Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 3 de março de 2013

Subsídio da lição – HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA.


A palavra-chave para a 10ª lição deste 1º trimestre é “PROVISÃO”. A palavra-chave, PROVISÃO, ato ou efeito de prover, provimento, abastecimento e fornecimento.
Os decretos de Deus são:
Ø  Criação; decreto de Deus que deu origem a todas as coisas.
Ø   Providência; é a ação de Deus em governar o planeta terra suprindo a necessidade de todos, principalmente dos que são fiéis a Ele.
Ø  Redenção; após o pecado a humanidade tornou se necessitada do socorro Divino no que corresponde a redenção.
Ø  Consumação; decreto que trata da vitória final de Deus em todas as suas obras.
A lição tratará da ação de Deus em prover o necessário para os que a Ele são fiéis. Um dos motivos pelo qual Deus nos tem abençoado é para que nós venhamos a socorrer aqueles que são desprovidos de recursos básicos.
I – A MOTIVAÇÃO DO MILAGRE.
1. A necessidade humana.
2. A misericórdia divina.
Comentário: O milagre foi motivado por duas questões: a primeira trata-se da necessidade da mulher e a segunda corresponde à ação misericordiosa de Deus. O lar é sinônimo de descanso e de proteção. Entretanto, não são assim em todas as famílias, existem famílias em que a paz é inexistente, isto por falta de elementos necessários ao convívio no lar. Nos dias hodiernos muitos líderes tem se destacado na mídia e principalmente em empreendedorismo empresarial, porém os mesmos não conquistaram sucesso na vida conjugal e nem mesmo com os próprios filhos.
O relato bíblico de 2º Reis capítulo 4, descreve a história de uma viúva que teria o perdão de uma dívida do falecido marido, com a retirada de seus dois filhos, para tonarem servos do credor. Porém, o texto mostra que onde há necessidades, haverá possibilidades de milagres pela misericórdia do Senhor.
II – A DINÂMICA DO MILAGRE.
1. Um pouco de azeite.
2. Uma fé obediente.
Comentário: O profeta Eliseu inicia uma pergunta da seguinte maneira; declara-me. Este termo expõe o conhecimento de causa por parte da viúva. Ninguém melhor do que ela para descrever o que possuía ou o que se passava em sua casa. A mulher tinha perdido o marido que era dos filhos dos profetas e servo de Eliseu e tinha como padrão de vida o temor ao Senhor. E agora estava preste a perder os seus filhos.
Na indagação do profeta surgi uma lição; as soluções do problema estão mais próximas do que imaginamos. O pagamento da dívida não seria solucionado com uma campanha de assistência social liderada pelo profeta. Imagine a voz do profeta Eliseu conclamando os irmãos israelitas para que em uma reunião coletasse ajuda financeira para aquela viúva. A resolução de um problema estar relacionado com a ação do indivíduo, pois se o mesmo desiste de lutar como vencerá?
Por outra ótica notemos que a viúva desconhecia a solução e nem imaginava que a vitória estaria na sua própria casa.
III – OS INSTRUMENTOS DO MILAGRE.
1. O instrumento humano.
2. O instrumento divino.
Comentário: No histórico de 2º Reis capítulo 4, encontramos uma perfeita definição para visão. Saiba a quem procurar quando não souber aonde ir. A viúva foi ao encontro do profeta e este ato foi definitivo para a sua vitória. Visões para uma família vitoriosa não pode ser limitada e nem se restringir a pessoas perversas. Não é qualquer pessoa. Mas, a pessoa ideal.
Lembrando que a primeira pessoa a ser procurada é a pessoa de Deus. E em seguida aquelas pessoas em que percebemos a presença de Deus não as que se autoproclamam como sendo de Deus sem serem. De fato Deus usa homens e mulheres como instrumentos para que pessoas sejam abençoadas. Neste contexto Deus usou Eliseu para a operação de milagre.
IV – O OBJETIVO DO MILAGRE.
1. Uma resposta ao sofrimento.
2. Glorificar a Deus.
Comentário:
Milagres proporcionam
Evangelismo
Notemos que na realização de milagres as portas para a evangelização se abrem, com isto entendemos que os milagres proporcionam a pessoa curada a ouvir a palavra de Deus.

Glorificação
O milagre é nosso e a glória é de Deus. Esta verdade é clara na cura dos dez leprosos citados pelo evangelista Lucas no capítulo 17 e versículos 11 – 19, onde dez homens foram curados, porém somente um voltou para agradecer. Foi o único que entendeu: o milagre é nosso e a glória é de Deus.

A vitória
Imaginemos uma mulher que há doze anos padecia de um fluxo de sangue, ao chegar por detrás de Jesus, tocou a orla da veste com uma determinação; se eu tão somente tocar a sua veste, ficarei sã. (Mt 9.21)
Concluiremos com o seguinte versículo (Ex 15.26 b) Porque Eu sou o Senhor, que te sara.

2 comentários: