Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 16 de outubro de 2021

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – Lições Bíblicas Jovens – O ARREBATAMENTO DA IGREJA

 O ARREBATAMENTO DA IGREJA

Conforme a Síntese:

O Arrebatamento da Igreja será tão repentino que não haverá chance para arrependimento ou preparo de última hora.

Com base na descrição acima da verdade prática, conclui-se que:

ü    O arrebatamento será repentino.

ü    O arrebatamento não tem aos olhos dos homens uma data definida.

ü    É necessário que o cristão ande vigilante.

A presente lição tem como objetivos:

Explicar o que e quando se dará o arrebatamento;

Evidenciar que o arrebatamento da Igreja é para os crentes;

E, Compreender que precisamos aguardar o arrebatamento da Igreja com vigilância.

Palavras-chave para compreensão da lição: segunda vinda de Cristo e arrebatamento.

1- Segunda vinda de Cristo. A segunda vinda de Jesus ocorrerá em duas fases que são compreendidas da seguinte maneira:

1.1- A primeira fase. Será nos ares com o objetivo arrebatar a igreja (1 Ts 4.16,17). Não será visível a todos.

1.2- A segunda fase. Juntamente com os santos Jesus virá a terra para reinar por mil anos. Esta vinda será visível a todos (Mt 24.26,27).

Soares complementa com a seguinte explicação:

Semelhantemente, quando for cumprir a promessa de voltar a este mundo, fá-lo-á em duas fases: a primeira em oculto para o mundo, num piscar de olhos, ante o ressoar da última trombeta, e a outra, sete anos depois, publicamente, em glória, quando todo o olho o verá. Ambos os eventos de manifestação do poder de Deus serão marcantes para o mundo e trarão surpresas aos que habitam na Terra. Serão intervenções incisivas divinas no curso da história, que alterarão drasticamente as condições da vida (2021, p. 33).

2- Arrebatamento. O mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro (1 Ts 4.16).

Sobre a ressurreição é válido descrever que biblicamente há três tipos específicos que são: ressurreição de mortos, ressurreição dentre os mortos e ressurreição dos mortos.

2.1- Ressurreição de mortos. É o tipo de ressurreição que abrange todos aqueles que por milagre divino tiveram suas vidas restabelecidas. Os exemplos são: o filho da viúva de Sarepta (1 Rs 17.21-22), o filho da Sunamita (2 Rs 4.34,35), o homem que tocou os ossos de Eliseu (2 Rs 13.43,44), o filho da viúva de Naim (Lc 7.11-17), a filha de Jairo ( Mc 5. 40-42), Lázaro (Jo 11.43,44), Tabita (At 9.40,41) e o jovem Êutico (At 20.9-12).

2.2- Ressurreição dentre os mortos. Neste segundo tipo de ressurreição encontra pela ordem a ressurreição do Senhor Jesus (1 Co 15.23), os que ressuscitarão no momento do arrebatamento da igreja (1 Co 15.23,24), as duas testemunhas (Ap 11.11,12) e a ressurreição dos mártires da grande tribulação (Ap 20.4).

2.3- Ressurreição dos mortos. É o tipo de ressurreição que abrange a todos aqueles que morreram em seus delitos e pecados, ou seja, é a ressurreição geral (Jo 5.29).

2.4- O instante do arrebatamento. Alarido significa grande barulho. No texto corresponde ao fato da ressurreição dentre os mortos que ocorrerá no momento do arrebatamento. Voz de arcanjo indica que israelitas convertidos ao Senhor Jesus serão também arrebatados para estarem com Cristo Jesus. Já a trombeta de Deus corresponde com a participação daqueles que estiverem vivos no momento do arrebatamento da igreja.

O arrebatamento será no abrir e fechar de olhos e tem como propósitos: a ressurreição dentre os mortos (1 Co 15.22,23), a transformação dos vivos (1 Co 15.51,52), o arrebatamento dos fiéis e a apresentação da igreja a Cristo na qualidade de esposa (Ap 19.7-9).

Referência

SOARES, Reynaldo O. Martins. Jesus Cristo voltará: fé e perseverança para o glorioso dia com o Senhor da Igreja. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário