Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – A PROMESSAS DE VIDA ABUNDANTE

A PROMESSAS DE VIDA ABUNDANTE

Conforme a Verdade Prática:

O Senhor Jesus tem uma promessa de vida abundante para quem se relaciona com Ele de maneira plena.

Da verdade prática compreende-se que:

O Senhor Jesus tem promessa de vida eterna;

A promessa de vida corresponde em ser vida abundante;

A promessa é para aqueles que relacionam com o Senhor.

É válido lembrar que os objetivos da presente lição são:

Apresentar o Senhor Jesus como a fonte da vida abundante;

Conceituar e explicar a Vida Abundante;

Elencar o que identifica a Vida Abundante.

Vida abundante são as palavras-chave da presente lição.

I – JESUS, FONTE DE VIDA ABUNDANTE

Jesus é apresentado pelo evangelista João no capítulo 10 do Evangelho como o Bom Pastor e como a Porta.

Como pastor o Senhor Jesus lidera as ovelhas outorgando proteção e provimentos. Já como porta, Jesus é apresentado como aquele que outorga a direção para com o recebimento da salvação.

Jesus no presente tópico é apresentado como a fonte de vida abundante, isto é, por intermédio dEle o ser humano alcança a salvação e a vida eterna. Há um contraste no capítulo ao apresentar o ladrão que vem para roubar, matar e destruir, mas Cristo veio para dá a sua vida.

Outro fator determinante corresponde que o Bom Pastor é provido de amor, a ação em doar a própria vida, indica que a ação do amor para com as ovelhas é desenvolvida no ato da entrega de Cristo na cruz para proporcionar a salvação a todos os que se aproximarem de Deus.

II – A VIDA ABUNDANTE

Vida abundante pode ser definida como:

A vida abundante abrange a vida espiritual e a vida humana debaixo da graça, da bondade, da proteção e do amor de Deus. É a vida do salvo, que crê em Jesus como o seu Salvador [...] Vida abundante é a nova vida com Cristo debaixo da sua graça e misericórdia (Renovato, 2024, p. 141).

Válido ressaltar que vida abundante abrange os familiares de todos aqueles que creem no Senhor.

E sobre os benefícios da vida abundante pode-se citar que o cristão passa a desfrutar das copiosas bênçãos do Senhor, dentre elas:

A paz em Deus;

O viver em amor;

O andar em unidade;

O ter a esperança;

E dentre outras, ser perseverante.

III – O QUE IDENTIFICA A VIDA ABUNDANTE

Para o cristão que alcançou a bênção do Senhor terá como marco da identificação a alegria da salvação, isto é, a paz outorgada pela presença perdoadora do Senhor na vida do crente. Assim, como será uma pessoa grata a Deus por todas as coisas. E por fim, viverá uma vida de oração.

A oração é, primeiramente, uma forma de relacionamento. Quem ora quer se relacionar, conversar, ser respondido, abrir o coração e levar suas percepções e anseios a Deus. Oração é diálogo e troca; é uma ação que implica liberdade e aconchego com aquele a quem nos dirigimos (Tedesco, 2020, p. 9).

É da responsabilidade da igreja interceder por todos os homens (1 Tm 2.1,2). Porém, o Espírito Santo conduz o cristão a orar como convém (Rm 8.26) fazendo com que as orações sejam respondidas. Porém, há muitas orações que não são atendidas pelas seguintes verdades:

a) Orações que são feitas com palavras repetitivas e vazias.

 

b) Orações que são feitas com corações ambiciosos: pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites (Tg 4.3).

c) Orações que são feitas com amargura no coração por alguém: quando estiverdes orando, perdoai se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas (Mc 11.25-26).

Assim também como há muitas orações que são atendidas pelas seguintes verdades:

a) Orações que são feitas segundo a vontade de Deus: e esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve (1 Jo 5.14).

b) Orações que são feitas em nome de Jesus: e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei (Jo 14.13,14).

c) Quando vivemos em plena comunhão com Deus e com sua palavra: se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito (Jo 15.7).

Referência:

RENOVATO, Elinaldo. As promessas de Deus: confie e viva as bênção do Senhor porque fiel é o que prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

TEDESCO, Marcos. Ensina-nos a orar: exemplos de pessoas e orações que marcaram as escrituras. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário