Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Subsídio para aulas da EBD: QUANDO OS PAIS SEPULTAM SEUS FILHOS

 Subsídio para aulas da EBD: QUANDO OS PAIS SEPULTAM SEUS FILHOS

A verdade prática apresenta o seguinte enunciado:

Não devemos ser indiferentes à morte inesperada, mas também não podemos nos desesperar como quem não tem esperança.

Dentre as heranças que o pecado de Adão deixou para com a humanidade está a morte. Sobre a morte é necessário entender que corresponde o ato em que ocorre a separação entre o corpo e o espírito, ou seja, entre a matéria e o espiritual. Não há limite máximo em idade que defina que o indivíduo irá ou não morrer, logo uma das maiores dores em que corresponde as consequências da morte se associa com a perca de um filho.

Lembrando que a presente lição tem como objetivos:

Descrever a família de Jó;

Refletir a respeito de como lidar com a morte na família;

E, Conscientizar de como os cristãos devem enfrentar a perda na família.

A FAMÍLIA DE JÓ

O primeiro versículo do livro de Jó apresenta quatro características que define o caráter do patriarca Jó: homem íntegro, homem reto, homem temente a Deus, e por fim, homem que se desviava do mal.

O termo caráter no grego χαρακτήρ, significa reprodução ou representação. Corresponde a uma ferramenta para gravação, isto é, uma coisa estampada, cunhada, ou seja, uma marca, ou sinal de distinção. Portanto, o testemunho que Jó alcançou de Deus veio da demonstração de seu caráter diante da presença do Senhor. Caráter é a qualidade inerente a um indivíduo e corresponde com o temperamento próprio e a índole de cada pessoa. Pois, caráter significa:

Ter um comprometimento com um conjunto de valores sem comprometer-se... Ser dedicado a um conjunto de padrões sem hesitar... Esforçar-se continuamente para integrar seus pensamentos, palavras e ações... Fazer sacrifícios para manter os seus princípios... Ter autodisciplina para manter seus valores e padrões morais (MUNROE, 2015, p. 204-211).

A marca distintiva do caráter é a lealdade. Lealdade é o produto da estabilidade criada pelas provações que surgem ao longo do tempo (MUNROE, 2015, p. 219).

Conforme o pastor Antônio Gilberto o caráter:

É um componente da personalidade. É adquirido, não herdado. A criança herda tendências, não caráter. Resulta da adaptação progressiva do temperamento às condições do meio ambiente: o lar, a escola, a igreja, a comunidade, e o estado socioeconômico (1998, p. 223).

Porém, no que corresponde ao caráter de Jó é necessário compreender é que o patriarca se destacou por alcançar o testemunho do próprio Deus, testemunho de homem íntegro, reto, temente e que se desviava do mal.

1- Jó, homem íntegro. Integridade corresponde a não ter inadequações espirituais, ou seja, que não foi atingido, o que caracteriza uma pessoa inculpável que moralmente se encontra no estado de pessoa sã. Logo, nos dias atuais para que alguém seja íntegro é necessário que a cada dia santifique a sua vida diante do Senhor.

2- Jó, homem reto. A pessoa reta não se desvia do padrão aprendido, por ser um homem reto o patriarca Jó não se desviava dos padrões outorgados por Deus, pois o seu coração estava cheio das regras divinas que proporcionou ao mesmo um padrão exemplar.

3- Jó, homem temente a Deus. A reverência ao Senhor é o reconhecimento da bondade e da santidade do Senhor, e por ser temente a Deus o patriarca temia desobedecer às regras morais e espirituais. A não desobediência permite compreender o temor que o patriarca tinha para com o Senhor.

4- Jó se desviava do mal. A localização onde o pecado reinava o patriarca Jó se desviava e se distanciava do mal. Tal característica do caráter de Jó permite compreender que o cristão tem a escolha: se comete ou não o pecado. É necessário compreender que resultados são provenientes de escolhas. Jó preveria se desviar do pecado.

FILHOS E PARENTES NA CASA DE DAVI

No tocante as percas familiares fica em evidência que o patriarca perdeu os filhos e o incentivo da esposa para consigo.

Em referência com a perca dos filhos, percebe-se que essa foi a mais dolorosa, pois antes que o terceiro mensageiro terminasse a mensagem, o quarto já aproximava e transmitia a mais dolorosa de todas as más notícias daquele dia: “a morte dos filhos”.

Sendo que no contexto familiar o patriarca ainda sofreu com a decisão da esposa em não lhe dá palavras que despertasse esperança, mas em contrapartida as palavras eram: amaldiçoa a Deus e morre (Jó 2.9).

As palavras da esposa de Jó – amaldiçoa a Deus e morre – foram provavelmente a provação mais amarga para ele. Ironicamente, a pergunta que ela faz – ainda reténs a tua sinceridade? – apresenta quase as mesmas palavras utilizadas antes pelo Senhor (Jó 2.3). A repetição dessa sentença ressalta a perseverança de Jó, que sua esposa interpretou de forma equivocada como loucura ou que o marido se recusava cegamente a encarar a realidade de sua situação desesperadora (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 788).

OS CRISTÃOS E O LUTO

Sobre a morte o cristão deverá compreender que se trata da consequência do pecado de Adão. Além da morte, a culpa e a corrupção tornaram os resultados que expressam a presença do pecado. Portanto, a morte não tem a pessoa de Deus como culpado por sua existência, mas trata-se de uma herança deixada pelo pecado original.

Por fim, o cristão não poderá perder a esperança. Pois, se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens (1 Co 15.19). A esperança do crente está em Jesus Cristo. Assim como a esperança se fortalece mediante as seguintes palavras: Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro (1 Ts 4.16).

Referências

MUNROE, Myles. O poder do caráter na liderança. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2015.

RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

SILVA, Antonio Gilberto da. Manual da Escola Dominical: um curso de treinamento para professores iniciantes e de atualização para professores 

Nenhum comentário:

Postar um comentário