Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 19 de março de 2013

SACERDOTE, INTERCESSOR DO POVO


TEXTO ÁUREO: Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (1 Pe 2.9).
Introdução
Um dos oficiais de Deus no Antigo Testamento foram os sacerdotes. A missão principal do sacerdote era possibilitar a relação entre o homem e Deus. Ou seja, tinha como missão levar o homem até Deus por meio de sacrifícios e pela oração intercessora. Jesus em seu ministério foi Sacerdote perfeito, pois por meio da sua morte, Ele Jesus foi o próprio sacrifício oferecido ao Pai para a salvação de todos que creem.
I – ATRIBUIÇÕES AO SACERDOTE.
No Antigo Testamento o homem deveria aproximar se de Deus através de um sacrifício e manter-se junto de Deus por meio da intercessão. O sacerdote era responsável pelo sacrifico e também pela intercessão. Logo, o sacerdote era o elo entre o homem e Deus. Ao contrário do profeta que era o elo entre Deus e o homem.
1- Sacrifício.  A principal função que vem a nossa mente do sacerdote é o sacrifício. Pois, o sacerdote tinha como principal função a de sacrificar, ou seja, oferecer vítimas a Deus. Porém, o sacrifício era incompleto, pois o sacerdote se apresentava constantemente perante Deus com sacrifícios.
No dia dez do sétimo mês, no contexto histórico da nação israelita no Antigo Testamento o sumo sacerdote tinha a oportunidade de entrar no Santo dos Santos para interceder por meio do sacrifício o perdão para com o povo (Êx 30.10, Hb 9.7, Lv 16).
2- Intercessão. Se a principal função de um sacerdote era o sacrifício. A ideia fundamental do sacerdote era a de um mediador entre o homem e Deus. Isto é, o sacerdote levava a Deus as necessidades dos homens e por meio de orações colocava o individuo diante de Deus. O homem chegava-se a Deus por meio de um sacrifício e se mantinham diante de Deus por meio da oração. Tanto o sacrifício e a intercessão cabiam ao sacerdote e por meio de tais ações o indivíduo aproximava-se de Deus.
Por meio do sacrifico Deus perdoava o individuo e pela intercessão Deus santificava o individuo. Seria hoje a conversão que é a saída do homem do mundo e também seria a santificação que é a saída do mundo de dentro do cristão.Logo, o perdão do pecado do povo era realizado por meio do sacrifício e por meio da intercessão.
II – JESUS CRISTO SACERDOTE POR EXCELENCIA.
1- Jesus Cristo o próprio sacrifico. Jesus como sacerdote tem funções diferentes e superiores ao sacerdócio de Israel e ao sacerdócio da Igreja. Jesus foi superior em seu sacerdócio por ter que se entregar como sacrifício para a salvação da humanidade. Porque Deus amou o mundo inteiro que deu seu único filho (Jo 3.16), note bem, deu seu único filho. Jesus foi o sacrifício para que por meio dEle todos viessem a serem salvos (Hb 1.3).
O sacerdócio de Jesus foi superior ao sacerdócio dos levitas por ser o sacerdócio de Cristo perfeito e por exercer Jesus seu ministério no céu. Portanto, o sacerdócio de Jesus é perfeito e superior ao sacerdócio dos outros. A superioridade do ministério sacerdotal de Jesus estar associado ao oferecimento do sacrifício. O sacrifício de Jesus era superior porque não foi oferecido no templo terrestre, e sim, no céu (Hb 9.24).
2- A oração sacerdotal de Jesus. No capítulo 17 do Evangelho de João notaremos que Jesus faz uma oração pelos seus discípulos. O nome de Jesus é o Glorificado e o assunto do capítulo é a oração de Jesus. Na oração sacerdotal Jesus pede ao Pai que o glorifique (v.1), roga pelos discípulos (v.9) para que sejam um (v.11), para que os discípulos sejam guardados do mundo (v.15) e nesta oração Jesus intercede por todos aqueles que o aceitarão como Salvador (v.20).
III – A MISSÃO SACERDOTAL DA IGREJA.
1- A missão sacerdotal da igreja: na reconciliação do pecador. A função sacerdotal da igreja é diferente da missão sacerdotal de Jesus Cristo. A missão da Igreja tem como objetivo reconciliar o homem pecador com Deus que é Santo. No contexto histórico o ser humano tem enveredado por caminhos que não agradam a Deus e por isso, tem pecado e distanciado do Senhor.
A cada dia os três inimigos da Igreja tem outorgado ao pecador oferendas para torná-los cada vez mais distantes de Deus. Estes inimigos são: carne, mundo e o diabo. Porém, a igreja pela Palavra do Senhor tem o dever de proclamar a salvação em Cristo Jesus (Mc 16.15). Quando a igreja exerce a sua missão evangelizadora a mesma estar exercendo a missão sacerdotal de reconciliar o pecador com Deus que é Santo.
2- A missão sacerdotal da igreja: no sacrifício. Também, é missão da igreja como sacerdócio de Jesus Cristo oferecer os nossos corpos como sacrifício vivo (Rm 12.1). É nosso dever alistarmos para exercermos o serviço cristão. Deus nos chamou para servirmos a Ele e quando assim exercermos nossas atividades estaremos oferecendo o nosso corpo como sacrifício vivo e isto é agradável a Deus.
Há de fato o sacrifico quando outorgamos bens materiais para sustentar a obra de Cristo (Fp 4.18). Os assuntos dízimos e ofertas são questionados por boa parte dos membros das igrejas, porém o fato é que tais assuntos são bíblicos e extremamente espirituais. O dízimo foi instituído por Deus para que haja mantimento. Porém o dízimo não foi instituído no período da lei, mas sim anterior a dispensação da lei e o próprio Jesus ratificou a observância do dízimo (Mt 23.23). No texto áureo do tema dízimo haverá um mandamento, trazei todos os dízimos, haverá um desafio, fazei prova de mim e também haverá uma promessa se não abrir as janelas do céu (Ml 3.10). Além dos dízimos os ensinos bíblicos sobre mordomia cristã enfatizam também as ofertas. Sobre ofertas existem alguns princípios importantes, analisaremos quatro: o princípio da motivação, o que de fato nos leva a contribuir (II Co 9.7); o princípio da distribuição, ou seja, o que temos possuímos para distribuir; o princípio da proporção, colheremos pela proporção que plantarmos (II Co 9.6) e em quarto o princípio da provisão, Deus é fiel e proverá o necessário para as nossas vidas. Sendo obediente nos dízimos e nas ofertas colheremos de Deus o melhor para as nossas vidas em todas as áreas, sejam elas; física, emocional, profissional, ministerial e principalmente espiritual.
O sacrifício também estar presente no louvor, pois por meio dele apresentamos-nos diante do Senhor que és digno de todo louvor e glória para sempre (Rm 11.33-36).
3- A missão sacerdotal da igreja: na intercessão. É da responsabilidade da igreja interceder por todos os homens (1 Tm 2.1,2). Porém, o Espírito Santo nos leva a orar da maneira que convém (Rm 8.26) fazendo com que as orações sejam respondidas.
 Porém, há muitas orações que não são atendidas pelas seguintes verdades:
a)  Orações que são feitas com palavras repetitivas e vazias:
b)  Orações que são feitas com corações ambiciosos: “pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” (Tg 4.3).
c)  Orações que são feitas com amargura no coração por alguém: “quando estiverdes orando, perdoai se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas” (Mc 11.25-26).
Porém, há muitas orações que são atendidas pelas seguintes verdades:
a)  Orações que são feitas segundo a vontade de Deus: “e esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve” (1 Jo 5.14).
b)  Orações que são feitas em nome de Jesus: “e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.” (Jo 14.13,14).
c)  Quando vivemos em plena comunhão com Deus e com sua palavra: “se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15.7).
CONCLUSÃO
Sacerdotes homens que dedicaram suas vidas para exercerem um ministério sólido e perfeito. Porém, o sacerdócio perfeito e superior foi exercido pelo Senhor Jesus para que a igreja seja representante direto dEle aqui na terra com a responsabilidade de pregar, ensinar e interceder por todos (Mt 28.19,1 Tm 2.1).

Um comentário: