Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Subsídio para aulas da EBD: A IMPORTÂNCIA DA PATERNIDADE NA VIDA DOS FILHOS

A IMPORTÂNCIA DA PATERNIDADE NA VIDA DOS FILHOS

A verdade prática apresenta o seguinte enunciado: Quando o padrão divino para a criação de filhos é negligenciado, as consequências são terríveis para a família cristã. Da qual compreende que não há possibilidade de ações ou omissões que apresente negligência na e para a criação dos filhos. Lembrando que a presente lição tem como objetivos:

Apresentar o conceitode paternidade segundo a Bíblia;

Apontar os tipos de paternidade que são prejudiciais para a família;

E, Destacar a importância e o valor da paternidade responsável na formação espiritual e moral dos filhos.

A PATERNIDADE DENTRO DA FAMÍLIA

Paternidade desde o primeiro elo familiar na terra (família de Adão e Eva) passou a ter como significado a pessoa que lidera e que tem como responsabilidade prover o lar com alimento e segurança.

Um fator observável é que muitas das vezes a ausência do pai no seio familiar faz com que a liderança do mesmo não seja compreendida e nem obedecida. Um comparativo importante é a atividade ministerial dos líderes cristãos que preocupam e cuidam de filhos e famílias dos membros do meio eclesiástico, porém se esquecem de zelar dos seus próprios filhos.

No caso dos sacerdotes, Eli e Samuel, o exercício sacerdotal era, para eles, mais importante do que se preocupar em exercer seu sacerdócio dentro de casa com a esposa e os filhos. Os dois sacerdotes, Eli e Samuel, a despeito da vida ilibada perante Deus e o povo, foram displicentes com a própria família, principalmente, com os filhos. (CABRAL, 2023, p. 95)

A presente ausência poderá ser sintetizada posteriormente como falta de autoridade, portanto, a autoridade não é de fato o barulho ou o grito, mas o reconhecimento direto de quem é a referência.

A presença do pai contribui para com a formação de adultos saudáveis. Pois, a paternidade é importante para com a formação emocional, material e espiritual do indivíduo. Contribuindo com o desenvolvimento de um cidadão exemplar, assim como os pais no contexto espiritual proporcionam a educação espiritual de seus filhos.

Para Cabral (2023) os sacerdotes Eli e Samuel não outorgaram tempo para com os seus filhos, por isso, esses se tornaram rebeldes e profanos.

TIPOS DE PATERNIDADE EXTREMISTAS

O maior problema da sociedade nas nuanças sociais é que o extremo torna-se o caminho a ser percorrido. No caso da presente lição os extremos correspondem com a conduta de pais autoritários e pais permissivos. Há ter um equilíbrio nas decisões do líder da família, por isso, é necessário conhecer o propósito divino, assim como identificar a proporcionalidades de cada indivíduo.

Os pais autoritários erram por tratarem os filhos como se fossem elementos neutros, sem sentimentos, sem memória e sem vontade (CABRAL, 2023, p. 97).

Enquanto que os pais permissivos não importam com princípios e deixam à mercê dos filhos a liberdade para decidirem sobre o que quiserem. É um tipo de tolerância sem freio algum que induz a criança a imaginar que seu pai não a ama, nem se importa com suas necessidades emocionais e físicas. (CABRAL, 2023, p. 97).

O FRACASSO DE DOIS PAIS RELAPSOS COM OS FILHOS

Os pais relapsos são aqueles que negligenciam a humanidade dos filhos, pois ao reconhecer a humanidade o indivíduo compreende que há uma dependência para com Deus. O pai precisa de Deus, logo, todos os filhos também precisam de Deus.

O segundo contexto familiar que descreve a respeito dos pais relapsos é o ato da omissão. O deixar de fazer o certo em prol do desenvolvimento dos filhos, sendo o desenvolvimento na área espiritual, física e financeira.

Em terceiro o deixar para o outro a responsabilidade de cuidado. Lembrando que a paternidade não é substituída. Ninguém consegue suprir o lugar do pai. De fato no desenvolver literal o pai constantemente é substituído, porém as consequências para substituição inúmeras vezes são irreparáveis.

Por fim, compreende-se que Eli e Samuel foram dois pais que exerceram o sacerdócio em afinco, porém não souberam conduzir os filhos mediante o ensino eficiente e eficaz da palavra de Deus.

Referências

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em família: superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário