Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

EBD - Subsídio da Lição: JESUS CRISTO, E ESTE CRUCIFICADO – A MENSAGEM DO APÓSTOLO

JESUS CRISTO, E ESTE CRUCIFICADO – A MENSAGEM DO APÓSTOLO

A presente lição apresenta a seguinte descrição na verdade prática: O Cristo crucificado, o centro da mensagem da cruz, é a encarnação da verdadeira sabedoria para a salvação.

A verdade prática proporcionar compreender que:

Ø    A mensagem da cruz é o centro do Evangelho de Cristo.

Ø    A mensagem da cruz descreve a sabedoria de Deus ao mundo.

Sendo que a presente lição tem como objetivo geral:

Ressaltar que Jesus Cristo, e este crucificado, é o centro da mensagem cristã. E como objetivos específicos: Destacar a centralidade da pregação de Paulo; Elencar as expressões-chave na doutrina de Paulo; e, Pontuar os efeitos da mensagem da cruz.

I – ACENTRALIDADE DA PREGAÇÃO DE PAULO

Para os que se consideravam sábios a mensagem da cruz era descrita como afronta, pois os pensadores da época consideravam a pregação do Cristo da cruz em uma tolice. Logo, enquanto os filósofos rejeitavam a cruz por ser considerada sem atração de princípios de sabedoria, já para os cristãos a mensagem da cruz representa a sabedoria de Deus.

Compreende ainda que a mensagem da cruz é o centro “de toda revelação de Deus [...] A cruz constitui-se a centralidade da fé para a salvação” (CABRAL, 2021, p. 64).

Vale ressaltar que a pregação da cruz anula a sabedoria dos homens, pois Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são (1 Co 1.27,28).

A sabedoria que tem a sua origem em Deus é libertadora, pois outorga ao ser humano o conhecimento do bem e conduz o mesmo a tomar decisões que agrade a Deus.

Todos que desejam a sabedoria deverão pedir a Deus e a busca-la. Salomão assim escreveu: “eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão” (Pv 8.17). Os que buscarem a sabedoria a encontrarão. Buscar significa desejar e correr atrás para obtê-la. Salomão no início do seu reinado pediu a Deus sabedoria para governar um povo grande e numeroso. Por fim, a sabedoria é fundamental para a liderança eficiente e eficaz (Gn 41.39), e também muito importante para a tomada de decisões (At 15.13-34).

II – EXPRESSÕES-CHAVE NA DOUTRINA DE PAULO

Há três expressões fundamentais e essenciais para a compreensão do presente tópico:

Ø    Evangelho de Cristo.

Ø    Cristo crucificado.

Ø    Cristo ressurreto.

O evangelho de Cristo corresponde com a libertação ministrada aos corações dos homens mediante a graça do Senhor. Enquanto, a frase Cristo crucificado permite compreender que há demonstração do poder e da sabedoria de Deus, assim como descreve a necessidade de pregar a doutrina da expiação.

Portanto, a essência da mensagem se notabiliza em pregar Cristo ressurreto e como prova da ressurreição de Jesus é válido citar que:

O sepulcro estava vazio. A primeira prova da ressurreição do Messias é o sepulcro vazio “mas ao entrar, não acharam o corpo do Senhor Jesus” (Jo 20.1-8). A pedra que estava no sepulcro pesava em média duas toneladas e possuía o selo romano, fato que impedia a qualquer um de tocar na pedra. A pedra foi removida e o sepulcro ficou vazio.

As aparições do Messias. Jesus apareceu a Maria – como consolador; às mulheres – como restaurado da alegria; a Pedro – como restaurador; aos dez discípulos – como doador da paz; aos dois discípulos no caminho para Emaús – como instrutor; aos onze e a Tomé – como confirmador da fé; a Pedro e a João – como interessado nas atividades da vida e; aos quinhentos – como chefia e com autoridade.

Os discípulos foram transformados. Pedro agia por impulso, porém após a ressurreição de Jesus o apóstolo passou a pensar conforme o querer do Espírito Santo. Logo esta é mais uma prova da ressurreição de Jesus.

A mudança do dia de descanso. Na Antiga Aliança o sábado era o dia em que as atividades religiosas eram realizadas, porém com a ressurreição de Jesus os discípulos não mais observaram o sábado como dia santo, mas utilizaram do domingo para as principais celebrações da igreja (At 20.7).

A existência da igreja. A igreja existe não por ser uma organização perfeita, mas porque Jesus ressuscitou dos mortos. O trabalho do Senhor Jesus continua a ser realizado na terra, sendo que esta atividade nos dias atuais é desenvolvida pela igreja, portanto porque Jesus vive a igreja continua.

III – EFEITOS DA MENSAGEM DA CRUZ

Para o crente transformado pelo o Senhor a mensagem da cruz produz os seguintes efeitos:

Ø Vida no poder de Deus.

Ø Vida de humildade.

Ø Vida de dependência do Espírito Santo.

Logo, a salvação permite compreender que o cristão é nova criatura e está de acordo com a vontade de Deus. A mensagem da cruz é poder de Deus para salvação de todos aqueles que crerem.

Referências

CABRAL, Elienai. O apóstolo Paulo: lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

2 comentários:

  1. Olá, boa noite!
    Graça e paz meu irmão!
    Sou professora da EBD e suas postagens colaboram bastante para que eu possa dar uma aula mais dinâmica, atrativa, enfim.
    Que Deus possa continuar ti inspirando e fortalecendo, para através de vc outros conheçam a Deus com profundidade.
    Amém!

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor.
    Gratidão!
    Muito feliz por contribuir com suas aulas e com o seu ministério. Que Deus continue te usando com autoridade e unção nas ministrações das aulas. Ore por nós e comprometo orar por você e seu ministério.

    ResponderExcluir