Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 11 de março de 2013

Subsídio da lição – OS MILAGRES DE ELISEU.


A palavra-chave para a 11ª lição deste 1º trimestre é “MILAGRE”. A palavra-chave, MILAGRE, corresponde a uma suspensão temporária das leis da natureza, visando à operação sobrenatural de Deus.
Inicie sua aula perguntando: por que o Milagre é uma suspensão temporária das leis da natureza?
Depois enfatize sobre os personagens que você lembrar que foram curados e até mesmo ressuscitados e conclua a linha de pensamento descrevendo que a cura torna – se temporário, pois um determinado dia tais personagens faleceram, ou seja, adoeceram e morreram. Isto corresponde à ação temporária do milagre, por isso, o maior milagre na Bíblia é a salvação do ser humano.
I – OS MILAGRES DE PROVISÃO.
1. A multiplicação dos pães.
2. Abundância de viveres.
Comentário: A lei da procura era maior do que a da oferta! (vinte pães para cem discípulos). O que fazer diante da situação?
O importante é lembrar que a providência é a ação de Deus em governar o planeta terra suprindo a necessidade de todos, principalmente dos que são fiéis a Ele.
O milagre não se explica é aceito pela fé. Pois, o milagre tem como fonte divina, porém, Deus usa instrumentos para que o milagre ocorra. Na passagem que corresponde aos tópicos acima, Deus usou o profeta Eliseu como instrumento para que o milagre ocorresse. Para a concretização de um milagre a fé será necessária e Deus usará alguém como instrumento para que seu nome seja glorificado. O milagre é nosso, mas a glória é de Deus. Nestes últimos dias Deus quer prover o que necessitamos para glória do seu nome. Deus seja louvado.
II – OS MILAGRES DE RESTITUIÇÕES.
1. A ressurreição do filho da sunamita.
2. O machado que flutuou.

Comentário: A narrativa bíblica sobre a sunamita e o seu filho possui três momentos chaves: Deus abençoa a sunamita dando lhe um filho; Deus submeteu a sunamita a uma prova aponto de perder seu filho e, por fim, Deus ressuscitou o filho da sunamita. São trinta versículos que tratam da mulher que morava em Suném. Suném era uma cidade da herança de Issacar que no hebraico tem como significado “lugar de repouso”. O que faltava para a sunamita? Em duas partes está dividida a vida da sunamita o antes de ter o filho e no período pós o filho. No primeiro momento a necessidade principal da sunamita era preencher a ausência de um filho, já no segundo momento o que faltava à sunamita era o restabelecimento da vida do seu filho.
Portanto, o que falta para você?
No contexto do milagre do machado notamos que Deus trabalha com aquilo que é improvável para a ótica humana. O machado pela lei natural não poderia assim como não pode flutuar sobre a água no estado liquido, porém para suprir a necessidade do seu servo Deus fez o improvável para que a bonança viesse aquele grupo de filhos de profetas que estavam reunidos em uma boa obra.

III – OS MILAGRES DE RESTAURAÇÃO.
1. A cura de Naamã.
2. As águas de Jericó.

Comentário: Deus restaurou a saúde de Naamã e também restaurou as águas que eram amargas.
O termo restaurar corresponde a mudar, outorgando formas novas ou diferentes das anteriores. É de fato por em novo estado, assim ocorreu com Naamã que foi curado da lepra e também no momento que as águas amargas tornaram saudáveis. Os instrumentos materiais no último fato analisado do tópico foram: um prato e sal. Prato novo corresponde à dedicação já o sal a purificação, entretanto o milagre foi divino. Nestes últimos dias Deus quer restaurar o que necessita de restauração para glória do seu nome. Deus seja louvado.

IV – OS MILAGRES DE JULGAMENTO.
1. Maldição dos rapazinhos.
2. A doença de Geazi.

Comentário: No ministério de Eliseu os milagres são também analisados no âmbito do julgamento de Deus, também em dois momentos.
Primeiro: maldição dos rapazinhos. Episódio que nos ensina a não inserimos oposição àqueles que foram levantados por Deus. Pois, as consequências serão destrutivas. Na minha caminhada ministerial aprendi que se posicionarmos a servir aos homens que por Deus foram chamados seremos abençoados em tudo.
Segundo: a doença de Geazi. Geazi mentiu usando o nome de Eliseu. A mentira é pecado. Para Geazi as consequências foram maiores, pois o mesmo usou o nome do profeta Eliseu para se beneficiar. A pessoa de Deus ninguém engana e lembre o juízo pertence a Deus e não cabe a nós julgarmos ou aplicarmos o julgamento a alguém deixa com Deus. E Deus seja louvado no seu agir para abençoar os teus.

Pontos fundamentais da vida de Eliseu.
(1) Pede uma porção dobrada de graça, 2:9.
(2) Divide o Jordão, 2:14.
(3) Sara as águas, 2:19-22.
(4) Amaldiçoa os rapazes que zombaram dele, 2:23-24.
(5) Consegue água para um exército, 3:15-20.
(6) Aumenta o azeite da viúva, 4:1-7.
(7) Ressuscita a um menino, 4:18-37.
(8) Purifica o alimento nocivo, 4:38-41.
(9) Alimenta a multidão, 4:42-44.
(10) Sara a Naamã, o leproso, 5:5-15.
(11) Faz que Gezi fique leproso, 5:20-27.
(12) Faz flutuar o ferro de um machado, 6:1-7.
(13) Revela os planos do rei da Síria, cap. 6.
(14) Provoca cegueira nos sírios, 6:18-20.
(15) Profetiza abundância para uma cidade açoitada pela fome, 7:1-18.
(16) Garante à mulher sunamita a restauração da sua terra, 8:3-6.
(17) Profetiza a exaltação de Hazael, 8:7-15.
(18) Ordena a unção de Jeú como rei, 9:1-6.
(19) Conserva o poder profético até em seu leito de morte, 13:14-19.
(20) O poder divino se manifesta em seu túmulo, mesmo após a sua morte, 13:20-21. O segredo de seu poder seu desejo de receber porção dobrada de graça o capacitou a viver numa atitude de contínua vitoria. Porém o que mais chama atenção na vida de Eliseu é o inicio do seu ministério. A primeira obra desenvolvida por Eliseu foi lavar as mãos do profeta Elias (2 Rs 3.11).
Para termos um ministério brilhante é necessário que o mesmo seja iniciado no serviço a Deus e também no serviço aqueles que Deus tem levantado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário