Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 28 de maio de 2023

TABERNÁCULO PERFEITO

 

TABERNÁCULO PERFEITO

Em Hebreus 9.11-14 compreende-se a perfeição do tabernáculo celestial por dois grandes e amplos atos: o primeiro, o tabernáculo não foi feito por mãos desta criação (Hb 9.11), e segundo, o sangue mediador da entrada do sumo sacerdote não foi o sangue de animais, mas o sangue de Cristo para a efetuação da eterna redenção.

Maior e mais perfeito tabernáculo corresponde a sua origem, não foi feito por mãos desta criação, ou seja, não foi feito por mãos humanas. Por não ser de origem humana a entrada no tabernáculo perfeito requer perfeição, mas compreende-se que não ser o ser humano perfeito, por isso, o próprio Deus encarnou, a segunda pessoa da trindade, o Senhor Jesus se posicionou como o próprio sacrifício quando ao mundo se manifestou nascendo de uma mulher e vivendo entre os homens. Foi tentado em tudo, porém em nada pecou (Hb 4.15).

No tabernáculo que representava a aliança dos homens para com Deus anualmente sacrifícios eram feitos para que o povo alcance a benevolência do Senhor. O sangue era derramado, no entanto, o sacrifício era repetido constantemente, porém, com a aceitação do sacrifício de Jesus pelo o Pai, os demais sacrifícios perderam toda a importância, pois o sangue de Jesus é o ponto central da redenção conforme a mensagem do Novo Testamento.

O sangue de Jesus tem como objetividade remover os pecados dos homens, assim como restabelecer a reconciliação desses para com o Criador (Hb 5.8; Rm 5.19). Logo, pelo o sangue de Jesus se efetua:

O perdão dos pecados (Mt 26.28).

O resgate do poder de Satanás (At 20.28; Ef 1.7).

A justificação em Cristo (Rm 3.24,25).

A santificação em Cristo (Hb 13.12; 1 Jo 1.7-10).

E dentre tantas benevolências, a garantia de receber as promessas da Nova Aliança (Hb 10.29; Mt 26.28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário