Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

CONHECENDO AO SENHOR POR INTERMÉDIO DAS OBRAS DIVINAS

CONHECENDO AO SENHOR POR INTERMÉDIO DAS OBRAS DIVINAS (Jz 2.10)

O conhecimento tem como fonte a própria busca do ser humano em saber algo a mais referente ao princípio social ou fenomenológico, válido entender que o conhecimento a respeito de alguém pode ser instigado por relacionamento ou por intermédio de obras executadas. O conhecimento do Senhor é perceptível por uma vida em conformidade com Deus por parte do cristão, assim como o entender ao Senhor por intermédio de suas obras.

Consequências pela ausência do conhecimento do Senhor

Biblicamente há duas grandes consequências para o homem no que tange o desconhecimento do Senhor: a destruição (fracasso de uma geração – Oséias 4.6 registra que o povo foi destruído por rejeitar o conhecimento) e a ação em escolher de forma errada (o povo de Israel que não escolheu o Senhor Jesus, mas de fato o rejeitou – Jo 1.12).

Benefício do conhecimento

Em seu ministério público o Senhor Jesus ministrou aos judeus as seguintes palavras: conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo 8.32). Portanto, o conhecimento proporciona liberdade. Liberdade para servir ao Senhor e ser participante das bênçãos espirituais, pois:

Se vós estiverdes em mim e as minhas palavras estiverdes em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito (Jo 15.7).

No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo 16.33b).

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus que não anda segundo a carne, mas segundo o Espírito (Rm 8.1).

Conhecendo ao Senhor

Oséias assim escreveu conheceremos e prosseguiremos em conhecer o Senhor (Os 6.3). Há duas formas em conhecer alguém, primeiramente por relacionar com ela diariamente percebendo sua forma de lidar com as demais pessoas e com as situações, assim como também é possível conhecer alguém por meio de suas obras. Logo, assim também é possível conhecer a Deus.

Conhecendo ao Senhor por andar com Ele, isto é, por falar com Ele e manter comunhão com Ele. Entretanto, o conhecimento para com o Senhor se resume na compreensão da ação de cada pessoa da trindade. Deus, o Pai, se manifesta por seu dois principais nomes descritos na Bíblia, Senhor e Deus. Senhor corresponde com misericórdia e Deus com poder. Jesus por intermédio de sua obra proporciona salvação para com a humanidade. E, o Espírito Santo que convence o homem do pecado, guia os crentes e glorifica ao Senhor Jesus Cristo.

É válido entender que Deus também é conhecido pelas obras e quatro são as obras do Senhor que estão sintetizam na Bíblia Sagrada: criação, providência, restauração e consumação.

Em suma, o conhecimento do Senhor proporciona benefícios espirituais, assim como outorga a compreensão da benevolência do Senhor. No entanto, ao falta de conhecimento conduz a perdição e é possível conhecer a Deus por andar com Ele e por intermédio das obras divinas. Que Deus outorgue ao seu povo a graça constante para compreender Seus desígnios e propósitos para com a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário