Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

O MODELO DE MISSÕES DA IGREJA DE ANTIOQUIA

Subsídio – EBD – O MODELO DE MISSÕES DA IGREJA DE ANTIOQUIA

Conforme a Verdade Prática:

A ação do Espírito Santo é a garantia do sucesso de toda a obra missionária.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

Ø    O Espírito Santo age em prol da obra missionária.

Ø    O Espírito Santo garante sucesso de toda a obra missionária.

A presente lição tem como objetivos:

Apresentar a natureza e as características da Igreja de Antioquia;

Expor sua natureza missionária;

E, Enfatizar o serviço de Missões em Antioquia.

I – A IGREJA DE ANTIOQUIA: NATUREZA E CARACTERÍSTICAS

Antioquia possuía mais ou menos 400 km de distância de Jerusalém. Para o historiador Flávio Josefo a cidade era uma das três de maior destaque do Império Romano (apud Gaby, 2023, p. 121). Conforme o evangelista Lucas a cidade se destacava por ser local de comunhão entre irmãos que possuía uma visão missionária. Compreende-se também o destaque da cidade por ser a congregação em que havia notáveis membros dentre eles: Paulo e Barnabé. É claro que ambos foram para a cidade, Barnabé, com a missão contemplar e ratificar as obras do Senhor, e o apóstolo Paulo, a convite de Barnabé, ou em companhia do filho da consolação.

Tendo como base o livro de Atos (4.36,37; 9.27) fica notório a origem, assim como duas virtudes de Barnabé. No que tange a origem percebe-se que Barnabé era levita, isto é, da tribo de Levi. Já na tangência das virtudes compreende-se que ele era um homem generoso e um homem de fé, pois confiava no poder divino da transformação.

A generosidade trata-se da virtude em que alguém dispõe em sacrificar os próprios interesses em benefício de outrem. Assim também pode ser definida como a virtude em que acrescenta algo ao próximo.

 

Barnabé é lembrado por confiar no poder divino da transformação, pois:

 Foi preciso fé por parte de Barnabé para trazer Saulo ao convívio dos apóstolos, mas também a certeza de que Deus havia feito uma obra no coração do perseguidor. A oportunidade que Barnabé deu a Saulo foi surpreendente, e a igreja precisa de pessoas como ele, que, com coragem, tragam ao convívio dos santos aqueles que foram alcançados por Jesus. Saulo tinha uma história antes de Jesus, mas o Eterno decidiu mudar o presente e o futuro de Saulo (Coelho, 2020, p. 150).

II – UMA IGREJA MISSIONÁRIA EM AÇÃO

A igreja em Antioquia se destacava em:

Primeiro: foi em Antioquia que os cristãos pela primeira vez foram chamados de cristãos (At 11.26).

Segundo: havia em Antioquia doutores e profetas (At 13.1).

Terceiro: na igreja em Antioquia os cristãos praticavam o serviço ao Senhor com jejum e oração.

Quarto: a igreja de Antioquia possuía conformidade com o Espírito Santo.

Lembrando que o termo doutor corresponde com o ministério de ensino, e esse requer dedicação, disciplina e esforço. Dedicação ao estudo sistemático das Escrituras Sagradas; disciplina no desenrolar a atividade ministerial; e, esforço intelectual no que corresponde à aprendizagem de todos os fatores que o rodeia, por exemplo: culturas, correntes teológicas e dentre outras as questões filosóficas.

III –      O SERVIÇO DE MISSÕES

A igreja em Antioquia teve a missão em enviar Barnabé e a Paulo para a obra missionária. Ambos saíram proferindo a respeito do Senhor, tanto a judeus como a gentios, fato é que Deus salvou e proporcionou libertação a inúmeras pessoas. Notável também é que os gentios foram mais acessíveis para com o recebimento da Palavra.

A acessibilidade para com os gentios se devia de fato ao desapego desses  para com a religiosidade judaica.

Por fim, algo marcante é que os doutores serviam a Deus mediante a igreja de Antioquia, logo, compreendiam os doutores a necessidade de retornarem para com a igreja que os enviaram para prestarem conta. O modelo de missionários independentes, que respondem somente ao Senhor, não é bíblico. Nem o apóstolo Paulo deixava de relatar o que estava fazendo à sua igreja de origem (14.27,28) - (Gaby, 2023, p. 132).

Por fim, a igreja em Antioquia nos ensina a pregar o evangelho, a fazer missões e a entender que a igreja que envia é a que responsável pelo o cuidado do missionário, assim como a essa igreja caberá os enviados a prestação de contas.

Referências:

COLEHO, Alexandre. Os Bons e Maus exemplos: aprendendo com homens e mulheres da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

GABY, Wagner Tadeu dos Santos. Até os confins da terra: pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário