Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Homilética

Homilética

O termo deriva se do grego e quer dizer, discurso familiar. A finalidade desta ciência abrange a aproximação do pregador; a pessoa de Deus, a palavra e ao pecador, pois a mesma abrange a preparação da mensagem e conclui no apelo que será realizado ao pecador.
Abaixo, citaremos elementos importantes no contexto de estudo da homilética.

1- O Pregador e a Oração – para termos unção é necessário que tenhamos comunhão com Deus. A oração é indispensável. É só lembrarmos que os grandes oradores possuíam comunhão com Deus, mediante uma vida fervorosa de oração.
• Jesus Cristo é um exemplo de oração.
• Paulo.
• Barnabé.
• Tiago, irmão do Senhor Jesus.
• Jônatas Edwardo, o pregador do sermão comovente “ Pecadores nas mãos de um Deus irado.” Na apresentação da mensagem, algumas pessoas seguravam nos bancos para não irem para o inferno. No entanto o que poucas pessoas sabem é que antes de pregar este comovente sermão, Jônatas esteve por três dias sem se alimentar e três noites sem dormir. Ele estava em oração.

2 – O Pregador e a Leitura da Bíblia – o pregador prega e ensina a Bíblia, portanto tem a obrigação de alimentar desta palavra.

3 – O Pregador e a Família – o pregador deve ser exemplo dos fiéis, portanto o seu ministério tem como lugar de inicio, a sua própria casa.

4 – O Pregador e a Aparência – o mesmo deve manter uma aparência agradável, mas sem agitação. Cuidados com cabelos, barbas, sapatos é de suma importância.

5 – O Pregador e o Púlpito – no púlpito o pregador deverá evitar conversas, o folhear a bíblia ou folhear a harpa e o sentar de forma inconveniente.
6 – O Pregador e a Preparação da Mensagem – abaixo citaremos nove passos na preparação de uma mensagem.
• Escolher o texto bíblico.
• Dividir ou determinar os parágrafos.
• Criação do esboço.
• Tema
• Determinar o propósito do sermão.
• Aplicação do sermão.
• Procurar uma ilustração.
• Definir a conclusão.
• Definir a introdução.

7 – O Pregador e o Microfone – o pregador deve sempre falar de frente para o microfone, ter cuidado com a respiração e entre outros cuidados não testar o microfone com tapinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário