SOTERIOLOGIA
Doutrina da Salvação
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3.16).
A Palavra salvação deriva do grego, soteria, tendo por significado, liberdade ou ser livre de um perigo iminente. A bíblia quando utiliza o termo salvação, principalmente no Novo Testamento, está inserindo o propósito de Deus, que é a salvação da humanidade.
Para que o homem possa ter plena comunhão com o Criador é necessário que seja livre do pecado, pois o pecado é toda transgressão contra o Senhor.
A salvação tornou-se possível, por que Jesus Cristo deixou o seu trono de glória, tomou a forma de servo, se fez semelhante aos homens, foi obediente até a morte de Cruz ( Fp 2.5-11), para purificação dos nossos pecados ( Hb 1.3).
1. A Salvação no Antigo Testamento
O Antigo Testamento possui trinta e nove (39) livros, divididos em: Pentateuco ou torá, históricos, escritos e proféticos. A doutrina da salvação (soteriologia) na antiga aliança se resume em figuras, poderíamos chamar de simbologias e também em profecias a respeito da pessoa de Jesus Cristo.
1.1 Salvação Figurada
Quando o homem pecou, logo percebeu que estava nu, em seguida fez para se e para a sua esposa aventais de folhas de figueira (Gn 3.7); Deus não aprovou as vestes feitas pelo primeiro Casal, segundo o texto de Gênesis 3.21, Deus fez túnicas de peles e os vestiu.
Entenda que foi o próprio Deus que fez as túnicas, isto figura as vestes espirituais que recebemos de Cristo. Outra notoriedade é a descrição, peles, logo entendem se que um animal foi imolado para vestir o primeiro Casal que por causa do pecado perceberam que estavam nus e como conseqüência a vergonha.
Este animal torna-se uma figura de Cristo, pois só pela morte de Jesus somos salvos e o seu sangue nos purifica de todo o pecado (lJo 1.7).
1.2 Salvação Prometida
A primeira promessa a respeito de um salvador na bíblia encontra-se em Gênesis 3.15.
E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e sua semente, este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar.
Jesus sendo a semente da mulher feriu a cabeça de satanás na Cruz, e teve o seu calcanhar ferido. O sofrimento que Jesus passou humilhação são adicionados ao calcanhar ferido.
Analisando ainda o antigo testamento são inúmeras profecias a respeito de Jesus, citaremos algumas:
Profeta semelhante a Moisés (Dt 18.15)
É crucificado (Sl 22)
È Deus e terá um reino eterno (Is 9.)
É ungido e morto depois de 483 anos (Dn 9. 24-27)
É eterno e nascerá em Belém (Mq 5.2)
2. A salvação no Novo Testamento
Os evangelhos relatam episódios fundamentais e marcantes da vida de Jesus, principalmente o objetivo da vinda de Jesus. Deus amou o mundo, o termo utilizado aqui para amor é ágape que não é amor entre amigos (philis) e nem amor conjugal (Eros), mas sim um amor divino, ou seja, Deus expressando o seu sentimento para com a criatura.
2.1. Confirmada em Jesus Cristo.
Todas as narrativas dos evangelistas a respeito de Jesus são categóricas em afirmar a natureza e o propósito da sua manifestação.
2.1.1 Quem é Jesus Cristo
Jesus que dizer Jeová Salva e Cristo (grego) significa ungido e em hebraico o termo utilizado é Messias, extraído do salmo 22.
Jesus Cristo não pode ser visto como um homem controlado por paixões humanas, nem por emoções. Pois, Ele é o próprio Deus (Jo 1.1) e todas as coisas foram criadas por Ele (Jo 1.3), é Ele que ilumina o homem (Jo 1.9) e é Ele que regenera o homem (Jo1.12).
2.1.2. Declarações a respeito de Cristo
Na bíblia encontramos declaração a respeito de Jesus são elas; sobrenaturais (Mt 3.16,17), angelicais (Lc 2.10-14), humanas (Jo 1.29,41,45 e 49) e naturais (Mt 27.45,51).
A salvação só é possível na pessoa de Jesus, a saber; se com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo, porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido (Rm10.9,11).
2.2. A Proclamação da Salvação
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis Testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra (At 1.8).
2.2.1 Proclamação Pelos Apóstolos
Os apóstolos pregaram uma mensagem bíblica e Cristocêntrica. A mensagem era pregada a todas as pessoas que estavam ao alcance dos apóstolos, de judeus a gentios, mesmo com problemas ou sem problemas o objetivo e a ordem de Cristo era, “até os Confins da terra” (At 1.8).
2.2.2Proclamação pela Igreja
Após o período apostólico a missão evangelizadora prosseguiu, mesmo enfrentando perseguições. A igreja não parava de pregar o Evangelho transformador de Jesus Cristo. E esta pregação tem os seus efeitos ainda hoje, pois o número de evangelistas e missionários tem crescido bastante.
Ter anel de bacharel não é símbolo da verdadeira sabedoria de um evangelista, porque na bíblia encontramos a citação de Salomão: O que ganha alma, sábio é (Pv 11.30), o mesmo caracteriza a sabedoria com a dedicação em ganhar almas para o Senhor.
A igreja de hoje possui os mais variáveis meios de comunicação e devemos utilizá-los com um único propósito, anunciar a Palavra de Deus. E podemos concluir dizendo que Deus confiou a sua igreja a sublime e urgente missão de anunciar ao mundo, em nossos dias que Jesus salva.
3. Os Elos da Salvação
São os elos da salvação:
3.1 Fé:
Que é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem (Hb11.1).
Em suma, quando se trata da fé, podemos citar três dimensões que se relacionam com o elo da fé, são elas:
a) Fé Natural - todas as pessoas dizem possuir uma fé e é claro que possuem, porem a nomeamos de fé natural ou comum.
b) Fé Salvífica - É a fé da entrega, quem possui esta fé não consegue viver sem Jesus.
c) Fé Sobrenatural – é a fé que remove montanhas.
3.2 Arrependimento:
É um ato de contrição profunda do coração, pela culpa de uma ação cometida com desejo de deixar o erro e praticar o bem.
3.3 Conversão:
É a entrega total ao Senhor Jesus e como resultado a mudança completa; espírito, alma e corpo transformado para a ação do Espírito de Deus.
3.4. Santificação
É a ação em que se abandona o pecado e passa ter uma vida pura em toda maneira de viver.
a. Santificação pretérita – estar relacionada ao momento da conversão.
b. Santificação presente – santificamos mediante a palavra de Deus, a oração e a dedicação na casa do Senhor.
c. Santificação futura ou total – quando deixarmos este corpo corruptível e tomar posse de um corpo incorruptível.
3.5 Glorificação:
É a razão da nossa vida espiritual, quando termos o nosso corpo transformado conforme a imagem celestial (ICor 15.49).
Conclusão
A salvação é ação do Espírito Santo na vida do Cristão que possibilita a nova pessoa a tomar posse de um amor ardente pelas almas e um profundo amor por Jesus Cristo, o Filho de Deus. “ Nós amamos porque Ele nos amou primeiro (IJo 4.19).
Nenhum comentário:
Postar um comentário