Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

MISSÕES E A VOLTA DO SENHOR JESUS

Subsídio para lições da Escola Bíblica Dominical: MISSÕES E A VOLTA DO SENHOR JESUS 

A verdade prática apresenta o seguinte enunciado:

A Grande Comissão deve ser cumprida antes do Arrebatamento da Igreja.

Da verdade prática compreende se que:

A Grande Comissão é a maior missão da Igreja;

A pregação do Evangelho deverá ser cumprida antes o arrebatamento da Igreja.

A esperança da Igreja está diretamente relacionada com a volta do Senhor Jesus, logo, a esperança da Igreja é o motivo que dinamiza a ação da Igreja como agência proclamadora do Evangelho.

Lembrando que os objetivos da presente lição são os seguintes:

Explicar a dimensão da tarefa missionária até que Cristo volte;

E, Relacionar a volta de Jesus com a obra missionária.

I – ALCANÇAR O MUNDO ATÉ QUE CRISTO VOLTE

Sobre a mensagem “E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim” (Mt 24.14) entende-se que o fim no presente texto não trata-se do fim do mundo e nem do fim das pessoas. É compreendido que se trata do fim de um ciclo o que para os pré-tribulacionistas (os que acreditam que o Senhor Jesus arrebatará a Igreja antes a Grande Tribulação) se refere com o arrebatamento da Igreja.

Arrebatamento é a:

Retirada brusca e sobrenatural da Igreja deste mundo para que se una eternamente ao Senhor Jesus. Este acontecimento, ao qual dedica o Novo Testamento dois capítulos (1 Co 15 e 1 Ts 4), constituir-se-á num dos maiores milagres de todos os tempos, por abranger diversos fatos espantosos, inexplicáveis e incompreensíveis à lógica meramente humana (Andrade, 1997, p. 39).

Lembrando que o arrebatamento será no abrir e fechar de olhos e tem como propósitos: a ressurreição dentre os mortos (1 Co 15.22,23), a transformação dos vivos (1 Co 15.51,52), o arrebatamento dos fiéis e a apresentação da igreja a Cristo na qualidade de esposa (Ap 19.7-9).

Outro fator importante referente ao pós-arrebatamento é compreender que as obras serão recompensadas. As obras a serem julgadas serão divididas em dois grupos: obras que não perecerão e as obras que perecerão.

Obras que não perecerão. Corresponde com as obras de ouro, prata e pedras preciosas.

Obras comparadas ao ouro correspondem com as obras realizadas pelos crentes para a glória de Deus. Indica também que estas obras foram realizadas em parceria com Deus, ou seja, em comunhão com Deus.

Para Lima: Se tratamos os irmão e os outros com o amor de Deus, isso é comparado a ouro (2015, p. 69).

Já as obras de prata correspondem com as obras desenvolvidas com a intenção básica a redenção das pessoas, ou seja, correspondem com atitudes voltadas para a pregação do Evangelho aos pecadores.

Sobre as obras de prata acrescenta Lima:

O crente que ganha almas, que prega a Palavra, que dá bom testemunho da sua fé em Jesus, está realizando obras de prata. Os obreiros do Senhor que cuidam bem do rebanho realizam obras de prata. Visitar os enfermos, os carentes, evangelizar, podem ser obras de prata (2015, p. 69).

Por fim, as obras comparadas a pedras preciosas correspondem com as obras desenvolvidas pelo poder do Espírito Santo na vida do cristão. Diretamente se associa com as obras desenvolvidas com o auxilio do Espírito Santo em outorgar ao crente os dons espirituais.

Para Lima: São obras na unção do Espírito Santo. Evangelizar, pregar, cantar na unção, podem ser pedras preciosas. (2015, p. 69).

Obras que perecerão. Correspondem com as obras de madeira, feno e palha.

As obras comparadas a madeira são comparadas às obras desenvolvidas pelas pessoas sem a intenção plena de fazerem para a glória de Deus. Já as de feno correspondem com as atividades desenvolvidas com o interesse próprio, isto é, com o intuito da fama. E por fim, as de palha indicam atividades desenvolvidas por pessoas inconstantes, isto é, obras sem firmeza da pessoa que a desenvolve.

O texto (1 Co 3.15) fala sobre o elemento fogo. O fogo aqui não corresponde com condenação, mas com avaliação das obras desenvolvidas pelos cristãos.

II – A VOLTA DE JESUS ATRELADA À OBRA MISSIONÁRIA

A volta do Senhor Jesus está diretamente relacionada com a evangelização, pois o grande propósito de Deus é que ninguém se perca, mas que todos os homens tenham a oportunidade da salvação, logo, é por meio da pregação do evangelho que as pessoas terão a oportunidade de receberem a salvação, assim como terão a oportunidade de viver uma nova vida em Cristo Jesus.

Por fim, missões está nos joelhos dos que oram, nas mãos dos que contribuem, nos olhos dos que enxergam a seara, nos pés dos que obedecem o chamado e no coração dos que amam e se entregam com a obra missionária.

Referência:

ANDRADE, Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico, com definições etimológicas e locuções latinas. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.

LIMA, Elinaldo Renovato de. O Final de todas as coisas esperança e glória para os salvos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário