Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 29 de março de 2013

Subsídio da lição – Família, criação de Deus.


A palavra-chave para a 1ª lição deste 2º trimestre é “FAMÍLIA”. A palavra-chave, FAMÍLIA, corresponde a um grupo de pessoas ligadas por casamento, filiação ou adoção.
Porém, além de conceitos diferentes outorgados pelas ciências, a família não é composta de um único tipo, mas de no mínimo dos seguintes tipos.

·                    Família Nuclear – também conhecida como família elementar é a configuração constituída pelo pai, mãe e filhos.
·                    Família Extensiva – trata-se da família abrangente a nuclear que amplia a sua constituição com a presença de sogro, sogra, avôs, tios, primos...
·                    Família Abrangente – trata - se da família que inclui membros por afinidade, ou seja, por laços afetivos.
·                    Família Monoparental – trata-se, da família que os irmãos possuem uma mesma mãe e não um mesmo pai. Ou seja, mesma mãe e pai diferente ou mesmo pai e mãe diferente.
·                    Família Recomposta – trata-se do desfeito do núcleo marital, ou seja, separação do casal ou a morte de um dos membros deste núcleo e o outro se casa com outra pessoa.
·                    Família Adotiva – trata-se, da adoção. Quando uma criança é adota a mesma passa a ter um lar, uma família.

As instituições presentes em analises sociológicas são: Família, Empresa, Escola, Igreja e Estado.
 
(meus pais, minha filha e minha esposa - minha família nuclear e extensiva)
I – A FAMÍLIA NO PLANO DIVINO.
1- O propósito de Deus.
2- Um lugar de proteção e sustento.
3- A primeira família.
Comentário: A família foi criada para que houvesse relacionamentos frutíferos. Porém, pelo aumento do pecado a família tem sido vítima do esfriamento do amor existe entre os membros do lar.
Os relacionamentos frios são marcados pelos seguintes sintomas:
Ø  Ausência de cuidados mútuos, ou seja, uma família com mundos diferentes.
Ø  Divergências de metas.
Ø  Ausência de contatos básicos, como: uma saudação e até mesmo de um beijo.
Ø  Ausência de respeito.

E as causas para tal esfriamento são:
Ø  O aumento do pecado.
Ø  Tempo superior gasto para outras coisas e para outras pessoas e não a família.
Ø  O desistir do outro.
Ø  A acomodação. A acomodação no processo social é a resolução de um atrito sem cortar o mal pela raiz.
Portanto, a família é uma dádiva de Deus ao homem e cabe ao mesmo cuidar e zelar da família em um mundo cheio de afronta a esta instituição.

Surge uma pergunta básica: Como cuidar da família?
Primeiro: reconhecer que dependemos de Deus para o bem estar do nosso lar.
Segundo: fazer aquilo que depende de nós. Darmos a iniciativa em buscar a Deus e instruir o nosso na palavra do Senhor.
 
O primeiro mandamento de Deus foi outorgado à instituição família. Tal mandamento é cultural: Multiplicai e enchei a terra.

II – A QUEDA E AS SUAS CONSEQUENCIAS PARA A FAMÍLIA.
1- O ataque do inimigo.
2- Os relacionamentos da queda no relacionamento familiar.
3- A vida familiar depois da queda.
Comentário: Assim como no principio, satanás atacou a família para vê-la em crise, o mesmo nos dias modernos continua a atacar a família.
Com a queda do homem veio os resultados de tal escolha: separação para com Deus (isto é, morte espiritual), confronto entre irmãos (Caim e Abel), morte física (que de fato é a pior de todas as dores, a perca de um ente querido), dores de parto e fadiga no desenrolar das atividades relacionadas ao trabalho.
Satanás focou na família de Adão para trazer transtorno ao mundo, assim nos dias de hoje o mesmo continua a focar nos lares dos cristãos para produzir desordem e destruição, portanto é necessário que vigiemos e oremos para não cairmos em tentação.

III – A CONSTITUIÇÃO FAMILIAR AO LONGO DOS SÉCULOS.
1- Família patriarcal.
2- A família nuclear.
3- A família na atualidade.
Comentário: A unidade da família passa a ser vítima de ameaças internas e externas. Em muitas ocasiões a família é responsável pela decomposição da mesma. As muitas prerrogativas da vida, a busca incessante de realizações individuais, a falta de tempo, a falta de diálogo, a falta de compreensão, tornam-se motivos para o fim da família.
Certamente a família vivencia expectativas e frustrações. E as expectativas fazem com que os membros da família tenham contato com o mundo exterior. E é neste contato direto com o exterior que as frustrações aparecem. Na sociedade atual uma das maiores causadora da frustração no seio da família tem sido as drogas, e a cada dia o número de pessoas viciadas tem aumentado, e o número de famílias unidas diminuído.
As ameaças externas se resumem no uso de drogas lícitas e das não lícitas, da política liberal (que tanto ameaça a unidade da família por aprovações de projetos de Lei), da educação liberal (que ameaça os princípios bíblicos, e aqui surge à missão dos pais em instruir os seus filhos no caminho do Senhor) e também a mídia (com jogos, filmes, desenhos, sites de relacionamentos).
Um exemplo básico da mídia como ameaça a família são os divórcios causados pelo mau uso do facebook, isto é um fato nos Estados Unidos da América e no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário