Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 24 de abril de 2012

Relacionamento do cristão mediante a graça de Deus.

Texto: Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Tt 3.11-14.
O termo graça faz referência ao favor imerecido outorgado por Deus ao ser humano. Por meio da graça Deus predestina, chama, justifica, glorifica (Rm 8.30) e capacita por meio da fé. O objetivo da graça se resume na ação de Deus salvar o homem do poder e da condenação do pecado.

1- Panorama Bíblico da Graça
No contexto bíblico de Gênesis a Apocalipse encontraremos sete dispensações. As dispensações integram o estudo das eras bíblicas, no contexto tempo. Da primeira a quinta dispensação o ser humano falhou e não conseguiu de maneira digna agradar a Deus. A primeira dispensação é da inocência, seguida pela da consciência, também pela a dispensação do governo humano, dos patriarcas e da lei. A sexta dispensação é a da graça que abrangem a primeira e a segunda vinda de Cristo. Que é e será de âmbito universal. Paulo escreve aos irmãos de efésios e declara que é prisioneiro de Jesus Cristo por trabalhar em prol do evangelho aos gentios e faz referência a dispensação da graça. E por fechamento das dispensações teremos a do milênio.
Biblicamente, a graça conforme a sua abrangência poderá ser comum, no que corresponde aos favores de Deus para toda a humanidade, com propósito manter a vida e os recursos básicos para a manutenção da vida do ser humano, e também encontraremos nos escritos sagrados a respeito da graça especial que é obtida mediante a fé na obra vicária de Cristo na cruz, pela qual, Deus nos salva e nos outorga o direito de filhos de adoção.
Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens (Tt 2.11), neste versículo três aspectos da graça são expostos. O primeiro aspecto é a graça de Deus, isto indica que a graça pertence a Deus que é Santo, Fiel e Justo. Segundo, a graça se há manifestado, que corresponde a manifestação de Jesus Cristo nosso Salvador o que era preparação na antiga aliança, torna se visível na nova aliança, pois o verbo se fez carne (Jo 1.14) a manifestação do verbo é a manifestação da graça outorgando paz (Jo 16. 33), vida em abundância (Jo 10.10) e principalmente o direito a vida eterna (Jo 17.3). E em terceiro, trazendo salvação a todos os homens o que tornou possível graça a manifestação do Senhor Jesus.
A graça se manifestou, “epifania”, termo grego utilizado para descrever a aparição do sol ao amanhecer. Isto é, epifania corresponde à aparição de alguém ou de alguma coisa que estava invisível. 
2- Meios da graça
Nos versículos seguintes o apóstolo Paulo trata se dos meios da graça. São recursos da graça especifica; os ensinos das Escrituras Sagradas, as ordenanças (batismo e santa ceia), o serviço cristão, a oração, a comunhão, o batismo no Espírito Santo, os dons espirituais (profecia, interpretação, variedades de línguas, cura, fé, operação de maravilhas, discernimento de espíritos, palavra de sabedoria e palavra da ciência) e por fim a esperança da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo no dia do arrebatamento da igreja.
Um dos meios da graça é o ensino, pois por ela, a manifestação da graça Deus, aprendemos a renunciar as concupiscências mundanas. A concupiscência é um desejo insaciável, que proporciona o surgimento de outros pecados como a cobiça. Segundo o evangelista João a concupiscência não é de Deus, mas do mundo e o mesmo distingue a concupiscência dos olhos, o desejo exagerado da visão que nos leva a analisar o que não devemos, por isso é dever de cada cristão não por coisa má diante dos olhos (Sl 101.3), e em segundo a concupiscência da carne o que é de fato um apetite desenfreado da carne (sarx) termo que no grego corresponde a tudo que é realizado pela nossa carne que desagrada a Deus (I Jo 2.16). Mas, segundo o que Paulo escreve a Tito a graça é um meio eficaz do ensino de Deus para nós mantermos uma vida de renúncia à impiedade e a vivermos de maneira justa e piamente. Pois, a impiedade trata-se de tudo que é contra e sem Deus. Já a colocação do apóstolo Paulo: vivermos de maneira justa e piedosa corresponde ao relacionamento com o próximo de maneira integra nos deveres do dia a dia. A salvação produz mudanças de situação e de atitude.  O velho homem com todos os costumes contrários a Deus morreu e tudo se fez novo (II Co 5.17).
A graça nos ensina a guardar com viva esperança a vinda da glória de Deus e ter como memorial a obra da salvação realizada por Cristo na cruz. Portanto, a graça nos proporcional a função de mordomos a de aguardarmos a bem aventurada esperança.
Por fim, a epifania da graça trouxe salvação a todos os homens, isto é, o propósito da graça. Lembrando que Jesus se deu a si mesmo por nós, para nos remir, aqui estar à operação da graça. Por último a graça outorga resultados e o resultado da graça é purificar para si um povo especial, zeloso de boas obras. A graça se manifestou no passado, produzindo resultados no presente, e nos proporciona a fixar os olhos para o futuro na epifania da glória de Deus.
Andreson Côrte, 24 de Abril de 2012. Culto de Doutrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário