Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 18 de março de 2013

REI, REPRESENTANTE DE DEUS

TEXTO ÁUREO: O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos. (Gn 49.10)
Introdução
Deus também chamou para o serviço ministerial homens que tiveram sua vocação com a vida pública. O chamado de José foi revelado ao mesmo por meio de sonhos. E quando se cumpriu José honrou ao Senhor com postura de servo obediente a Deus não se envergonhando da sua origem e nem da sua missão. Para cada tempo Deus tem seus servos que serão lideres certos para o tempo certo.
Todas as coisas obedecem a Deus (Sl 119.91) nada lhe é oculto, pois o Senhor está no controle de tudo e de todos. Portanto, é fundamental que cada líder de estado ou de qualquer outra instituição tenha dependência direta de Deus para serem bem sucedidos na sua missão.
I – ATRIBUIÇÕES AOS REIS.
Os reis em Israel tinham como missão governar os israelitas em plena santidade diante de Deus. De fato os reis eram instrumentos de Deus e Deus seria o verdadeiro legislador de Israel. Porém, na prática os monarcas em sua maioria não compreenderam a missão na qual eles estavam inseridos e por desconhecerem fracassaram em suas vidas espirituais.
1- Proporcionar abundancia em tempo de crise. Deus falou ao patriarca Abraão que os seus descendentes seriam peregrinos e serviriam a outra nação por quatrocentos anos (Gn 15.13). Quando Deus assim falou ao patriarca a promessa do nascimento de Isaque não tinha se cumprido. Passaram se anos e anos e veio o nascimento dos filhos de Jacó (Jacó neto de Abraão), e assim, Deus permitiu que José, filho de Jacó, fosse vendido para o Egito com a idade de 17 anos (Gn 37.2,36), portanto com 13 anos no Egito Deus de fato outorgou a José a sua real missão e chamada, governar o Egito e tinha José na época 30 anos (Gn 41.46).
É de responsabilidade do monarca a satisfação dos seus liderados, seja no suprir as necessidades no que correspondem as questões básicas, como: alimentos, assim como proporcionar melhorias na saúde, transporte, educação e lazer. A crise veio sobre o Egito, porém a crise foi antecedida por sete anos de fartura (Gn 41.48). No despontar dos sete anos de crise José teve a habilidade em administrar a crise obtendo lucros. Pois, foram nos sete anos de crise que Faraó aumentou os seus bens, obtendo lucro dos próprios egípcios (Gn 41.56) e dos habitantes de outras terras (Gn 41.57). E foi na crise que José reencontrou a sua família (Gn 45.3).
Portanto, na crise há possibilidades de obter lucros. E Deus tem chamado alguns para serem instrumentos dEle na vida pública.
2- Servir a Deus da melhor maneira. Davi, José, Salomão e Daniel dentre outros, foram chamados para servirem a Deus no governo. Em 1 Coríntios 12.28, além dos dons espirituais é também citado dons ministeriais e dentre eles o  de governo. Claro que o dom de governo aqui citado trata-se da administração da obra do Senhor. Porém, assim como na liderança da igreja os que governam a nação deverão ser sábios e santos diante de Deus, pois isto é fundamental para o bem do povo e felicidade da nação que o que governe lidere com temor ao Senhor. Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme (Pv 29.2).
Portanto, Davi serviu a Deus no governo, assim, também os demais que citamos acima.
II – DAVI, O MESSIAS E O REINO.
1- Davi. Foi de fato um grande rei. Consegui vencer os filisteus e fortificou a Israel como grande nação. Quando Jacó abençoou os seus filhos reservou a Judá a seguinte bênção: “O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos” (Gn 49.10). Como rei Davi já se encontrava nos planos de Deus. Segundo a narrativa bíblica Davi foi tirado do curral de ovelhas para ser chefe de Israel (1 Cr 17.7).
2- Supremacia de Judá. Na bênção de Jacó a Judá há manifestação de supremacia em torno da missão na qual a tribo de Judá estaria inserida.
a) A ti te louvarão teus irmãos (v.8). Com a subida de Davi ao reino de Israel concretizava de fato a profecia que veio por meio da bênção de Jacó. Pois, foi no governo de Davi que Israel de fato se enquadrou como nação independente e poderosa.
b) Os filhos de teu pai a ti se inclinarão (v.8). Tal profecia se cumprirá quando o milênio for instaurado, pois seu reino será eterno (Lc 1.32,33), e diante dEle, todos dobrarão os joelhos (Fp 2.9-11).
3- Características do Reino. Quando Jacó abençoa a Judá faz menção do leão em três idades: leãozinho, leão e leão velho (v.9). As três menções do leão que corresponde à idade do mesmo tem como significado três períodos diferentes na história de Israel.
a) Leãozinho. Trata-se da saída do Egito e do estabelecimento na terra prometida. Isto corresponde à formação do povo israelita como nação independente.
b) Leão. Trata-se da estruturação e domínio do reino. Corresponde ao período de apogeu da nação israelita, principalmente nos governos de Davi e de Salomão.
c) Leão velho. Trata-se do cativeiro e da decadência de Israel.
4- Duração do Reino. Cetro tem como significado bastão, ou a identidade tribal, o que corresponde ao poder legal e real. Para a tribo de Judá Deus outorgou nas bênçãos do patriarca Jacó a confirmação eterna do Reino, porém outro fator marcante além do cetro que também é encontrado no texto de Gênesis 49.10, é a afirmação da permanência do cetro “o cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés”, portanto o reino é eterno e para governar em reino eterno cabe a Jesus que é eterno (Jo 1.1).
III – O CRENTE E A POLÍTICA.
Política é a arte de governar. Política é a ciência da administração dos bens públicos e para benefícios da população. O cenário político tem perdido sua configuração original e pelo aumento da corrupção houve percas incalculáveis das virtudes que outrora eram presentes na política.
1- O cristão e a política. Alguns foram por Deus chamados para o ministério da palavra, já outros foram chamados para o ministerial sacerdotal. No Antigo Testamento os oficiais de Deus foram: profetas, sacerdotes, sábios, juízes e reis.
Profetas, para passarem a mensagem de Deus ao povo. Sacerdotes, para levarem a necessidades do povo a Deus. Sábios para transmitirem a sabedoria do alto ao povo. Juízes para governarem com precisão militar. E reis para liderar em submissão a Deus.
Assim, como no Antigo Testamento Deus usou profetas, sacerdotes, sábios, juízes e reis; Deus quer usar nos dias atuais pessoas compromissada com Ele em todos os ambitos da sociedade garantindo que as instituições: igreja, estado, família, empresa e até a escola sejam abençoados pela dimensão da graça divina.
Como carreira o cenário político é igual a qualquer outra atividade secular. Que requer desenvoltura e compromisso. Assim sendo o cristão interessado com a vida pública deverá vigiar e orar para não cair em tentação. Já se houver obreiro interessado é fundamental deixar o exercício ministerial, pois “Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida” (2 Tm 2.4).
2- Deveres do cristão. O cristão tem como obrigação pagar seus impostos e no tempo das eleições participarem ativamente da votação. Porém, as obrigações não estão limitas as descrições acima, também é dever dos cristãos a submissão ao governo (Lc 20.25; Rm 23.1; 2 Pe 2.17), entretanto tal submissão só enquanto que o Estado não for contrário aos princípios bíblicos, pois se o Estado mostrar contrário aos princípios da Bíblia Sagrada nós deveremos Temer a Deus e confiar no seu agir em prol da sua Igreja.
Como igreja é de responsabilidade de cada cristão orar pelas autoridades que estão em eminência (1 Tm 2.1,2).
CONCLUSÃO
Os reis foram levantados por Deus para servirem ao Senhor por meio de ações no cenário público. Não cabe a instituição: Estado, perseguir por meio de leis a Igreja, pois a Igreja tem suas obrigações perante o Estado e o Estado tem suas obrigações perante a Igreja. Por outro lado, nós cristãos não podemos transformar a Igreja em um departamento do Estado. Tanto a Igreja como o Estado pertence ao Senhor, porém a natureza, a vocação e a missão de ambos são diferentes. Estado é Estado e Igreja é Igreja.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário