Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – PREPARANDO O CORPO, A ALMA E O ESPÍRITO PARA A ETERNIDADE
Conforme a Verdade Prática da lição:
Na vinda de Jesus nosso corpo
abatido será transformado em um corpo glorioso, e, como um ser integral,
habitaremos para sempre com Ele no Céu.
Da verdade prática compreende-se que:
Jesus voltara;
Na vinda de Jesus o corpo
será transformado em corpo de glória;
E, o cristão habitará com
o Senhor para sempre.
É válido lembrar que os objetivos da presente
lição são:
Levar os alunos a
compreenderem que a esperança escatológica é fundamental para uma vida de
santificação integral, ou seja, corpo, alma e espírito;
Alertar os alunos sobre os
desvios das teologias modernas que enfraquecem a santificação e a esperança na
volta de Cristo;
Ensinar que a santificação
deve abranger todo o ser – corpo, alma e espírito – como preparação contínua
para a vinda de Jesus.
Santificação é a palavra-chave da presente
lição.
I – PRESERVANDO A
ESPERANÇA ESCATOLÓGICA
O estudo a respeito dos
últimos acontecimentos traz para os salvos a esperança e muito regozijo. Já
para os ímpios a ocorrência das últimas coisas trará desolação, dor e
desespero. Portanto, escatologia é o estudo sistemático das últimas coisas.
Lima de maneira didática
divide o estudo da escatologia em duas partes: escatologia geral e escatologia
individual (2015, p. 9).
A escatologia geral abrange
os seguintes estudos:
O fim dos tempos, o
arrebatamento da igreja, a grande tribulação, a vinda de Cristo, o milênio, o
juízo final e o perfeito estado eterno.
Já a escatologia individual
corresponde com os seguintes temas:
O estado intermediário, a
ressurreição dos mortos e o destino final.
Sobre a temática,
escatologia, Horton assim descreve:
O que a Bíblia
diz a respeito dos últimos eventos da vida e da história não é mera reflexão. O
Gênesis demonstra que Deus criou de conformidade com um plano que incluía
sequência, equilíbrio, correspondência e clímax. Todas as coisas não acontecem
por acaso. Depois, de Adão e Eva haverem pecado, Deus lhes fez a promessa de
que o descendente da mulher esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15; cf. Ap
12.9). A partir daí a Bíblia desdobra paulatinamente um plano de redenção com
promessas feitas a Abraão (Gn 12.3), a Davi (2 Sm 7.11,16) e aos profetas do
Antigo Testamento. Promessas estas que preveem a vinda de Jesus e seu triunfo
final. O Evangelho garante-nos ainda que aquele que em vós começou a boa obra a
aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo (Fp 1.6). Isto é: a Bíblia inteira
focaliza o futuro. Um futuro assegurado pela própria natureza de Deus (1996, p. 609).
II – PERIGOS DE TEOLOGIAS MODERNAS
O estudo escatológico é necessário para:
Para que o cristão tenha uma vida santa.
Para que o cristão esteja sempre alerta.
Para que o cristão tenha esperança e tenha
entendimento para combater as heresias.
O conhecimento escatológico permite ao
cristão o desenvolvimento do desejo de está mais próximo do Senhor. Este desejo
corresponde ao processo de santificação progressiva, ou seja, a cada dia
dedicando e consagrando ao Senhor.
O conhecimento escatológico também
proporciona ao cristão o desenvolvimento de uma vida em constante vigilância. A
vigilância corresponde a está em alerta, ou seja, o cristão estará sempre de
prontidão para não cair em tentação.
Há termos em destaque no estudo da Doutrina
das Últimas Coisas que são fundamentais para conhecimento dos estudantes da
Bíblia Sagrada.
Os pré-tribulacionistas são os que defendem o
retorno de Jesus anterior aos sete anos de tribulação sobre a terra. Logo, o
propósito da Grande Tribulação não é para a Igreja, mas para os israelitas.
Os pré-milenistas defendem que o retorno de
Jesus será anterior ao milênio.
Os pré-milenistas entendem as profecias do AT, bem como as de
Jesus e do NT, de modo tão literal como seus contextos admitem. Reconhecem que
o modo mais simples de interpretar essas profecias é colocar a Segunda Vinda de
Cristo, a ressurreição dos crentes e o tribunal de Cristo antes ao Milênio,
depois quais haverá uma soltura temporária de Satanás, seguida por sua derrota
final. Então virá o julgamento do Grande Trono Branco do restante dos mortos, e
finalmente, o reino eterno dos novos céus e nova terra
(HORTON, 1996, p. 631).
Também é importante saber sobre os
pré-milenistas.
Dentro do pé-milenialismo,
em geral, existe uma variedade de pontos de vista acerca do arrebatamento da
Igreja, os quais incluem o pré-milenialismo pré-tribulacional e
pós-tribulacional. Em outras palavras os pré-tribulacionistas estão divididos
quanto as suas opiniões de quando o arrebatamento ocorrerá em relação à
Tribulação e ao Milênio (Lahaye,
2008, p. 348).
Já os midi-tribulacionistas acreditam e
defendem que a igreja passará pela metade da Grande Tribulação.
Os pós-tribulacionistas ensinam que a Igreja
passará pela Grande Tribulação.
Há também os pós-milenistas que ensinam ser o
Milênio uma extensão da Era da Igreja.
Por fim, os amilenista ensinam que não haverá
milênio. Estes e muitos pós-mileninstas são considerados preteristas, ou seja,
defendem que muitos dos temas escatológicos já aconteceram.
III – CONSERVANDO
O ESPÍRITO, A ALMA E CORPO
No Novo Testamento dois elos da salvação
tornam-se visíveis, são eles: a justificação pela fé e a santidade.
A santificação didaticamente é estudada em
três momentos:
Pretérita – passada – definitiva.
Presente – progressiva.
Futura – total.
A santificação pretérita é também definida
por ser a justificação, ou seja, o ato que por intermédio de Cristo o cristão
torna-se justo. E a santificação progressiva corresponde com o momento em que o
crente cotidianamente vai separando do mundo, do pecado e vai cada vez mais
aproximando de Deus.
É válido ressaltar que:
A principal marca que deve
identificar a Igreja neste tempo pós-moderno continua sendo a santidade. Ela
está, sim, no mundo, mas deve ter um comportamento que inspira ser replicado e
referenciado no trabalho, no comércio, na política, nos negócios, entre outras
áreas. A Igreja tem conquistado espaços em nossa sociedade, mas será que tem
feito a diferença, tem sido santa (separada) na sua forma de agir? (Neves, 2023, p. 109)
Referências:
HORTON,
Stanley M. Teologia Sistemática: uma
perspectiva pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
LAHAYE,
Tim. Enciclopédia Popular de Profecia
Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
LIMA,
Elinaldo Renovato de. O Final de todas
as coisas: esperança e glória para os salvos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.
NEVES,
Natalino das. Separados para Deus:
buscando a santificação para vermos o Senhor e sermos usados por Ele. Rio de
Janeiro: CPAD, 2023.

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