Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 14 de março de 2025

A SALVAÇÃO NÃO É OBRA HUMANA

Subsídio – EBD – A SALVAÇÃO NÃO É OBRA HUMANA

Conforme a Verdade Prática:

A salvação é um ato da graça soberana de Deus pelo mérito de Jesus Cristo e não vem das obras humanas.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

Ø    A salvação é um ato da graça soberana de Deus;

Ø    A salvação é concedida mediante os méritos de Jesus Cristo.

A presente lição tem como objetivos:

Ensinar a respeito da doutrina da salvação sob a graça de Deus;

Elencar ensinos inadequados sobre a salvação na antiguidade;

E, Correlacioná-los aos ensinos inadequados sobre a salvação na antiguidade.

A palavra-chave para compreensão da presente lição é salvação. Para Champlin:

A salvação, portanto, é um processo místico, produzido pelo Espírito que vem habitar nos homens e ter comunhão com eles. Esse é um produto da graça, já que a lei jamais poderia proporcionar tal coisa [...]

Na graça o indivíduo pode e deve ser santificado, pois, de outra maneira, nunca poderá ver a Deus (2014, p. 954).

I – A SALVAÇÃO SOB A GRAÇA DE DEUS

Com o pecado a humanidade passou-se a ser caracterizada de:

Mortos em ofensas e pecados;

Andando segundo o curso desse mundo;

Direcionados segundo o príncipe das potestades do ar;

Considerados filhos da desobediência;

Andando segundo o desejo da carne;

E por natureza considerados filhos da ira.

As considerações desagradáveis citadas a respeito da situação humana correspondem com a escrita de Paulo em Efésios 2.1-3, sendo que o apóstolo posteriormente apresenta Deus em ato de misericórdia e amor para com a humanidade proporciona pela graça o Senhor Jesus: vida.

Ao ler: Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens aprendem-se três aspectos da graça, que são:

O primeiro aspecto define a origem da graça, é de Deus, isto indica que a graça pertence a Deus que é Santo, Fiel e Justo.

Já o segundo aspecto descreve que, a graça se há manifestado, descrição que corresponde à manifestação de Jesus Cristo o Salvador, que era preparação na antiga aliança, torna-se visível na nova aliança, pois o verbo se fez carne (Jo 1.14) a manifestação do verbo é a manifestação da graça outorgando paz (Jo 16. 33), vida em abundância (Jo 10.10) e principalmente o direito a vida eterna (Jo 17.3).

E em terceiro, trazendo salvação a todos os homens, frase que corrobora com a ação transformadora que se tornou possível graça a manifestação do Senhor Jesus.

II – SOTERIOLOGIAS INADEQUADAS NA ANTIGUIDADE

Salvação não se alcança mediante a reencarnação, pois biblicamente não há reencarnação (Hb 9.27).

Assim, como não se alcança mediante as obras. As obras tem poder para definir a salvação de alguém? Pergunta esta que tem como resposta direta a palavra não.  Pois, quem é salvo deve praticar as boas obras. As boas obras são realizadas pelos cristãos não para esses serem salvos, mas porque esses já são salvos em Cristo.

E a salvação só se alcança mediante o conhecimento da verdade que é o Senhor Jesus Cristo. Salvação operada pela graça e para ser compreendida poderá ser sintetiza em duas ações: a graça liberta e a graça santifica.

No que corresponde à ação da graça em libertar, compreende-se que:

A graça liberta o indivíduo do pecado, liberta o indivíduo do poder do pecado, liberta o indivíduo da punição do pecado e, por fim, a graça liberta o indivíduo da presença do pecado.

E conforme Champlin: Na graça o indivíduo pode e deve ser santificado, pois, de outra maneira, nunca poderá ver a Deus (2014, p. 954).

III – AS SOTERIOLOGIAS INADEQUADAS DE HOJE

Há verdades bíblicas que não se pode esquecer, são elas:

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação (Rm 10.9,10). Salvação unicamente em Jesus Cristo.

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome (Jo 1.12). Em Jesus o homem recebe a oportunidade de ser reconhecido como filho de Deus.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14.6). Jesus é o único caminho.

Referência

CHAMPLIN. R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 2. São Paulo: Hagnos, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário