinta (Mt 13.23). E é neste sentido que Salomão expressa sobre a permanência dos filhos no caminho em que foram instruídos (Pv 22.6).

I – Pontos Necessários para o ensino eficaz

O ensino eclesiástico não pode ser feito de qualquer maneira, primeiro por que é para glória de Deus, segundo é um meio de fazer a vontade do Senhor, em ganhar, preparar e enviar almas e em terceiro é uma das missões do corpo de Cristo. Por isso torna se necessário entender alguns textos bíblicos, como exemplo, Romanos capítulo doze e versículo sete, onde encontramos a seguinte citação: ... se é ensinar, haja dedicação ao ensino, portanto o ministério do ensino requer dedicação, termo que indica devotamento e abnegação. Devotamento no que se trata de preparação constante e abnegação trata se do propósito de ensinar como superior a qualquer outro tipo de realização. Dedicar a compreensão do texto, ao conhecimento do grupo em que vai ensinar e principalmente possuir uma vida dedicada ao Mestre.

Além da dedicação todo mestre deverá ser paciente em contemplar os efeitos do ensino, pois a ação modificadora da missão educadora requer tempo. Eunice e Lóide tiveram que esperar o desenvolvimento físico de Timóteo. Jesus durante três anos e seis meses esteve à disposição dos discípulos para ensiná-los. Moisés através de exemplos preparou Josué durante quarenta anos.


O tempo é um requerimento para o educador cristão. Tudo deverá ser realizado em seu tempo e nunca fora do tempo. Cada discípulo possui seu tempo. Tempo de formação. Tempo de envio. Tudo dentro de seu tempo.

E por fim, para um ensino eficaz é necessário que tenhamos comunhão com Deus. A palavra não pertence aos homens, mas são enviadas a eles. Isto indica que a inspiração do ensino tem como origem a pessoa de Deus para que as necessidades humanas sejam supridas. E para termos comunhão com Deus é necessário buscarmos primeiro o Reino dos Céus (Mt 6.33).

II – Propósitos do ensino

O educador é considerado por muitas pessoas como instrumento fundamental da sociedade, pois é por este profissional que passa todos os demais. Também é pelo educador cristão que passa todos os membros da igreja. Se no secular ensinar é preparar profissionais qualificados no campo espiritual ensinar é fazer discípulos.

Fazer discípulos é o primeiro propósito do ensino realizado pela igreja. Discípulos de Cristo que ame as almas perdidas, que se entregue pela causa do evangelho e que em especial tenha o sentimento de Jesus (Fp 2.5).

O ensino cristão possibilita o aperfeiçoamento dos santos (Ef 4.12). Quanto mais instrução mais perfeição. O aperfeiçoamento se relaciona com uma vida santificada pela Palavra, pela oração, pela leitura da bíblia, pela presença na igreja e aqui em especial pela pregação e ensino da Palavra. Assim resume que o segundo propósito do ensino é o aperfeiçoamento dos santos.

Outro propósito do ensino bíblico realizado pela igreja é a edificação da mesma. Somos edificados em Cristo quando aprendemos a respeito dEle e passamos a viver uma vida moldada pela Escritura Sagrada. Edificação ato de edificar, construir, induzir à virtude e introduzir a moral.

Quando a pergunta é em que somos edificados a resposta é na Pedra da Esquina, ou seja, não no objeto, mas sim na pessoa de Jesus.

Exerça com humildade e dedicação o majestoso ministério do ensino da Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário