Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 9 de outubro de 2021

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – Lições Bíblicas Jovens – SINAIS DA SEGUNDA VINDA DE JESUS CRISTO

 SINAIS DA SEGUNDA VINDA DE JESUS CRISTO

Conforme a Síntese:

Ninguém sabe o dia em que se dará o Arrebatamento da Igreja. Esse dia não pode ser marcado, mas há consideráveis sinais que mostram a proximidade do Dia do Senhor.

Com base na descrição acima da verdade prática, conclui-se que:

ü    O dia do arrebatamento da Igreja não é notório.

ü    O dia do arrebatamento da Igreja não poderá ser marcado.

ü    Porém, há sinais consideráveis que mostram a proximidade do dia do arrebatamento da Igreja.

A presente lição tem como objetivos:

Apresentar alguns dos sinais da volta de Jesus Cristo;

Evidenciar mais alguns sinais da volta de Jesus Cristo;

E, Compreender o que o Senhor Jesus Cristo ensinou a respeito da vigilância.

Palavras-chaves para compreensão da lição: Sinais e vigilância.

Sinais. Os sinais que antecedem o arrebatamento da igreja são divididos de forma didática em duas partes. A primeira parte corresponde com sinais nos céus e a segunda com sinais na terra.

1- Sinais nos céus. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas (Lc 21.25). A lua desviou da órbita em cerca de vinte quilômetros, logo, a mudança na órbita define sinais presentes nesta obra criada. Para Dr. Crommeli, “algumas influências desconhecidas estão agindo sobre a lua, e não temos a menor ideia do que sejam” (apud BANCROFT, 2006, p. 330).

Sobre as estrelas assim descreve Bancroft:

[...] em 1918, uma nova estrela de primeira grandeza foi descoberta por diversos olhos ao mesmo tempo, e imediatamente foi verificada pelo observatório de Greenwich.

Outras descobertas importantes no céu têm seguido em ordem e com suficiente frequência para trazer o mundo ciente dos sinais nas estrelas, que aumentarão, apontando a vinda de Cristo e o fim da dispensação (2006, p. 330).

2- Sinais na terra. Sinais que estão divididos em: naturais, políticos, tecnológicos e espirituais. Os sinais naturais se cumprem na natureza física e na humana. Na física haverá terremotos (Mt 24.7) e na humana haverá pestilência (Mt 24.7).

Os sinais na política serão notáveis nos acordos entre as nações (Dn 2.7) e nas guerras existenciais entre os povos (Mt 24.7).

Já os tecnológicos (Dn 12.4; Na 2.4) se define com o aumento dos transportes, tanto nacionais como internacionais, nada é senão verdadeiramente fenomenal, quer visto em relação aos indivíduos que participam dos mesmos, quer aos meios e métodos empregados (BANCROFT, 2006, p. 331).

Por fim, os espirituais se tornarão notórios com o aumento da iniquidade (Mt 24.12), logo haverá a apostasias (1 Tm 4.1).

Vigilância. A vigilância está diretamente relacionada com os cuidados próprios para com a vida espiritual, assim como para com a vinda do Senhor Jesus. No que corresponde com a vida espiritual é necessário que o cristão venha dedica-se a cada dia ao Senhor, já no que corresponde à vinda de Jesus é necessário que os cristãos estejam atentos para com os sinais.

Sinais que se cumprirão na Igreja, nos céus e na terra. É necessário que os cristãos vigiem no que corresponde à apostasia que é um sinal que demonstra que Jesus breve virá.

A apostasia é tipo o adultério, porém espiritual, ou seja, é traição a Deus. E assim escreveu Lima:

Apostasia (gr. apostasia) significa desvio, afastamento, abandono. Tem o sentido também de revolta, rebelião, no sentido religioso. Numa definição clara, apostasia quer dizer abandono da fé [...] Apostasia, no original do Novo Testamento, vem do verbo aphistemi, com o sentido de rejeitar uma posição anterior, aderindo a posição diferente e contraditória à primeira fé, repelindo-a em favor de nova crença (2015, p. 23).

A apostasia é o abandono premeditado da fé. E conforme os ensinos bíblicos é um tipo de adultério espiritual. No contexto ministerial há líderes que se apostataram da fé, abraçando posições que outrora eram rejeitas pelo mesmo. Porém, o maior problema causado por tal atitude se refere ao desvio de uma comunidade. Líderes que mudam suas concepções erroneamente levam consigo inúmeras pessoas. E pelo o passar do tempo percebe o fracasso espiritual de inúmeras famílias. Logo, é necessário que o cristão seja vigilante para não cair em tentação.

Referência:

BANCROFT, Emery H. Teologia Elementar: doutrina e conservadora. São Paulo: Editora Batista Regular, 2006.

LIMA, Elinaldo Renovato de. O Final de todas as coisas: esperança e glória para os salvos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário