...Declara- me que é o que tens em casa. E ela
disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma
botija de azeite. II Reis 4.2b.
O lar é sinônimo de descanso e de proteção. Entretanto, não é assim em todas as famílias, existem famílias em que a paz é inexistente, isto por falta de elementos necessários ao convívio no lar. Nos dias hodiernos muitos líderes tem se destacado na mídia e principalmente em empreendedorismo empresarial, porém os mesmos não conquistaram sucesso na vida conjugal e nem mesmo com os próprios filhos.
O relato bíblico de 2º Reis capítulo 4, descreve a história de uma viúva que teria o perdão de uma dívida do falecido marido, com a retirada de seus dois filhos, para tonarem servos do credor. Ao aproximar do profeta Eliseu, a viúva rogou-lhe ajuda e o profeta perguntou o que ela tinha em sua casa?
O que nós temos em nossa casa?
A preocupação da sociedade no geral é acumular riquezas e não paz e proteção.
Em nossos lares estar à solução da depressão, tanto na prevenção como na eliminação da doença.
1- O termo declara-me
O profeta Eliseu inicia uma pergunta da seguinte maneira; declara-me. Este termo expõe o conhecimento de causa por parte da viúva. Ninguém melhor do que ela para descrever o que possuía ou o que se passava em sua casa. A mulher tinha perdido o marido que era dos filhos dos profetas e servo de Eliseu e tinha como padrão de vida o temor ao Senhor. E agora estava preste a perder os seus filhos.
Na indagação do profeta surgi uma lição; as soluções do problema estão mais próximas do que imaginamos. O pagamento da dívida não seria solucionado com uma campanha de assistência social liderada pelo profeta. Imagine a voz do profeta Eliseu conclamando os irmãos israelitas para que em uma reunião coletasse ajuda financeira para aquela viúva. A resolução de um problema estar relacionado com a ação do indivíduo, pois se o mesmo desiste de lutar como vencerá?
Por outra ótica notemos que a viúva desconhecia a solução e nem imaginava que a vitória estaria na sua própria casa.
2- Visões para uma família vitoriosa
A visão pode ser definida como percepção e além de tudo confiança e flexibilidade.
No histórico de 2º Reis capítulo 4, encontramos uma perfeita definição para visão. Saiba a quem procurar quando não souber aonde ir. A viúva foi ao encontro do profeta e este ato foi definitivo para a sua vitória. Visões para uma família vitoriosa não pode ser limitada e nem se restringir a pessoas perversas. Não é qualquer pessoa. Mas, a pessoa ideal.
Lembrando que a primeira pessoa a ser procurada é a pessoa de Deus. E em seguida aquelas pessoas em que percebemos a presença de Deus não as que se autoproclamam como sendo de Deus sem serem.
O falecido em vida possuía temor ao Senhor, este ato garantiu a proteção de Deus a sua família.
A narrativa descreve que a viúva deveria adentrar em sua casa e fechar a porta, nem todas as pessoas estão prontas para conhecerem os seus problemas e nem todas terão aptidão para outorgarem conselhos. Por isso, Deus usa o profeta para ordenar a viúva a entrar em sua casa e fechar a porta.
3- O que tens em casa
Os bens se resumem em materiais, físicos e espirituais. Como bens materiais temos, móveis e imóveis. E como bens físicos possuímos os membros da nossa família. E no campo espiritual possuímos o dono da vida, ou seja, temos o Todo Poderoso do nosso lado.
Entretanto, existem lares em que os bens materiais possuem maior valor do que os físicos e os espirituais. É por isso que a sociedade hodierna vivencia as crises. O valor humano é menosprezado e o Temor ao Senhor é rejeitado.
Algumas mulheres de hoje responderia a esta pergunta da seguinte maneira.
• Tenho um monstro dentro de casa.
• Tenho um filho drogado dentro de casa.
• Tenho uma cruz para carregar.
• Tenho um fardo pesado.
• Tenho uma maldição no meu lar.
• Tenho um problema impossível.
• Tenho um filho drogado dentro de casa.
• Tenho uma cruz para carregar.
• Tenho um fardo pesado.
• Tenho uma maldição no meu lar.
• Tenho um problema impossível.
Mas, analisemos alguns casos bíblicos:
• Em Lucas 7.36, Simão diria tenho uma mesa farta.
• José diria; tenho suprimento e proteção. (Gn 45.15-28)
• Salomão diria; tenho uma coisa boa. (Pv 18.22)
• Em Lucas 7.36, Simão diria tenho uma mesa farta.
• José diria; tenho suprimento e proteção. (Gn 45.15-28)
• Salomão diria; tenho uma coisa boa. (Pv 18.22)
Porém, a viúva respondeu ao profeta; tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. O azeite na bíblia simboliza a graça de Deus. A graça Divina é provedora. Se em nossos lares possuímos azeite, com certeza teremos a providência de Deus em prol da família.
parabens .muito bom
ResponderExcluirMuito obrigado! Que Deus continue abençoando a sua vida e ministério.
Excluir