Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Subsídio para aulas da EBD: ÍDOLOS NA FAMÍLIA

Subsídio para aulas da EBD: ÍDOLOS NA FAMÍLIA

A verdade prática apresenta o seguinte enunciado: A adoração a ídolos implica priorizar tudo aquilo que se coloca no lugar de Deus. Da qual compreende que a idolatria é a adoração em que a honra que somente Deus merece e somente a Ele deve ser rendida é entregue a suas criaturas (RYLE apud CABRAL, 2023, p. 43).

A presente lição tem como objetivos:

Apresentar o contexto no qual Raquel furtou os ídolos de seu pai Labão;

Explicar o cenário político-social de Israel quando Mica abraçou a idolatria;

E, Alertar acerca dos perigos da idolatria no seio familiar do povo de Deus.

 Conforme Cabral:

[...] A adoração a Deus não é feita mediante figuras em estatuetas ou ídolos, mas a reverência e a adoração a Ele são feitas mediante os aspectos do seu caráter, ou seja, na beleza da sua santidade (1 Cr 16.29). (CABRAL, 2023, p. 44)

OS ÍDOLOS ENCONTRADOS NA TENDA DE RAQUEL

A crença no período de Raquel era que os ídolos como amuletos garantia o direito à herança por parte da pessoa que a possuía. Logo, o acreditar de Raquel era que por possuir os ídolos de seu pai, Labão, a mesma não estaria desprovida dos direitos da herança paterna.

Portanto, a fragilidade apresentada pela personagem é o não confiar no futuro garantido pelo o Deus de seu esposo, Jacó, e em contra partida acreditar nos deuses de Labão.

O interessante é compreender que o pecado consumado conduz ao desenvolvimento de outra transgressão. Primeiramente Raquel furtou os ídolos de seu pai e em segundo Raquel mentiu para o seu pai. Portanto, compreende que o pecado da idolatria se associa com outras transgressões, e por isso, o que comete o pecado de idolatra não consegue acertar o alvo.

No histórico da igreja percebe-se que pelo o erro da prática da idolatria no seio eclesiástico outros pecados foram consumados, exemplo:

O batismo de crianças.

A igreja como motivadora e causadora de guerras.

A igreja como interprete errônea das Escrituras Sagradas, principalmente no ato de vender indulgências.

Dentre outros pecados cometidos pela a instituição religiosa.

UM SANTUÁRIO DE DEUSES NA CASA DE MICA

O contexto histórico referente a Mica e seus erros procedidos por não compreender a vontade divina estão descritos de forma categórica em enfatizar o mal caráter daqueles que utilizam da crença alheia para lucrarem. Vale ressaltar que o erro da idolatria proporciona a prática de outros graves erros, assim como compreendidos na narrativa histórica de Raquel.

Já no caso de Mica em que é visível que:

Mica roubou a própria mãe, arrependeu-se e devolveu o dinheiro roubado (Jz 17.2).

Imagem de escultura foi desenvolvida (Jz 17.4).

Mica consagrou um de seus filhos ao sacerdócio, assim como fez um éfode, roupa sacerdotal (Jz 17.5).

Mica consagrou um levita ao sacerdócio (Jz 17.12).

[...] Mica tinha a sua casa cheia de deuses, ou pequenas divindades caseiras. Eram deuses domésticos de tamanhos diferentes que davam ao possuidor uma falsa ideia de prosperidade, de cura física, de solução de crises domésticas e outras coisas mais. (CABRAL, 2023, p. 49)

Portanto, o pecado da idolatria retira do ser humano o senso de entender que o mesmo, é limitado e dependente de Deus. Fator que é perceptível na vida fracassada de Mica. Erros grotescos foram cometidos por Mica o que enfatiza que o pecado da idolatria afasta a criatura do Criador, omitindo a criatura a oportunidade de vivenciar o melhor de Deus.

A IDOLATRIA DENTRO DOS LARES

Os ídolos dos tempos modernos são temporários, pois apresentam o que é falso e vazio. A idolatria no contexto hodierno tem como primazia retirar do cristão a ação da verdadeira adoração. É válido afirmar que a adoração verdadeira é direcionada unicamente ao verdadeiro e único Deus, Senhor de todos e o Deus Todo Poderoso.

[...] Os ídolos modernos são aqueles que estão no coração, como o dinheiro, o Eu, as pessoas, as coisas. (CABRAL, 2023, p. 50)

Em suma, que nada deste mundo retire dos cristãos a ação de verdadeiro adorador, em que reconheça e adore unicamente a Deus como Único Senhor provedor para com todos mediante a sua graça.

Referências

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em família: superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário