Deus é Fiel

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sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

PREPARANDO O CORPO, A ALMA E O ESPÍRITO PARA A ETERNIDADE

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – PREPARANDO O CORPO, A ALMA E O ESPÍRITO PARA A ETERNIDADE

Conforme a Verdade Prática da lição:

Na vinda de Jesus nosso corpo abatido será transformado em um corpo glorioso, e, como um ser integral, habitaremos para sempre com Ele no Céu.

Da verdade prática compreende-se que:

Jesus voltara;

Na vinda de Jesus o corpo será transformado em corpo de glória;

E, o cristão habitará com o Senhor para sempre.

É válido lembrar que os objetivos da presente lição são:

Levar os alunos a compreenderem que a esperança escatológica é fundamental para uma vida de santificação integral, ou seja, corpo, alma e espírito;

Alertar os alunos sobre os desvios das teologias modernas que enfraquecem a santificação e a esperança na volta de Cristo;

Ensinar que a santificação deve abranger todo o ser – corpo, alma e espírito – como preparação contínua para a vinda de Jesus.

Santificação é a palavra-chave da presente lição.

I – PRESERVANDO A ESPERANÇA ESCATOLÓGICA

O estudo a respeito dos últimos acontecimentos traz para os salvos a esperança e muito regozijo. Já para os ímpios a ocorrência das últimas coisas trará desolação, dor e desespero. Portanto, escatologia é o estudo sistemático das últimas coisas.

Lima de maneira didática divide o estudo da escatologia em duas partes: escatologia geral e escatologia individual (2015, p. 9).

A escatologia geral abrange os seguintes estudos:

O fim dos tempos, o arrebatamento da igreja, a grande tribulação, a vinda de Cristo, o milênio, o juízo final e o perfeito estado eterno.

Já a escatologia individual corresponde com os seguintes temas:

O estado intermediário, a ressurreição dos mortos e o destino final.

Sobre a temática, escatologia, Horton assim descreve:

O que a Bíblia diz a respeito dos últimos eventos da vida e da história não é mera reflexão. O Gênesis demonstra que Deus criou de conformidade com um plano que incluía sequência, equilíbrio, correspondência e clímax. Todas as coisas não acontecem por acaso. Depois, de Adão e Eva haverem pecado, Deus lhes fez a promessa de que o descendente da mulher esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15; cf. Ap 12.9). A partir daí a Bíblia desdobra paulatinamente um plano de redenção com promessas feitas a Abraão (Gn 12.3), a Davi (2 Sm 7.11,16) e aos profetas do Antigo Testamento. Promessas estas que preveem a vinda de Jesus e seu triunfo final. O Evangelho garante-nos ainda que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo (Fp 1.6). Isto é: a Bíblia inteira focaliza o futuro. Um futuro assegurado pela própria natureza de Deus (1996, p. 609).

II – PERIGOS DE TEOLOGIAS MODERNAS

O estudo escatológico é necessário para:

Para que o cristão tenha uma vida santa.

Para que o cristão esteja sempre alerta.

Para que o cristão tenha esperança e tenha entendimento para combater as heresias.

O conhecimento escatológico permite ao cristão o desenvolvimento do desejo de está mais próximo do Senhor. Este desejo corresponde ao processo de santificação progressiva, ou seja, a cada dia dedicando e consagrando ao Senhor.

O conhecimento escatológico também proporciona ao cristão o desenvolvimento de uma vida em constante vigilância. A vigilância corresponde a está em alerta, ou seja, o cristão estará sempre de prontidão para não cair em tentação.

Há termos em destaque no estudo da Doutrina das Últimas Coisas que são fundamentais para conhecimento dos estudantes da Bíblia Sagrada.

Os pré-tribulacionistas são os que defendem o retorno de Jesus anterior aos sete anos de tribulação sobre a terra. Logo, o propósito da Grande Tribulação não é para a Igreja, mas para os israelitas.

Os pré-milenistas defendem que o retorno de Jesus será anterior ao milênio.

Os pré-milenistas  entendem as profecias do AT, bem como as de Jesus e do NT, de modo tão literal como seus contextos admitem. Reconhecem que o modo mais simples de interpretar essas profecias é colocar a Segunda Vinda de Cristo, a ressurreição dos crentes e o tribunal de Cristo antes ao Milênio, depois quais haverá uma soltura temporária de Satanás, seguida por sua derrota final. Então virá o julgamento do Grande Trono Branco do restante dos mortos, e finalmente, o reino eterno dos novos céus e nova terra (HORTON, 1996, p. 631).

Também é importante saber sobre os pré-milenistas.

Dentro do pé-milenialismo, em geral, existe uma variedade de pontos de vista acerca do arrebatamento da Igreja, os quais incluem o pré-milenialismo pré-tribulacional e pós-tribulacional. Em outras palavras os pré-tribulacionistas estão divididos quanto as suas opiniões de quando o arrebatamento ocorrerá em relação à Tribulação e ao Milênio (Lahaye, 2008, p. 348).

Já os midi-tribulacionistas acreditam e defendem que a igreja passará pela metade da Grande Tribulação.

Os pós-tribulacionistas ensinam que a Igreja passará pela Grande Tribulação.

Há também os pós-milenistas que ensinam ser o Milênio uma extensão da Era da Igreja.

Por fim, os amilenista ensinam que não haverá milênio. Estes e muitos pós-mileninstas são considerados preteristas, ou seja, defendem que muitos dos temas escatológicos já aconteceram.

III – CONSERVANDO O ESPÍRITO, A ALMA E CORPO

No Novo Testamento dois elos da salvação tornam-se visíveis, são eles: a justificação pela fé e a santidade.

A santificação didaticamente é estudada em três momentos:

Pretérita – passada – definitiva.

Presente – progressiva.

Futura – total.

A santificação pretérita é também definida por ser a justificação, ou seja, o ato que por intermédio de Cristo o cristão torna-se justo. E a santificação progressiva corresponde com o momento em que o crente cotidianamente vai separando do mundo, do pecado e vai cada vez mais aproximando de Deus.

É válido ressaltar que:

A principal marca que deve identificar a Igreja neste tempo pós-moderno continua sendo a santidade. Ela está, sim, no mundo, mas deve ter um comportamento que inspira ser replicado e referenciado no trabalho, no comércio, na política, nos negócios, entre outras áreas. A Igreja tem conquistado espaços em nossa sociedade, mas será que tem feito a diferença, tem sido santa (separada) na sua forma de agir? (Neves, 2023, p. 109)

Referências:

HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

LIMA, Elinaldo Renovato de. O Final de todas as coisas: esperança e glória para os salvos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

NEVES, Natalino das. Separados para Deus: buscando a santificação para vermos o Senhor e sermos usados por Ele. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

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