A Natureza do
Ser Humano
A verdade prática permite compreender que nossa tríplice natureza – física, mental e espiritual – deve
ser plenamente consagrada a Deus, para que o mundo veja, em nosso ser, a imagem
e a semelhança do Criador.
A presente lição outorga saberes referente a
três doutrinas bíblicas: teontologia (doutrina que proporciona conhecer a
Pessoa de Deus), angelologia (doutrina que estudo a compreensão dos anjos), e
antropologia (doutrina que estuda o homem).
O objetivo geral da presente lição é expor que o corpo, a alma e o espírito constituem a
natureza do ser humano.
I –
A COMPLEXIDADE DO SER HUMANO
O presente tópico apresenta como objetivo
específico: mostrar a complexidade do ser humano.
Porém, para compreender esta complexidade o comentarista proporciona um olhar ímpar
para o conhecimento a respeito da natureza de Deus e dos anjos.
Deus é definido por nomes específicos que
descrevem a Sua natureza, porém, o fato que outorga informações fundamentais para
o presente tópico correspondente ao nome do Senhor é Eu Sou o que Sou. Pois, o
nome Eu Sou o que Sou possibilita a compreensão dos decretos de Deus. Eu Sou o
que Sou indica que Deus criou todas as coisas, prover todas as coisas, restaura
aqueles que se aproximam dEle e consumará todas as coisas. Eu Sou o que Sou
indica que tudo acontece segundo a vontade de Deus, para glória de Deus e Deus
está no controle de todas as coisas.
Já a respeito dos anjos pode se afirmar que
eles são apresentados na Bíblia Sagrada com as seguintes características:
São seres criados (Sl 148.2,5).
Seres espirituais (Hb 1.13,14).
Seres pessoais (2 Sm 14.20).
Seres que não se casam e nem se reproduzem
(Mt 22.30; Mc 12.25).
Seres imortais (Lc 20.35,36).
Seres poderosos (Sl 103.20).
Seres dotados de inteligência (2 Sm
14.17,20).
Seres gloriosos (Lc 9.26).
E, por fim, são seres numerosos (Dt 33.2).
É importante compreender também que o termo
anjo é na Bíblia aplicado a homens, tendo como significado mensageiro.
II – CARACTERÍSTICAS DO
CORPO HUMANO
As faculdades do corpo são: paladar, visão,
tato, olfato e audição. Mas, para o presente tópico é importante elencar as
características do corpo humano, pois tais características são: materialidade,
visibilidade e mortalidade.
Materialidade indica que o ser humano foi
criado de uma matéria já existente, neste caso a terra.
No que corresponde a visibilidade percebe-se
que o homem é visível e tocável.
Porém, a mortalidade descreve que o homem sofreu
a penalidade da interrupção da vida por causa do pecado original.
III – ALMA, O NOSSO ELO COM
O MUNDO EXTERIOR
O intelecto, a vontade e as emoções são as
faculdades pertencentes à alma. Portanto, o termo alma pode transmitir como
definições explicativas a sede da vida, a parte interna do indivíduo e a parte
imaterial do indivíduo. Logo, a definição de alma se resume em ser a área
correspondente com as faculdades: psicológicas,
emocionais e intelectuais; ou seja, a parte mais interior da natureza humana
(GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA, p.791).
No que se refere à origem da alma, três
teorias foram estabelecidas no decorrer da formação do saber teológico: teoria
da preexistência, teoria do criacionismo e teoria participativa.
A teoria da preexistência da alma baseia em
noções interligadas ao paganismo e se associa com os ensinamentos do espiritismo,
a reencarnação. Já a teoria do criacionismo ratifica que Deus diariamente se
dedica à criação de almas para habitar nos corpos concebidos. Por fim, a teoria
participativa ou o traducianismo, segundo a qual a alma humana
é transmitida pelos pais, aos filhos, no exato momento da concepção (ANDRADE, 1996, p.238).
IV – O ESPÍRITO E O NOSSO
CONTATO COM DEUS
O espírito se notifica pelas faculdades: fé e
consciência. O espírito é definido pelas línguas: hebraica, grega e latina;
como o sopro, hálito, vento, princípio de vida.
O seu significado teológico,
porém, vai muito além. Espírito é a parte imaterial que o Supremo Ser insuflou
no ser humano, transmitindo-lhe a vida, o movimento e a semelhança com a
divindade (ANDRADE, 1996, p.117).
Por fim, o homem possui dois conjuntos: o
imaterial e o material.
O conjunto imaterial está subdividido em
espírito e alma, sendo esta parte a descrição que se relaciona com o homem
interior; enquanto, o conjunto material se associa com o corpo, isto é, o homem
exterior.
Referência:
ANDRADE,
Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico.
Ri de Janeiro: CPAD, 1996.
GUIA
CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.
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