Subsídio
para aula da Escola Bíblica Dominical – O Novo
Nascimento
Conforme a Verdade Prática da lição:
O Novo Nascimento é o modo
bíblico de transformação radical da natureza do pecado.
Da verdade prática compreende-se que:
O Novo Nascimento
corresponde com a transformação do velho homem para o novo homem em Cristo;
O novo nascimento é uma
transformação radical;
É a mudança da velha natureza
para uma nova natureza em Cristo.
É válido lembrar que os objetivos da presente
lição são:
Relatar a conversa entre
Jesus e Nicodemos;
Examinar a Doutrina da
Regeneração;
E, Elencar os meios da
obra regeneradora.
Regeneração é
a palavra-chave da presente lição. A presente lição discorrerá a respeito do
novo nascimento, que pode ser definido por regeneração,
transformação de vida pelo poder atuante do Espírito Santo na vida do pecador (Tt 3.5) (Soares, 2017, p. 97).
I – JESUS E
NICODEMOS
Conforme o evangelista João
entende-se que Nicodemos era um fariseu, príncipe ou líder do povo e membro do
sinédrio (Jo 3.1; 7.50). O nome Nicodemos significa conquistador do povo.
Os fariseus formavam um
partido religioso puritano, que tinham como objetivo a observância da Lei de
Moisés. Eram conhecidos por acreditarem na existência dos anjos, dos demônios e
da vida após a morte. Em número de pessoas era considerado um grupo pequeno,
porém possuía grande influência na vida social e tinham como componentes a
maioria dos escribas. Os dois pesos a este grupo na narrativa do Novo
Testamento passam a ser a falta de amor e o orgulho.
Porém, contrário ao foco que
se firmou em torno dos fariseus Nicodemos se destacou na convicção em que o
Senhor Jesus por realizar milagres deveria ser compreendido e escutado. E no
que concerne ao amor o Senhor Jesus no capítulo três do Evangelho de João cita
o centro da narrativa Bíblica: porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu
o seu Filho Unigênito (Jo 3.16).
Nicodemos foi atraído pelos
milagres operados por Jesus, fato que corrobora a narrativa de Deuteronômio
18.19, Se alguém não ouvir as minhas palavras, que o profeta falará em meu
nome, eu mesmo lhe pedirei contas, texto que alguns judeus comentam que se
algum profeta que não recebeu credenciais de alguma escola judaica, mas que deu
sinal por meio de milagres, este deve ser escutado.
II – O NOVO NASCIMENTO: A OBRA DE REGENERAÇÃO
O novo nascimento é definido pela palavra
regeneração, que significa gerar novamente. Termo grego para regeneração é
παλιγγενεσία e significa novo nascimento, regeneração, reprodução, sendo que no
sentido moral corresponde com mudança pela graça, sendo a mudança da natureza
carnal para uma nova vida, ou mudança de uma vida pecaminosa para uma vida
santificada. Subentende ainda que regeneração pode ser definida pelas seguintes
palavras: retorno, renovação, restauração e restituição.
[...] Biblicamente, é uma mudança
efetivada pela graça de uma natureza carnal para uma vida espiritual (Cabral, 2024, p. 30).
O novo nascimento não corresponde com a
reencarnação, nascer em um novo corpo e em uma nova vida, mas corresponde em
mudança de vida e de atitudes por passar a ser morada do Espírito Santo. É
nascer da água e do Espírito, verdade que corresponde com o arrepender de todos
os pecados, e ser submisso e guiado pelo Espírito Santo.
Algumas referências Bíblicas descrevem a
necessidade do novo nascimento por parte dos homens:
Portanto, da mesma forma como
o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a
morte veio a todos os homens, porque todos pecaram (Rm
5.12) – todos pecaram, logo é necessário que os que ainda estão no pecado
voltem para o Senhor Jesus, pois em Cristo Jesus somos justificados.
Consequentemente, assim como
uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um
só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens (Rm 5.18) – a transgressão resultou na condenação de
todos os homens, isto é, o pecado presente na vida do indivíduo efetua na
condenação, logo é necessário que os que ainda estão no pecado voltem para o
Senhor Jesus, pois a justiça de Cristo resulta na justificação que outorga vida
com abundância.
A lei foi introduzida para que
a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a
graça (Rm 5.20) – o pecado tem
aumentado e destruído o convívio entre as pessoas, logo é necessário que haja
novo nascimento para que na vida destes transborde a graça de Deus.
III – OS MEIOS DA OBRA
REGENERADORA
A regeneração é uma obra desenvolvida pelo o Espírito Santo, pois o
nascer de novo corresponde em passar por uma ação purificadora do Espírito
Santo. Portanto, nascer da água corresponde em uma ação purificadora do
Espírito Santo.
Em segundo a Palavra de Deus é o meio eficaz de Deus trabalhar a
regeneração na vida do ser humano, pois a Palavra proporciona transformação,
purificação e santificação. O próprio Jesus expressou “santifica-os na Verdade,
pois a tua Palavra é a verdade”.
Por fim, Deus tem como propósito a salvação da humanidade. Para que isso
ocorresse Jesus se encarnou, o Verbo se fez carne e habitou entre os homens
para que por meio da morte de cruz transmitisse a salvação para com todos os
homens.
Referências:
CABRAL, Elienal. E o Verbo se fez carne: Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. Rio
de Janeiro: CPAD, 2024.
SOARES, Esequias. A Razão da nossa fé: assim cremos, assim vivemos. 1. ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2017.
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