Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Subsídio para aulas da EBD: PAIS ZELOSOS E FILHOS REBELDES

PAIS ZELOSOS E FILHOS REBELDES

A verdade prática apresenta o seguinte enunciado: O modo de criar e educar tem impacto no comportamento de nossos filhos no mundo, mas não anula a responsabilidade individual das escolhas deles. Da qual compreende que os pais possuem responsabilidades na criação dos filhos, assim como cada indivíduo é também responsável pelas próprias escolhas.

A presente lição tem como objetivos:

Apresentar o contexto pecaminoso de Israel e a fidelidade dos pais de Sansão ao Senhor;

Identificar o comprometimento dos pais de Sansão com a sua formação moral e espiritual sob a bênção divina;

E, Conscientizar de que a conduta falha de Sansão na vida adulta, assim como as suas consequências, foi de responsabilidade pessoal e intrasferível, fruto de seu livre-arbítrio, nem sempre seguindo a educação recebida.

 Silva comenta a respeito das responsabilidades dos pais para com os filhos com as seguintes palavras:

Os pais não somente ensinam com palavras, mas também com atitudes e escolhas. Os filhos estão a observar e a vigiar todos os passos e decisões que seus pais tendem a palmilhar e a tomarem. Cada aprendizagem se demonstra na ação da criança. (REVISTA MANANCIAL, ANO 14, EDIÇÃO 47, p. 42).

OS PAIS DE SANSÃO

Havia algo comum em todo o período dos juízes que não ocorreu em formato diferente nos dias de Sansão que corresponde com o povo se esquecia de Deus e adorava a outros deuses, Deus entregava o povo nas mãos de seus inimigos, o povo clamava ao Senhor e o Senhor ouvia as orações do povo com o ato de suscitar um libertador.

1- O povo serve a outros deuses. No período anterior mesmo sendo o momento histórico conhecido como o da conquista de Canaã os israelitas não conseguiram eliminar os seus inimigos e com isto tiveram que conviver com cananeus, filisteus e demais povos pagãos. Tais povos não requeriam dos israelitas o abandono de Deus, porém influenciavam os israelitas a práticas politeístas e como consequência a nação eleita deixava de servir a Deus e serviam a Baal e a Astarote (Jz 2.13). Baal era o principal deus adorado pelos cananeus, era considerado o deus da da fertilidade, da chuva e da vegetação, enquanto Astarote era a deusa da guerra e da fertilidade e mulher de Baal. O culto a Baal envolvia o sacrifício de crianças (2 Re 21.3-6).

2- Deus entrega o povo a outros povos. A primeira opressão foi de oito anos cuja submissão foi aos mesopotâmios (Jz 3.7-11). Já a segunda submissão foi de dezoito anos e aos moabitas (Jz 3.12-21),em seguida de vinte anos aos cananeus (Jz 4-5), em seguida por sete anos pelos midianitas (Jz 6.1-10.15) e a quinta opressão a Israel foi por parte dos amonitas e filisteus (Jz 10-12). Este último povo só foi vencido nos dias de Davi.

3- O povo volta para Deus. A prática do pecado de idolatria conduzia os israelitas à opressão seguida de tristeza e dor. Em tal situação a nação israelita gemia (Jz 2.18). O povo de Israel voltava para Deus por vivenciar o caos de ser submetidos por nações vizinhas. Em meio a suas aflições os israelitas clamavam a Deus e se arrependiam da apostasia (Jz 2. 15,18).

4- Deus suscita um Juiz. O juiz era um homem ou uma mulher escolhido por Deus, qualificado por meio da vocação mediante o poder da presença de Deus em seu ministério (Jz 2.18, 6.16), possuía autoridade em sua missão (Jz 6.14), e além de tudo era sobrenaturalmente revestido de poder do Espírito Santo de Deus (Jz 3.10). (SILVA, s.d, p. 29,30)

Conforme a palavra do Anjo do Senhor para com a mãe de Sansão, o filho que ela geraria seria nazireu, isto é, consagrado ao Senhor e por isso abdicaria de tudo o que por Deus era considerado imundo.

O NASCIMENTO DE SANSÃO E SUA FORMAÇÃO

No que tange o nascimento de Sansão compreende que há um milagre do Senhor, pois a esposa de Manoá era estéril. A esterilidade acompanhou um grande número de mulheres no Antigo Testamento, que em comum elas presenciaram o milagre do Senhor, caso também vivenciado pela mãe de Sansão.

Já no que se trata da formação percebe-se que Sansão foi criado em uma família em que a confiança e a piedade eram virtudes presentes, além do amor e da comunhão.

Os valores são passados principalmente quando há interação entre: Deus, pais e filhos. O lazer é fundamental para que pais e filhos desfrutem do amor familiar. Portanto, são nestas horas que os filhos aprendem com os pais. Pois, estes momentos são fundamentais para a formação do caráter e da índole dos filhos. (SILVA, s.d, p. 29,30)

A FRAQUEZA DE CARÁTER DE SANSÃO

A fraqueza do caráter de Sansão é desenvolvida na prática pelo vício da presunção. O ego de Sansão o determinava como o invencível, porém as habilidades do juiz não eram próprias da natureza humana, mas do Senhor. Quem capacitava e outorgava habilidades para com Sansão era Deus. A presunção conduziu a desobediência que como resultado:

Sansão, por ser nazireu, não podia ingerir bebida forte, mas o fez muitas vezes. Ele não podia tocar corpo morto, mas o fez ao tocar o leão que matara nas vinhas de Timna. Ele não podia casar-se com mulher estrangeira, mas o fez não dando ouvidos ao conselho dos seus pais. (CABRAL, 2023, p. 76)

A presunção de Sansão também o conduziu a desconsiderar o inimigo. Pois, com o inimigo não pode haver desconsiderações, isso porque é no contexto espiritual que o aspecto material está envolvido e em que o crente convive. Portanto, o inimigo age em prol da destruição.

Referências

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em família: superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

SILVA, Andreson Corte Ferreira da. Que ama a sua família, ama a si mesmo. Revista manancial, Ano 14, ed. 47.

Nenhum comentário:

Postar um comentário