Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Obreiro Eficaz

Teologia e seu Estudo
Para melhor compreensão da homilética é necessário que tenhamos por base o conhecimento da ciência que estuda a pessoa de Deus. A Teologia é a ciência que estuda a pessoa de Deus e o seu relacionamento com o homem. Para melhor compreensão desta ciência, analisaremos algumas divisões da Teologia.
1.1- Teologia Bíblica – é o estudo sistematizado da Palavra de Deus. Fazem parte desta análise a Teologia do Velho Testamento, Teologia do Novo Testamento...
1.2- Teologia Histórica – é o estudo das doutrinas bíblicas em desenvolvimento no que se relaciona ao tempo. Tem início em Gênesis e chega à análise da atualidade.
1.3- Teologia Sistemática – é a organização lógica e racional das verdades presentes na Bíblia Sagrada.
1.4- Teologia Prática – desta abertura teológica se encontram ciências tais, como; E.B.D, Evangelismo, Aconselhamento Pastoral e Homilética.
1.5- Teologia Exegética – é a análise dos textos bíblicos com base nas seguintes perguntas; O que o texto disse? O que o texto quer dizer? Em suma, nesta repartição estudaremos a Hermenêutica.


Capítulo II
II Timóteo capítulo Dois
Se fosse para destacar um capítulo para o obreiro na Bíblia Sagrada, sem dúvida todos os estúdios das Escrituras chegariam ao consenso do capítulo dois de II Timóteo. Mas, por quê?
Como resposta, temos a seguinte explicação, todo o livro a Timóteo é considerado uma epístola pastoral, juntamente com I Timóteo e Tito. Logo entendemos que na epístola em apreço existe ensinamentos referentes a vida do obreiro
O capítulo dois de II Timóteo é considerado o capítulo bíblico do obreiro. Porque o obreiro é ...
chamado de filho (V.1)
chamado de soldado (V.3)
chamado de atleta (V.5)
chamado de lavrador (V.6)
chamado de obreiro (V.15)
chamado de vaso (V.21)
chamado de servo (V.14)
O texto bíblico em análise ainda apresenta o versículo chave do obreiro na Bíblia.
“Procura apresentar-te a Deus aprovado como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (II Tim 2.15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário