A
palavra-chave para a 12ª lição deste 1º trimestre é “ESCOLA DE PROFETAS”. A
palavra-chave, ESCOLA DE PROFETAS,
corresponde a um lugar, em que funciona uma instituição voltada para o ensino.
A Escola de Profetas instituição do Antigo Testamento tinha como objetivo
primordial a transmissão de valores morais e espirituais aos discentes.
A
Escola de Profetas não ensinava aos discentes a profetizar, pois a profecia é
de origem divina, ou seja, é mensagem provinda de Deus para alguém, com isto
percebe se que a Escola de Profetas transmitia os valores culturais e espirituais
de Israel, tendo em vista a passagem cronológica da nação israelita que de fato
teve sua origem com a escolha do patriarca Abraão, foi formada no Egito e
estabelecida como nação forte no auge dos governos de Davi e Salomão. Portanto,
a escola de profetas era uma instituição preocupada com os valores espirituais
de Israel.
I – A INSTITUIÇÃO DAS ESCOLAS DE PROFETAS.
1- Noção de organização e forma.
2- Noção de organismo e função.
Comentário: A Escola de Profetas
era uma organização e para isto necessitava de espaço físico para atender a
demanda necessária de alunos. E por outra ótica a Escola era um organismo vivo,
isto é, tinha uma relação direta para com Deus.
Como
organismo a Escola de Profetas venceu reinos e anos. O surgimento
da referida Escola se deu nos dias ministeriais de Samuel, homem integro e
temente a Deus que preocupava com a educação dos filhos da nação israelita,
porém a Escola como organismo cresceu, frutificou e se fortaleceu,
tal fortalecimento se concretizou nos dias dos profetas Elias e Eliseu.
II – OS OBJETIVOS DAS ESCOLAS DE PROFETAS.
1- Treinamento.
2- Encorajamento.
Comentário: Segundo a UNESCO a
educação em pleno século XXI deverá firma-se nos seguintes pilares: Aprender
a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver com os outros e Aprender a ser.
A Escola
dos Profetas já vivenciava os pilares da educação moderna e isto de maneira
mais ampla. Pois, Aprender a conhecer, os filhos dos profetas aprendiam a
conhecer e a prosseguir em conhecer ao Senhor, sendo que tais conhecimentos
levariam a depender de maneira espontânea e confiante em Deus. Aprender
a fazer, aqui estar o pragmatismo, aprendendo para por em prática
valores morais e espirituais, outorgando de fato por meio de ações melhorias a
comunidade. Aprendendo a viver com os outros, a Escola ensinava o
valor da ação conjunta. Por fim, Aprender a Ser, ser servo,
ser humilde, ser submisso (note que pediram a Eliseu permissão – v.2) e a ser
dependente (pediram a presença do líder – v.3).
Portanto,
a Escola de Profetas por meio de treinamentos outorgava encorajamento aos
alunos e os despertavam para a excelência ministerial.
III – O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE PROFETAS.
1- A Escritura.
2- A experiência.
Comentário: No currículo havia a
valorização da Palavra de Deus e também a valorização da experiência dos
lideres que por meio da vivencia intima com Deus outorgavam instruções aos
filhos dos profetas.
Louvo a
Deus pelo credenciamento dos CURSOS DE TEOLOGIA no Brasil, porém noto que
muitas instituições foram formadas sem compromisso com Deus e sem nenhum
compromisso com a Palavra de Deus. É uma abertura e valorização para ministros
da Palavra, entretanto poderá tornar-se, em consequência gravíssima na vida
daqueles que não saberá diferenciar entre o secular, o questionador e o
espiritual. Mas, não podemos esquecer que é uma conquista para instituições
compromissadas com a Palavra de Deus. Cabe a nós pregarmos e ensinarmos a
Palavra.
Por
outro lado é necessário receber instruções de pessoas que possuem experiências com
Deus na jornada ministerial.
IV – A METODOLOGIA DA ESCOLA DE PROFETAS.
1- Ensino através do exemplo.
2- Ensino através da Palavra.
Comentário: O ensino era
realizado por meio da oralidade, valorizando a experiência com Deus. E o ensino
se fortalecia com a vida digna do mestre. Nossas atitudes fora da Igreja serão
mais fortes do que nossas palavras espirituais. Leia para seus alunos a frase que estar abaixo
e após as colocações dos mesmos pergunte a eles: Que proporção ficará para os
que nos ouve quando perceberem que nossa atitude fora do púlpito não é a mesma?
“Segundo
psicólogos, a transmissão de uma mensagem é 7% palavra, 38% voz e 55% expressão
corporal”.
A Escola
de Profetas conquistou crescimento e respeito por ter entre os seus lideres
homens como Eliseu que de fato era dedicado com a obra de Deus e tinha como
preocupação preparar outros líderes para continuarem a obra do Senhor. Valorize
o ensino da Palavra de Deus.
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